No último texto falamos a respeito das questões que indicam a terceirização das atividades de Testes de Software. Neste vamos discutir o que é necessário antes de terceirizar estas atividades de Testes de Software.
Terceirização de serviços requer trabalho prévio de organização e preparação. A terceirização de serviços de TI em geral e de Testes de Software em particular não é diferente.
Como a terceirização normalmente é uma decisão da alta direção da organização, comece por organizar a casa com os aspectos de gestão, portanto arregace as mangas e arrume a casa quanto a estes aspectos.
Arrumar a casa implica em ter os objetivos da terceirização bem definidos para estabelecer as metas que irão orientar a gestão da terceirização.
Objetivos e metas precisam ser subsidiadas pelas regras da organização, que são materializadas pelas políticas, metodologias e processos.
A Política de Terceirização de Serviços precisa ser revisada e publicada com regras claras quanto a qualificação e seleção dos prestadores de serviços.
A Política de Qualidade de Sistemas e Software precisa ser revisada e publicada quanto aos indicadores de qualidade que irão nortear as metas para os Testes.
A Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas precisa ser revisada e publicada quanto aos processos que tratam os Testes definindo claramente as evidências de execução do processo, principalmente quanto aos interfaces entre a área de desenvolvimento de sistemas e os prestadores de serviços de testes.
O processo de Administração de Contratos deve contar com contrato específico para serviços de terceirização das atividades de testes, que deve incluir cláusulas de entrega das evidências de execução das atividades e de apuração dos indicadores de qualidade e das metas estabelecidas. Este contrato permite a organização cobrir aspectos administrativos e jurídicos que envolvem a terceirização.
As políticas e a metodologia irão dar bases para a gestão dos serviços de testes quanto ao acompanhamento e gerenciamento dos serviços.
Em artigo anterior elencamos os motivos para terceirizar as atividades de testes. Estes motivos, devem ser transformados em objetivos e desta forma definir também indicadores para a gestão dos serviços, assim se o motivo é:
Aspectos que devem considerados durante a revisão das políticas, metodologia, processos e contratos são:
Gestão de Testes com estabelecimento dos níveis pertinentes de SLA e SLM é a orientação que se deve ser considerada para a atividade, independente de terceirização pontual, ou mais extensa e qualquer que seja o fator motivador.
Em nosso próximo texto vamos falar sobre Qualidade em TI – Quem tem medo da manutenção?
[Crédito da Imagem: Testes – ShutterStock]
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