EventosTecnologia

Ξ Leave a comment

Ericsson apresenta ponto de ônibus conectado na Futurecom 2015

posted by Augusto Vespermann

Figura - Ericsson apresenta ponto de ônibus conectado na Futurecom 2015

  • Ponto de ônibus conectado incorpora small cells com redes 3G, LTE ou Wi-Fi, oferecendo uma fonte adicional de receita às empresas de transporte público
  • Plataforma também apoia os usuários com informações em tempo real sobre as rotas dos ônibus, mapas interativos, notícias locais e informações turísticas
  • Outras iniciativas, como small cells e solução de trânsito conectada na nuvem também serão demonstradas

Na Futurecom, o maior evento de TIC da América Latina, a Ericsson (NASDAQ: ERIC) demonstrará um conceito de ponto de ônibus conectado que incorpora small cells 3G, LTE ou Wi-Fi. A infraestrutura de small cells dos pontos de ônibus conectados fornecerá uma fonte adicional de receita às empresas de transporte público, já que ela pode ser alugada para operadoras de telecomunicações como uma forma de intensificar suas redes. Além dos usos convencionais da banda larga móvel, os pontos conectados ajudarão muito os usuários.

Com o conceito de mobilidade como serviço disponível no ponto de ônibus, os usuários podem escolher facilmente a melhor maneira de viajar – de ônibus, metrô ou a pé – com base em informações em tempo real. Os cidadãos obtêm um transporte atraente, conveniente e acessível, independentemente da operadora de transporte ou do modo; a cidade recebe um facilitador para serviços de transporte sustentáveis, escalonáveis e gerenciáveis.

No estudo “Passageiros Esperam Por Mais” do ConsumerLab, área da Ericsson que há 20 anos estuda o comportamento dos usuários, 60% dos passageiros no Brasil não usam o ônibus com mais frequência como seu meio de transporte preferido devido a atrasos. Com o ponto de ônibus conectado, os cidadãos estariam cientes de atrasos, para fazer a redução do tempo de espera e o aumento da produtividade.

Em ambientes urbanos densos, como shoppings e escritórios, a capacidade das redes móveis são sempre estendidas ao limite e muitas não conseguem oferecer velocidades de downlink altas e consistentes. O ponto de ônibus conectado – baseado no conceito Small cells como Serviço, lançado pela Ericsson em 2014 – alivia este problema criando uma rede de acesso de small cells separada que é integrada às redes de transmissão das operadoras de telecomunicações. A Ericsson oferece a tecnologia e os serviços associados em parceria com as empresas de transporte e operadoras de telecomunicação local.

Jo Arne Lindstad, vice-presidente de Indústria e Sociedade da Ericsson América Latina, diz: “A Ericsson oferece e opera uma infraestrutura de TIC e serviços para estradas, ferrovias e transporte público baseados em nosso portfólio líder de serviços e soluções de telecomunicações. Na Futurecom, demonstraremos os conceitos e as ofertas comerciais com potencial para aprimorar o transporte público tanto para as operadoras quanto para os usuários”.

Além do conceito do ponto de ônibus conectado, a Ericsson também demonstrará:

Smart Cities: na Sociedade Conectada, onde conectividade e tecnologias, como big data, nuvem, redes inteligentes e a Internet das Coisas podem possibilitar as cidades sustentáveis do futuro.

Trânsito Conectado na Nuvem: combina dados em tempo real a partir de carros conectados com outras fontes para dar às autoridades de tráfego um quadro mais completo e retornar as informações aos condutores e veículos.

Sistema de Nuvem da Ericsson: o Ericsson HDS 8000 proporciona um centro de dados completo e uma plataforma de nuvem com base no Intel® Rack Scale Architecture.

Kit de Rádio da Ericsson: o novo sistema de rádio da Ericsson é uma abordagem modular para a construção e expansão de redes móveis que introduz uma nova arquitetura de sistema.

Inovação Contínua em Serviços de Campo: a Ericsson busca maneiras de inovar na área de serviços de campo e por isso, está testando e investindo nas mais recentes tecnologias em nome dos clientes, a fim de assegurar a prontidão operacional e entregar despesas operacionais reduzidas.

TV em qualquer lugar: o Ericsson MediaFirst traz a agilidade, a inovação e os benefícios econômicos das modernas tecnologias de nuvem e serviços web para as operadoras de televisão, o que representa um grande avanço na tecnologia de TV.

Bebedouro Grundfos: solução global que aborda alguns dos principais desafios do fornecimento de água potável no mundo em desenvolvimento.

M-commerce: enviar, gastar e receber dinheiro com um telefone celular está se tornando rapidamente uma parte essencial da vida de bilhões de pessoas.

A Ericsson também participará de discussões sobre o setor de telecom nos seguintes painéis:

Terça-feira, 27/10

11:00 – Premium Keynote Address
Mikael Backstrom, vice-presidente global de Vendas de OSS/BSS e TV & Media
Local: Auditório Brasil

11:30 – Painel Premium Internacional: Tendências globais de negócios na indústria de TIC.
Mikael Backstrom, vice-presidente global de Vendas de OSS/BSS e TV & Media,
Local: Auditório Brasil

15:10 – Painel Premium: O Futuro do Setor das Comunicações diante de um Cenário de Profundas Transformações
Eduardo Ricotta, vice- presidente, América Latina & Caribe
Local: Auditório Brasil

17:10 – Painel Premium: O Mundo IoT Impulsionando e Transformando a Sociedade Conectada Gerando Inéditas Oportunidades de Negócios
Jesper Rhode, diretor de Marketing, América Latina & Caribe
Local: Auditório Brasil

17:20 – Aplicações de Tecnologia Transformando a Educação no Brasil
Márcia Goraieb, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade, América Latina & Caribe
Local: Auditório Colômbia

Quarta-feira, 28/10

12:00 – Intelligent Transport Systems
Jo Arne Lindstad, vice-presidente de Indústria e Sociedade, América Latina & Caribe
Local: Auditório Brasil

14:40 – Digital Business: Quais os Desafios e para Onde Caminhamos?
Jesper Rhode, diretor de Marketing, América Latina & Caribe
Local: Auditório Colômbia 

Quinta-feira, 29/10

10:10 – LTE & Fibras Ópticas: Transformações e Impactos nas Redes de Alta DensidadeAndrea Faustino, diretora de redes convergentes,na América Latina & Caribe
Local: Auditório Colômbia

10:50 – Cidades Inteligentes Melhorando a Qualidade de Vida do Cidadão
Alberto Rodrigues, Diretor de Internet das Coisas, América Latina & Caribe
Local: Auditório México

Mais sobre a empresa

Augusto Vespermann é fundador do Portal TI Especialistas, além de fundador e moderador de uma das maiores comunidades de tecnologia do LinkedIn, o TI Especialistas Brasil, com aproximadamente 85.000 membros. Tem experiência de 16 anos na análise desenvolvimento de sistemas web em várias linguagens de programação. Aficcionado por tecnologia e sempre atento às novidades do mercado. Twitter: @augustosvm LinkedIn: Augusto Vespermann

Augusto Vespermann

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes