Redes & Telecom

Ξ Deixe um comentário

Protocolo DHCP: O que é, como funciona e mais

publicado por Luís Montanari

Figura - Protocolo DHCPO protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é uma ferramenta relevante quando se fala em infraestrutura de rede de dados. Trata-se de um meio para os computadores conseguirem um endereço IP automaticamente. O objetivo é automatizar essa configuração do endereçamento das estações de trabalho. Esse termo ganhou mais abrangência nos anos 90 e deu continuidade às funções do antigo BOOTP.

A utilização do protocolo DHCP na sua rede interna é uma maneira de automatizar os serviços de TI e melhorar a infra como um todo. Uma rede bem mapeada pode evitar problemas técnicos lá na frente e ainda proteger os dados mais críticos do seu negócio. Veja agora um pouco da história do DHCP e a sua influência nas arquiteturas de TI da atualidade.

Um pouco sobre a história do protocolo DHCP

O DHCP é um aperfeiçoamento do BOOTP e consiste em uma ferramenta muito utilizada nos sistemas operacionais Unix. Consegue-se configurar rapidamente impressoras e computadores em uma rede compartilhada por meio da associação entre endereços MAC e IP.

O grupo IETF (Internet Engineering Task Force) é um dos grandes responsáveis pela escalabilidade gerada nas arquiteturas de servidores. Esse protocolo tem os seguintes elementos: servidor DHCP, cliente DHCP, escopo e superescopo. Confira, nos próximos parágrafos, o papel e a relevância do DHCP nas empresas.

O papel relevante do protocolo DHCP nas empresas

Nem todo colaborador tem conhecimentos avançados sobre tecnologia. A funcionalidade do DHCP é justamente automatizar a configuração dos endereços IP da sua rede e aumentar a produtividade da TI do seu negócio. Com a proliferação do acesso a internet sem fio, é preciso ficar mais atento às questões sobre segurança de dados, pois podem ocorrer incidentes e ataques de negação de serviços se houver brechas.

Ao se conectar a uma rede sem fio, não há necessidade de configurar parâmetros adicionais nos dispositivos, tendo em vista que o servidor DHCP já fornece os dados sobre endereçamentos IP, máscaras de rede e gateways. Automatizar essas rotinas viabiliza um suporte técnico de TI direcionado às demandas mais críticas e menos reativas.

Os modos de funcionamento do protocolo DHCP

Quando um servidor DHCP recebe uma requisição, são disponibilizados os endereços e as configurações à máquina cliente. É possível operacionalizar de 3 maneiras: automática, dinâmica e manual. No DHCP automático, define-se uma quantidade de IP de uma faixa para uso na rede. Sempre que um computador pede conexão, atribui-se um IP que não está em utilização por outra estação de trabalho.

Já na configuração dinâmica, a conexão do computador com o IP tem um limite de tempo pré-determinado pelo administrador da rede. Independentemente do endereço MAC, designa-se um endereço IP livre. No DHCP manual, alocam-se os IP de acordo com o MAC (Medium Access Control) das placas de rede. Esse caso é para quando as máquinas precisam de um IP fixo.

De modo resumido, configurar o protocolo DHCP envolve os seguintes passos:

  • logar como administrador;
  • procurar os locais de rede na área de trabalho;
  • clicar com o botão direito no ícone dos locais de rede;
  • procurar a opção de propriedades;
  • procurar pela opção de conexão de área local;
  • selecionar o protocolo TCP/IP;
  • procurar a opção de propriedades dentro do protocolo TCP/IP;
  • selecionar a opção para obter um endereço IP automaticamente.

Enfim, estas são as principais informações que você precisa saber sobre o funcionamento do protocolo DHCP. Gostou do artigo? Então, siga a ADDEE SolarWinds MSP no Facebook, LinkedIn e Instagram e fique sempre por dentro das melhores novidades sobre tecnologia.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Líder dos times de Vendas e Marketing da ADDEE e pai de duas lindas meninas. Graduado em Comunicação Social e apaixonado por vendas, política, tecnologia e cervejas. Trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs!

Luís Montanari

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.