Carreira

Ξ 6 comentários

Preparado para mudanças?

publicado por Alex Silva

Mudar é algo que muita gente não gosta, acredito que seja até uma ação natural do ser humano esta rejeição a mudanças, porém mudar faz parte da vida e está constantemente presente em nosso dia-a-dia, alguns significados desta palavra são: transformar ou variar.

“Mudar não é uma escolha, é uma obrigação.” A afirmativa é do Dr. Nelson Spritzer, reconhecido especialista em Programação Neurolinguística no Brasil. De acordo com ele, todos nós mudamos com muita frequência. Mas essa não é uma tarefa fácil. “Se mudamos por vontade própria, fazemos mudanças muito interessantes, criativas, realizadoras e gratificantes. Mas se mudamos por forças das condições, certamente estaremos mudando com sofrimento e perdas”, afirma.

O mundo esta em constante mudança e não é diferente no mercado de trabalho ainda mais em TI, por exemplo; estamos acostumados num ritmo de trabalho ou padrão estabelecido, no entanto quando a empresa sofre alterações no comando, certamente em alguns casos haverá mudanças bruscas na forma de trabalhar e até nos padrões estabelecidos. E é justamente aí que muita gente resiste e cria dificuldades para ela mesma e não para a empresa como pensam. Mas como lidar com as mudanças?

Veja algumas dicas sobre como agir diante de um cenário de mudanças:

  1. Seja persistente e inteligente; mesmo os mais sortudos precisam batalhar em busca dos seus ideais, não tenha medo de lutar e faça o possível para atingir as metas que você projetou. Tente entender qual a metodologia de trabalho do novo gestor bem como a política da empresa e adeque-se a ela.
  2. Tenha sempre um plano B; esteja sempre preparado para mudanças bruscas e repentinas na sua carreira, na empresa e consequentemente na vida e estar preparado é não esperar o seu gestor informar que adotarão novas tecnologias por exemplo, achando que é simplesmente uma obrigação da empresa de bancar o treinamento (aqui pode haver discórdias), mas a meu ver, estar um passo a frente é me apresentar apto quanto ao uso desta tecnologia adotada pela empresa, isto é aproveitar a situação me apresentando como alternativa demonstrando assim que estou aberto a novas oportunidades, pois quem se fecha para mudanças se fecha para a vida e prejudica a si mesmo, além de desperdiçar oportunidades, e sinceramente oportunidades em alguns casos são como cometas que atravessam o céu ou como o eclipse do sol, algo raro de se ver.
  3. Seja apaixonado pelo que você faz; a vida é muito curta para você gastar fazendo o que não gosta e não gostar do que se faz dificulta ainda mais a aceitação de mudanças.  Considere pessoas que absolutamente amam o que fazem e os tenha como exemplo, se este não é o seu caso, analise seriamente a possibilidade de mudar de carreira ou repensá-la, pois fazendo o que gosta você certamente alcançará a felicidade, que é o melhor da vida.

A mudança em princípio pode até parecer algo desagradável, mas tire proveito dela procurando adaptar-se, pois certamente você terá que enfrentar muitas mudanças ao longo da vida, como meu pai sempre diz; “na vida as coisas funcionam assim: se te derem um limão, faça limonada se for laranja faça laranjada, ache uma forma de extrair coisas boas para você com aquilo que te derem ou simplesmente quando o cenário mudar, pois felizmente ou infelizmente o mundo é assim desde o princípio.” Para alguns pode não ser bem assim, mas desde que recebi este conselho que me foi dado justamente num cenário de mudança abrupta em minha carreira, percebi que me saí bem melhor diante das mudanças que já enfrentei. E você o que acha das mudanças?

Autor

Certificado Microsoft e com experiência de mais de 14 anos na área de TI como Consultor de Infraestrutura, atuando em Projetos que envolvem Tecnologia Microsoft (Windows Server NT, 2000, 2003, 2008 e 2012, Exchange e Hyper-v). Meu Perfil no Linkedin: Linkedin , Meu Perfil no Microsoft TechNet: Microsoft TechNet e Siga-me no Twitter @alexsilva2012

Alex Silva

Comentários

6 Comments

  • Sabe deve ser realmente frustrante, passar a vida fazendo a mesma coisa e pensar que no fim dela o individuo não fez o que deixaria ele feliz. Tenho um belo exemplo de como a mudança é necessário. Meu pai hoje aposentado, já teve diversas profissões entre elas; fotográfo, segurança, eletricista, instrumentista, investigador particular… Quando ele quis mudar ele mudou, e quando a vida forçou ele a fazer isso…ele não teve problemas. Hoje considero que ele aposentado não conseguiu fazer tudo que quis mas em parte ele realizou algo que muitas pessoas não tem a coragem de assumir. Devemos as vezes dizer não para os outros e sim para nós mesmos!

    • Olá Uzzum,
      Muito obrigado por seu comentário, realmente é preciso saber como enfrentar as mudanças e estar preparado para elas.

      Abraços

  • Olá querido muito interresante esse seu novo artigo.

    Parabéns!

    Estou muito orgulhosa de você.

    Beijos de sua esposa

    • Muito obrigado minha querida,

      Você é a razão do meu sucesso e crescimento profissional.

      Beijos

  • uma dica é sempre bem vinda

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes