Redes & TelecomProtocolo DHCP: O que é, como funciona e mais

Protocolo DHCP: O que é, como funciona e mais

-

Publicidade

Figura - Protocolo DHCPO protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é uma ferramenta relevante quando se fala em infraestrutura de rede de dados. Trata-se de um meio para os computadores conseguirem um endereço IP automaticamente. O objetivo é automatizar essa configuração do endereçamento das estações de trabalho. Esse termo ganhou mais abrangência nos anos 90 e deu continuidade às funções do antigo BOOTP.

A utilização do protocolo DHCP na sua rede interna é uma maneira de automatizar os serviços de TI e melhorar a infra como um todo. Uma rede bem mapeada pode evitar problemas técnicos lá na frente e ainda proteger os dados mais críticos do seu negócio. Veja agora um pouco da história do DHCP e a sua influência nas arquiteturas de TI da atualidade.

Um pouco sobre a história do protocolo DHCP

O DHCP é um aperfeiçoamento do BOOTP e consiste em uma ferramenta muito utilizada nos sistemas operacionais Unix. Consegue-se configurar rapidamente impressoras e computadores em uma rede compartilhada por meio da associação entre endereços MAC e IP.

O grupo IETF (Internet Engineering Task Force) é um dos grandes responsáveis pela escalabilidade gerada nas arquiteturas de servidores. Esse protocolo tem os seguintes elementos: servidor DHCP, cliente DHCP, escopo e superescopo. Confira, nos próximos parágrafos, o papel e a relevância do DHCP nas empresas.

O papel relevante do protocolo DHCP nas empresas

Nem todo colaborador tem conhecimentos avançados sobre tecnologia. A funcionalidade do DHCP é justamente automatizar a configuração dos endereços IP da sua rede e aumentar a produtividade da TI do seu negócio. Com a proliferação do acesso a internet sem fio, é preciso ficar mais atento às questões sobre segurança de dados, pois podem ocorrer incidentes e ataques de negação de serviços se houver brechas.

Ao se conectar a uma rede sem fio, não há necessidade de configurar parâmetros adicionais nos dispositivos, tendo em vista que o servidor DHCP já fornece os dados sobre endereçamentos IP, máscaras de rede e gateways. Automatizar essas rotinas viabiliza um suporte técnico de TI direcionado às demandas mais críticas e menos reativas.

Os modos de funcionamento do protocolo DHCP

Quando um servidor DHCP recebe uma requisição, são disponibilizados os endereços e as configurações à máquina cliente. É possível operacionalizar de 3 maneiras: automática, dinâmica e manual. No DHCP automático, define-se uma quantidade de IP de uma faixa para uso na rede. Sempre que um computador pede conexão, atribui-se um IP que não está em utilização por outra estação de trabalho.

Já na configuração dinâmica, a conexão do computador com o IP tem um limite de tempo pré-determinado pelo administrador da rede. Independentemente do endereço MAC, designa-se um endereço IP livre. No DHCP manual, alocam-se os IP de acordo com o MAC (Medium Access Control) das placas de rede. Esse caso é para quando as máquinas precisam de um IP fixo.

De modo resumido, configurar o protocolo DHCP envolve os seguintes passos:

  • logar como administrador;
  • procurar os locais de rede na área de trabalho;
  • clicar com o botão direito no ícone dos locais de rede;
  • procurar a opção de propriedades;
  • procurar pela opção de conexão de área local;
  • selecionar o protocolo TCP/IP;
  • procurar a opção de propriedades dentro do protocolo TCP/IP;
  • selecionar a opção para obter um endereço IP automaticamente.

Enfim, estas são as principais informações que você precisa saber sobre o funcionamento do protocolo DHCP. Gostou do artigo? Então, siga a ADDEE SolarWinds MSP no Facebook, LinkedIn e Instagram e fique sempre por dentro das melhores novidades sobre tecnologia.

Luís Montanarihttps://mspmarketing.com.br/
Eu sou pai da Helenna e da Cecilia, profissional de Marketing e Empreendedor. Tenho um nome reconhecido no marketing para empresas de TI e MSPs, trazendo comigo mais de 15 anos de experiência em marketing, vendas e gestão, sendo mais de 10 anos dedicados exclusivamente ao mercado MSP.

Latest news

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

Não encontrar o conteúdo certo para a rede social da sua empresa é um problema que está perto de acabar. Acesse e conheça o Plano de Conteúdo!
Publicidade

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação Digital

Inovação e Liderança: Uma Jornada de Transformação DigitalNo ritmo acelerado do mundo de hoje, a combinação de inovação e empreendedorismo é fundamental para profissionais que desejam gerar impacto nas organizações. Ao longo da minha carreira, passei de funções técnicas para posições de liderança, e, nesse caminho, aprendi como a tecnologia pode ser uma força transformadora nos negócios.

Must read

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you