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Como as pessoas utilizam os aplicativos ao redor do mundo?

posted by Ericsson

Figura - Como as pessoas utilizam os aplicativos ao redor do mundo?

  • 30% do tempo que as pessoas passam utilizando aplicativos em seus smartphones é para se comunicar
  • Aplicativos de comunicação estão “sempre ligados” e dependem muito da banda larga móvel
  • Interesse por aplicativos visuais entre os jovens, como o Snapchat, tem aumentado em relação ao interesse pelo Facebook, por exemplo

A sociedade já está conectada. No mundo todo, o uso de aplicativos está cada vez mais inserido no dia a dia da população, em todas as faixas etárias e níveis sociais. Para entender um pouco mais sobre esse cenário, a Ericsson (NASDAQ:ERIC) preparou o estudo “Comunicação no mundo dos aplicativos”. Elaborado pelo ConsumerLab, área da Ericsson que há mais de 20 anos estuda o comportamento do usuário de internet, o relatório analisa como os usuários interagem com os aplicativos de seus smartphones ao redor do mundo e como pode ser o futuro à medida que a tecnologia evolui.

O material também traz análises das variações culturais com a utilização dos aplicativos e como os vários perfis do comunicador foram surgindo com base na maneira como as pessoas utilizam seus smartphones. O relatório é baseado na análise dos dados medidos diretamente pelos dispositivos. Os dados foram coletados de usuários de smartphones na Índia, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

Apesar de os smartphones terem uma ampla variedade de funções, tais como entretenimento, jogos e câmera, a comunicação continua sendo a principal atividade. Mais de 30% do tempo que as pessoas passam utilizando seus smartphones é para se comunicar por meio de voz, mensagens instantâneas, VoIP (Voz sobre IP, protocolo de Internet), como Skype, correios eletrônicos e redes sociais. Os aplicativos de comunicação dependem muito da utilização de banda larga móvel, devido ao seu status de “sempre ligado”.

André Gualda, especialista do ConsumerLab da Ericsson na América Latina, comenta: “Descobrimos que de 40 a 50% do consumo de dados por aplicativos de comunicação utilizam a banda larga móvel, enquanto a porcentagem correspondente a vídeos é de apenas 20%”.

O relatório também mostra que a cultura e o idioma influenciam os padrões e a adoção dos aplicativos de comunicação. Os usuários de smartphones no Reino Unido e nos Estados Unidos efetuam mais chamadas de voz, enquanto no Japão e na Coreia do Sul, eles preferem enviar mensagens de texto e utilizar aplicativos de comunicação desenvolvidos na região.

Além disso, o interesse pelos aplicativos visuais está aumentando, tais como o Pinterest e o Instagram, que tiveram um crescimento significativo nos últimos doze meses. Da mesma forma, a popularidade crescente do Snapchat mostra que os usuários mais novos preferem os aplicativos visuais com funções de privacidade aprimoradas. Isso representa a queda na utilização do Facebook entre os usuários mais jovens, que não querem que os pais vejam suas publicações.

No relatório, também foram observadas as futuras formas de comunicação, como a comunicação com tecnologia wearable (vestíveis) e com robôs. Em outro estudo realizado em 10 grandes cidades, metade dos usuários de smartphones acreditam que os assistentes inteligentes, com os quais é possível falar para pedir um conselho ou fazer reservas, podem virar uma tendência nos próximos doze meses. Resta saber o quão significativa será essa nova tendência.

 

O Ericsson ConsumerLab obtém seus conhecimentos por meio de um programa de pesquisa do consumidor global baseado em entrevistas com 100.000 pessoas por ano em mais de 40 países e 15 megacidades que, estatisticamente, representam o ponto de vista de 1,1 bilhão de pessoas. São utilizados tanto os métodos qualitativos quanto quantitativos, passando milhares de horas com consumidores de diversas culturas.

[Crédito da Imagem: Aplicativos – ShutterStock]

Mais sobre a empresa

A Ericsson é a impulsionadora da Sociedade Conectada – uma empresa líder em tecnologia da comunicação e serviços. Nosso relacionamento a longo prazo com todas as maiores operadoras no mundo permite que pessoas, negócios e sociedades alcancem seu potencial e criem um futuro mais sustentável. Nossos serviços de softwares e soluções de infraestrutura – especialmente nos setores de mobilidade, banda larga e na nuvem – permitem à indústria de telecomunicações e outros setores a concretizar melhores negócios, aumentar a eficiência, melhorar a experiência do usuário e captar novas oportunidades. Com mais de 110 mil profissionais e clientes em 180 países, combinamos tecnologias em escala global e liderança em serviços. Damos suporte a redes que conectam mais de 2,5 bilhões de assinantes. De todo o tráfego mundial de dados, 40% deles passa pelas redes da Ericsson. Nosso investimento em pesquisa e desenvolvimento garante que nossas soluções – e nossos clientes – estejam sempre na frente. Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2013, a empresa gerou receitas de 227,8 bilhões de coroas suecas (US$ 34,9 bilhões). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York). Na América Latina estamos presentes desde 1896, quando entregamos equipamentos pela primeira vez na Colômbia, e este ano completamos 90 anos de presença no Brasil. No início do século XX, aumentamos nossa presença na região ao firmar acordos na Argentina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em mais de 50 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como duas unidades de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento. A Ericsson é a fornecedora líder do setor de telecomunicações com mais de 40% do mercado na América Latina e mais de 100 contratos de serviços de telecomunicações na região.

Ericsson

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