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Seis passos para otimizar o gerenciamento de fraude durante os picos de pagamentos

publicado por Erika Dietrich

Figura - Seis passos para otimizar o gerenciamento de fraude durante os picos de pagamentosUma estratégia de gerenciamento de fraudes bem pensada e planejada pode aumentar a receita em mais de 20%. Portanto, com a chegada da temporada de compras – incluindo os dias de pico para pagamentos, como a Black Friday e a Cyber Monday, por exemplo – é preciso que os comerciantes considerem os seguintes passos para maximizar os bons resultados:

  1. Revise e prepare sistemas
    Implemente estratégias automáticas de risco, já que isso ajuda a reduzir tanto a revisão manual de preços como custos com operações caras na central de atendimento ou a demanda de recursos internos. Além disso, utilize indicadores precoce de alerta – o acesso a alertas, tanto quanto relato de fraudes de adquirentes, ajuda os comerciantes a diminuir a exposição e amenizar as perdas o mais rápido possível quando se sofre um ataque.
  2. Encontre pontos fracos
    Compreenda as armadilhas antes dos dias com picos de venda e costure estratégias para assegurar que erros não se repitam. Por exemplo, se a fraude na entrega é um problema antigo, identifique os códigos postais que precisam de revisão das tarifas e reoriente as revisões e os recursos das áreas que apresentam menos riscos. Considere também tudo que possa ter mudado desde o último período de pico de vendas. Quais mudanças foram feitas às linhas de produto, canais de descontos, métodos de pagamento disponíveis e opções de entrega? As novas mudanças estão protegidas com estratégias e regras específicas para fraudes?
  3. Considere a experiência do consumidor e reduza o atrito para os clientes recorrentes
    Os consumidores compram por meio de diversos canais, então é importante reconhecer e habilitar os clientes fiéis, independente do dispositivo ou do canal de compra utilizados. Use o perfil e o tempo do consumidor durante seu cadastro para manter sua boa experiência e garantir boas transações – enquanto ainda vigia os métodos populares de ataque.
  4. Entenda as tendências e aprenda com as revisões manuais
    Analise e monitore pontos fraudulentos e tendências. Compreenda quais cartões, IPs e endereços de e-mail apresentam os maiores riscos e garanta que eles caiam nos alertas e nas armadilhas de prevenção. Boa segurança requer que pessoas, tecnologias e processos trabalhem juntos na aplicação da segurança enquanto os fraudadores exploram qualquer tipo de fraqueza. Uma das recomendações é colocar uma pessoa para olhar atentamente os dados e riscos, incluindo decisões, performances individuais, regras, volumes e KPIs (Indicadores de desempenho). Revisões manuais (autenticação e verificação dos donos de cartões de crédito e débito) ainda são importantes e auxiliam na boa execução de uma estratégia antifraude – o que pode interferir, inclusive, na tomada de decisão. Também é importante estar atento às outras partes do processo de pagamento que podem desencadear declínios.
  5. Tenha uma comunicação multifuncional 
    Trabalhar próximo à TI, finanças, serviços ao consumidor e marketing, ajuda a construir uma imagem prévia do que pode ocorrer e a informar decisões que serão tomadas futuramente. Em particular, entenda champanhas e promoções chave. O time de marketing está planejando algo que possa oferecer oportunidades aos fraudadores? Recolha informação e aumente os avisos para problemas potenciais. Ofereça soluções informadas por monitoramento de fraudes, análises e relatórios.
  6. Continue com o monitoramento e atualização de informações
    Use as ferramentas de Business Intelligence e monitoramento em tempo real para ajudar a tomar decisões instantâneas e para oferecer respostas rápidas. Aproveite o acesso rápido à inteligência de fraude para informar mudanças de regras em tempo real.

Ao trabalhar com analistas de risco experientes para revisar e refinar a estratégia de fraude e discutir os conjuntos de regras sobre o tema, comerciantes estarão na melhor posição para entregar uma experiência de compra segura e satisfatória para os consumidores durante a temporada de compras sem nenhuma interrupção nos negócios.

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Autor

Erika Dietrich, Diretora de Gerenciamento de Riscos de Pagamento da ACI Worldwide

Erika Dietrich

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