TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Aceleradora x Incubadora

publicado por Marcos Mueller

Figura - Aceleradora x IncubadoraApesar de compartilharem o mesmo objetivo de ajudar startups a obter sucesso, aceleradoras e incubadoras têm diferenças que costumam confundir empreendedores de primeira viagem. Antes de buscar uma iniciativa com potencial de alavancar sua ideia inovadora, é importante  entender o que cada uma delas é capaz de fazer por seu projeto, para então definir qual é a opção mais indicada para o estágio em que seu negócio se encontra.

Um dos grandes diferenciais entre aceleradoras e incubadoras está no modelo das startups participantes: enquanto as aceleradoras buscam impulsionar o crescimento de empresas já existentes, as incubadoras têm foco em apoiar ideias inovadoras em estágio inicial, com potencial de se tornarem grandes negócios.

A estrutura proporcionada é um dos principais fatores que as diferenciam. Geralmente, aceleradoras disponibilizam um período definido de aceleração, junto a mentores e especialistas. Para serem aceleradas, as startups passam por um processo seletivo, que verifica o potencial do projeto de acordo com determinados critérios, como negócio, mercado e equipe.

As startups, normalmente, são selecionadas em turmas e recebem investimento inicial e uma extensa quantidade de benefícios, entre acompanhamentos, consultorias e espaço compartilhado de trabalho. Apesar do investimento ser um grande atrativo, tipicamente os maiores benefícios considerados pelas startups aceleradas é o acesso ao mercado, a proximidade com players estratégicos e o contato com mentores, que ajudam a encurtar o ciclo de evolução dos negócios.

Diferente das aceleradoras, as incubadoras atuam com foco na inovação dos projetos e não em seu estágio de desenvolvimento. Um de seus propósitos é ajudar empresas iniciantes a conseguir sobreviver aos primeiros anos, considerados os mais desafiadores para projetos inovadores. Para terem seu projeto incubado, as startups geralmente precisam passar por um processo burocrático de seleção, durante o qual devem demonstrar o potencial de viabilidade de seu negócio.

Processos de aceleração e incubação podem ser aplicados em qualquer estágio de desenvolvimento de uma startup, da ideia à inserção no mercado. O importante é adequar as necessidades do projeto aos benefícios oferecidos, refletindo sobre o que é mais interessante para o momento em que seu negócio se encontra.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Marcos Mueller, coordenador do Darwin Starter

Marcos Mueller

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.