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Content Marketing pode ser mais eficaz do que estratégias de SEO

publicado por Juliana Azuma

Content Marketing pode ser mais eficaz do que estratégias de SEOContent Marketing ou Marketing de Conteúdo está em alta: a prática consiste em produzir e compartilhar material relevante, com objetivo de atrair um público específico, principalmente utilizando-se de estratégias de SEO (Search Engine Optimization). Se as ferramentas de busca já foram um diferencial, hoje são um item básico. O desafio, agora, é procurar uma maneira de implementar estratégias efetivas de conteúdo. Para isso, é fundamental não só focar nos algoritmos do Google, mas também priorizar a qualidade da informação para o leitor final.

Em primeiro lugar, é importante entregar com facilidade as informações que o usuário procura em seu website. Conhecer e entender o público-alvo é uma premissa para qualquer empresa, e uma das maneiras de descobrir os assuntos do interesse do internauta é por meio das buscas realizadas no próprio site.

“Investir em conteúdo de qualidade aprimora a experiência de usuário, promove engajamento e aumenta a relevância”

A apresentação prende o leitor, por isso a aposta em uma linguagem atraente e exclusiva é ponto positivo. Também é importante atentar para o tamanho de texto. A objetividade é fundamental, no entanto materiais longos, desde que relevantes, também são lidos e funcionam bem junto ao Google.

Em blogs e redes sociais o objetivo é produzir conteúdo que promova o engajamento, em que empresa e usuários discutem acerca dos temas ou esclarecem dúvidas. Textos puramente vendedores são mal vistos e devem ser evitados. Um passo adiante é construir uma rede com os seguidores e também com os outros agentes importantes para o mercado, como formadores de opinião – blogueiros – e até concorrentes, para trocas de informações.

Acredite, embora mais trabalhoso ou com maior investimento, o marketing baseado em conteúdo de qualidade pode ser mais eficaz para atrair público e se tornar relevante do que qualquer texto disfarçado de informativo publicado apenas “para ser encontrado”.

[Crédito da Imagem: Content Marketing – ShutterStock]

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Autor

Juliana Azuma é superintendente de Marketing Services da Serasa Experian e Experian América Latina e responsável pela Virtual Target

Juliana Azuma

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