CarreiraA importância de não gerar estresse 

A importância de não gerar estresse 

-

Publicidade

A importância de não gerar estresse O mundo corporativo gera muito estresse, no ambiente de TI não é diferente, tudo acontece da mesma forma. Prazos apertados, clientes insatisfeitos, usuários sem treinamento, funcionários desmotivados,  problemas em excesso, são fatores geradores de estresse e quase nada é feito no sentido de amenizar ou humanizar esta situação.

Existe sim a ideia fixa de que  pressionar e cobrar insistentemente a execução da tarefa, é a única forma dela ser realizada. Na maioria das vezes isto é visivelmente impossível nas condições oferecidas.

Com cobrança insistente tudo funciona melhor? Tudo será resolvido mais rapidamente? Nestas condições como será a qualidade do serviço entregue? Ela poderá estar comprometida e falta de qualidade significa retrabalho.

É o típico estresse totalmente desnecessário, porque irá gerar uma enorme angústia em quem está sendo cobrado e também em quem cobra, porque o resultado esperado, muito frequentemente, não vai acontecer de forma satisfatória ou no prazo esperado. Alguns veem como uma forma, claro que não profissional, de mostrar para a pessoa que ela está aquém da sua capacidade, para tentar provar a sua superioridade.

É a famosa sinergia negativa, onde ao tentar aplicar mais pressão, estará prejudicando o andamento natural do serviço, simplesmente para reforçar sua posição, uma característica muito comum em pessoas inseguras.

Li recentemente em Nietzsche para estressados, de Allan Percy, um trecho extraído do método Dale Carnegie, conseguimos resultados muito melhores nas relações sociais, ao elogiar de forma inteligente em vez de censurar.
Existem várias formas de pressionar sem gerar estresse e ganhar um inimigo declarado. São atitudes simples que você pode desenvolver e aperfeiçoar com o tempo, tornando uma tarefa, por mais dura que seja, algo possível de ser realizado.

É tão fácil perguntar, se interessar, acompanhar, não só o andamento do projeto ou tarefa, mas as dificuldades encontradas, de forma cordial e atenciosa. Um gerente de projetos, que tem um cronograma normalmente apertado e metas quase que inatingíveis, precisa de uma equipe o tempo todo motivada e disposta a fazer o impossível, mas para isto funcionar bem, a equipe precisa estar feliz.

Isto não acontece somente na relação chefe-funcionário, num ambiente de suporte de atendimento a clientes internos ou externos, os chamados que possuem a mesma prioridade de atendimento, são resolvidos de forma mais rápida, até mesmo inconscientemente, quando chegam de forma gentil, educada, sem acusações desnecessárias.

Esta situação pode ocorrer no contato telefônico, pessoalmente, ou por email, onde a forma de comunicação é a escrita e a possibilidade de ser gentil ou não pode ser demonstrada até pelo tamanho do fonte utilizado.

Vi recentemente em um post de uma empresa que existe uma eleição interna para identificar o funcionário mais gentil do mês. Fiquei encantada com esta ideia, por ser uma forma de tornar a gentileza, que está tão esquecida no nosso dia a dia, uma meta a ser conquistada, envolvendo todos os níveis da empresa, começando pelo alto escalão, presidência e diretoria, onde se deveria dar o exemplo a ser seguido.

Você já foi gentil com alguém hoje?

[Crédito da Imagem: Estresse – ShutterStock]

Fatima Tada
Experiência na área de Tecnologia da Informação, Implantação de ERP. Tutora EAD no curso de Graduação em Gestão da Qualidade na Universidade Paulista (Unip). Articulista em assuntos de Carreira, Comportamento e Gestão . Pesquisadora na área Gestão do Conhecimento e Inovação, associada a SBGC. Entusiasta em Marketing Digital com Certificação em Marketing de Conteúdo. Pós Graduação em Gestão de Projetos em TI, pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV) da Escola Politécnica da USP, Graduada em Administração com ênfase em Análise de Sistemas e Especialização em Metodologia do Ensino Superior e Pesquisa (FGV). Aluna Especial na Disciplina de Laboratório de Inovação em Sistemas de Informação pela EACH USP. Autora no blog Plataforma Digital de Conteúdo -http://www.fatimatada.com.br

Latest news

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.
Publicidade

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.

Must read

Gerenciador de senhas: saiba como fortalecer a segurança de TI da sua empresa em 2024

Um gerenciador de senhas é uma ferramenta projetada para armazenar, organizar e gerenciar senhas de forma segura. Mas podemos mostrar que ele vai muito além disso!

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you