Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Tecnologia na Copa será apenas na linha do gol

publicado por Mariano Gordinho

Tecnologia na Copa será apenas na linha do golUma notícia no site da FIFA chama atenção: Mundial no Brasil será o primeiro na história a oferecer tecnologia na linha do gol. O Programa de Qualidade da FIFA está trabalhando na instalação do sistema em cada um dos 12 estádios da competição, e seu funcionamento será a principal tarefa de agora até o início do torneio.

Mas para nós, que atuamos no mercado de TI, essa informação traz outra mensagem: A única tecnologia na copa que estará devidamente pronta será aquela que treme no braço do árbitro se a bola entrar na meta do goleiro.

Com o anúncio do maior torneio de seleções para o país, muito foi visionado para a infraestrutura tecnológica das cidades: câmeras de segurança de alta definição, cabeamento estruturado, tecnologia wireless, sinais 3G e 4G de qualidade.

Mas tudo o que se vê é a preocupação, e tudo ainda nebuloso, para dentro dos estádios. O projeto do Mineirão, por exemplo, abrange vigilância por câmeras, iluminação, sonorização, acesso, refrigeração, detecção e alarme de incêndio, conexão, circuito fechado de TV, telão, entre outros itens.

Enquanto isso, Porto Alegre vive a tensão das estruturas complementares próximas ao estádio exigidas pela FIFA. Governo, prefeitura e clube empurram de um lado para o outro a responsabilidade de quem arca com os investimentos, e por conta disso, a capital gaúcha correu riscos de ser excluída do torneio.

Entre as estruturas tecnológicas complementares necessárias para a realização da Copa do Mundo estão infraestruturas de rede e serviços de telecomunicações, dispositivos como raio-x, entre outros.

Observando os entraves acima, concordo com o presidente da ALETI que disse que o tratamento de TI foi comparado ao tratamento dispensado aos móveis e decoração dos estádios e demais locais envolvidos na Copa, onde somente depois de todas as obras civis prontas e inauguradas é que esses gastos são autorizados, e a entrega se dá em curto prazo, impedindo qualquer desenvolvimento correto e domínio da tecnologia.

[Crédito da Imagem: Tecnologia na Copa – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Mariano Gordinho, Presidente da ABRADISTI

Mariano Gordinho

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes