Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

No Cloud Computing, o que será de nós?

publicado por Uilson Souza

Desde que surgiu o termo “Cloud Computing” no mundo, várias opiniões foram dadas. Muitas empresas até já usam desta metodologia em seus serviços e muitos planos acerca do produto já são feitos.

Sempre tratei essa questão com cuidado, pois, a mesma envolve muito mais do que uma mudança significativa no dia-a-dia da TI no mundo. Não é só apenas a maneira de se prestar e receber serviços de que vai mudar e sim muito do nosso estilo de vida como profissionais da área.

Eu sou totalmente a favor e um fã desta nova tendência, mas, alguns pontos devem ser avaliados e cuidados devem ser tomados para que você, gestor e profissional de TI não seja pego de surpresa.

Fico imaginando as coisas daqui a alguns anos e pelo que penso, muito do que vemos hoje no dia a dia irá sofrer mudanças radicais.

Não consigo mais enxergar a pessoa do profissional de infra estrutura dentro de uma grande corporação e sim, empresas ligadas ao Cloud prestando serviços para esta corporação e somente a presença de um Gerente de Contas ou um profissional responsável pelo elo entre cliente e fornecedor.

Imagino uma área de service desk atuando de forma remota, atendendo aos usuários em suas dúvidas básicas. Aqueles chamados mais complexos, no que tange ao equipamento físico serão atendidos por uma pequena equipe de Analistas de Suporte de Campo.

Solicitações mais complexas serão enviadas ao gerente de contas que as levará ao fornecedor e ali sim, profissionais de infra-estrutura, desenvolvimento e processos irão analisar, desenhar e propor o método de implementação.

A gestão de TI fica sendo algo mais genérico e administrado pelo contato direto da empresa com o gerente de contas que, em tese, deverá ter bom entendimento dos processos e da parte técnica para fazer o gestor compreender como determinado projeto será implementado.

Neste novo modelo, qual impacto que teríamos para os profissionais de TI espalhados por várias corporações?

Pela forma como vislumbro o “on-going” desta metodologia, o profissional de TI vai ter que se re-inventar. Nosso método de trabalho será diferente, ou seja, para aqueles que sobreviverem nas corporações.

As vagas em TI em empresas de grande porte irão, praticamente, desaparecer. Alguns profissionais migrarão para outras áreas e outros, terão que, literalmente, colocar o “pé na estrada” em busca de outra oportunidade.

O pólo de oportunidades em TI serão as empresas prestadoras de serviço e, mesmo nelas, vejo menores quantidades de vagas sendo abertas.

Para quem, como eu, atua em infra estrutura, é hora de se aprofundar cada vez mais nas tecnologias voltadas a nuvem e diversificar seu campo de atuação.

Não vai dar pra ser um profissional voltado exclusivamente ao campo técnico. Aprender metodologias de gestão (a boa gestão em TI), entender o core business do cliente e desenvolver as próprias solução de cloud, serão diferenciais que as prestadoras de serviço irão buscar ao selecionar um profissional.

Por outro lado, com a grande adesão de empresas a metodologia cloud, poderemos ter um crescimento na procura por profissionais para atender os variados tipos de serviço de serão implementados. Porém, a especialização e profundo conhecimento em mais que uma área da TI serão pontos essenciais para que você sobreviva nesta nova era que se inicia.

Não vejo também uma adesão tão rápida assim (pelo menos no Brasil) ao modelo de Cloud Computing, visto que, o assunto precisa amadurecer e muitas dúvidas ainda precisam de esclarecimento.

O que exponho neste artigo é uma análise pessoal com base nos últimos acontecimentos e tendências.

Posso estar errado e peço a você, leitor, que exponha suas opiniões para que possamos contribuir com o amadurecimento do tema.

Abraços

Uilson

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Formado em Tecnologia em Processamento de Dados pela UNIBAN. Analista de Projetos de TI, atua no design, planejamento e implementação de projetos de tecnologias Microsoft, tais como ISA Server, Forefront TMG, servidores Windows, Windows Clustering e Hyper-V. Também trabalhou como IT Specialist na IBM e como Consultor de TI em empresas como Alcoa, Credicard, Bradesco Seguros, Unilever, Caterpillar e Banco Merril Lynch. Profissional certificado como MCTS em ISA Server, participa do grupo MTAC (Microsoft Technical Audience Contributor), publica artigos técnicos em seu blog no endereço http://uilson76.wordpress.com e também no portal TechNet Wiki (http://social.technet.microsoft.com/wiki) Linkedin: http://www.linkedin.com/in/uilsonsouza Twitter - http://twitter.com/usouzajr

Uilson Souza

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.