Gestão

Ξ Leave a comment

Estudo global: líderes empresariais admitem: “Ainda não estamos prontos para o futuro”

posted by EMC Corporation

Figura - Estudo global: líderes empresariais admitem: “Ainda não estamos prontos para o futuro” Seja trabalhando, mantendo a forma, estudando, nos divertindo, fazendo compras on-line ou assistindo à TV, estamos criando novas demandas digitais às empresas com as quais lidamos. Um novo estudo, The Information Generation: Transforming The Future, explora o impacto de uma crescente comunidade global de cidadãos digitais. Essas pessoas estão sempre conectadas, envolvidas em atividades on-line e têm, nas pontas dos dedos, informações do mundo inteiro. Elas também veem o mundo de maneira muito diferente. Baseado em informações de 3.600 líderes empresariais, entre diretores e executivos de 18 países, o estudo revela novas expectativas das pessoas e identifica os atributos fundamentais para uma organização competir com êxito e prosperar neste novo cenário.

Como esperado, a quase totalidade dos líderes empresariais pesquisados (96%) acredita que as novas tecnologias mudaram definitivamente as regras dos negócios. Além disso, 93% relatam que os recentes avanços tecnológicos estão redefinindo as expectativas do cliente, e quase todos dizem que isso se acelerará na próxima década. As expectativas do consumidor mais mencionadas são: acesso mais rápido aos serviços, acesso e conectividade 24 horas por dia, 7 dias por semana, “seja onde for”, acesso a mais dispositivos e uma experiência personalizada mais exclusiva.

O objetivo a redefinir: atributos de negócios fundamentais para o futuro

Devido às novas demandas orientadas pela Geração da informação, as empresas concordam em que essa transformação é essencial. Os líderes empresariais identificaram cinco atributos cruciais para uma empresa surpreender – e não ser surpreendida – e todos eles estão ligados à informação:

  1. Reconhecer bem cedo novas oportunidades no mercado
  2. Demonstrar transparência e confiabilidade
  3. Inovar com agilidade
  4. Oferecer experiências personalizadas e exclusivas
  5. Funcionar em tempo real

Embora os líderes empresariais concordem em que esses atributos têm alta prioridade, eles admitem que muito poucos lidam com esses atributos muito bem e em toda a empresa. Apenas 12% conseguem perceber novas oportunidades, 9% inovam com agilidade, 14% demonstram transparência e confiabilidade e 11% oferecem experiência personalizada ou funcionam em tempo real (12%) – e o fazem bem e em toda a empresa.

Além disso, por volta de 2020 mais de 7 bilhões de pessoas em no mínimo 30 bilhões de dispositivos terão criado 44 zettabytes de dados (ou 44 trilhões de gigabytes), segundo a Gartner e a IDC, respectivamente. Isso está levando rapidamente a um mundo em que quase todo elemento da vida estará ligado a dados. Embora as empresas saibam que podem lucrar com esses dados, 49% delas admitem não saber como. Isso inclui:

  • Mesmo com 70% dizendo que podem obter informações com esses dados, apenas 30% são capazes de lidar com elas em tempo real;
  • 52% admitem que não usam os dados com eficiência ou estão soterrados pela avalanche de informações;
  • Somente 24% se consideram “muito bons” em transformar os dados em informações e ideias úteis;

Enquanto as empresas se alinham e se preparam para atender à evolução das expectativas dos clientes, o mundo está evoluindo em um ritmo igualmente rápido. O Institute For The Future previu grandes e importantes mudanças na forma de a tecnologia continuar a transformar o mundo por volta de 2024. Há claros sinais de um movimento na direção de um mundo no qual praticamente todo elemento da vida estará ligado a dados. As pessoas e as corporações venderão, doarão e negociarão informações em negociações abertas. Objetos inanimados ganharão vida à nossa volta, tornando-se mais alertas, responsivos e conectados. A tomada de decisões será aperfeiçoada pela inteligência artificial de um modo nunca visto. As informações serão comunicadas e absorvidas por vários sentidos humanos. Com novas ferramentas, os consumidores serão capazes de controlar melhor sua privacidade. Nessa nova ordem mundial, o valor se deslocará dos produtos e serviços para as informações que eles geram.

“Os consumidores estão exigindo mais das organizações com as quais interagem”, diz David Goulden, CEO da EMC Information Infrastructure. “Os negócios ‘nascidos na nuvem’ já estão promovendo esta nova forma de viver, e os negócios mais antigos precisam repensar e criar formas de transformação e adaptação para atender às expectativas desses novos consumidores. No caso dos que estão se redefinindo para participar deste novo mundo, a transformação precisa ser focada, objetiva e integral.”

“Nossa missão é fornecer uma previsão prática de um mundo que está passando por uma rápida mudança – e ajudar a transformar ideias em ação”, diz Rachel Maguire, Diretora de Pesquisa do Institute for the Future. “É essencial explorar sistematicamente as implicações de longo prazo de uma era em que a informação está no centro de tudo o que fazemos, recondicionando-nos continuamente de modos que sequer imaginamos. Em todo o mundo, as organizações com mais capacidade de lidar com as informações – se já estiverem prontas – liderarão uma das transformações mais significativas da História.”

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo Institute for the Future e pela Vanson Bourne, a pedido da EMC. A Vanson Bourne entrevistou 3.600 líderes empresariais em 18 países, abrangendo empresas de grande e médio porte em nove setores para determinar os principais fundamentos empresariais exigidos para ter sucesso hoje e ao longo da próxima década. O Institute for the Future dirigiu a criação do estudo para identificar e prever os fundamentos e as mudanças no novo mundo digital. Os fundamentos e os questionários da pesquisa baseiam-se em workshops e entrevistas aprofundadas com mais de 40 influentes tomadores de decisão de todo o mundo e especialistas de vários setores, com uma combinação de líderes acadêmicos, setoriais, de organizações sem fins lucrativos e de grandes instituições de pesquisa e consultoria.

[Crédito da Imagem: Líderes Empresariais – ShutterStock]

Mais sobre a empresa

A EMC Corporation (NYSE:EMC) é líder global na capacitação de provedores de serviços e empresas em geral no sentido de transformar suas operações e oferecer TI como serviço. A computação em nuvem é essencial para esta transformação. Com produtos e serviços inovadores, a EMC acelera a jornada rumo à computação em nuvem, ajudando os departamentos de TI a armazenar, gerenciar, proteger e analisar seu bem mais valioso — a informação — com mais rapidez, confiabilidade e economia. Mais informações sobre a EMC podem ser encontradas em brazil.EMC.com.

EMC Corporation

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes