Quando comecei a trabalhar com Startups, no interior do Paraná esse assunto era novo (e ainda é em muitos dos lugares) inclusive no setor de TI, onde estão a maioria delas. Era difícil encontrar gente nas empresas e academias que estavam interessadas no assunto e tudo era muito desconectado, foi só quando começamos o Movimento de Startups aqui na cidade que essas pessoas foram surgindo e se conectando umas com as outras.
Desde aquela época, me chamou a atenção a dinâmica e flexibilidade de implementar novas ideias em comparação aos modelos anteriores, aproximando muito o mercado da própria construção do novo negócio. Isso reduz muito as chances de fracasso de um novo negócio, o que coloca o modelo tradicional de desenvolvimento e engenharia de novos projetos em xeque.
Com toda essa movimentação em torno desse novo modelo de criação de negócios focados em startups (e isso não é um movimento isolado, mas sim que está acontecendo em todo o país, ou mundo), as empresas de ponta estão se tornando organismos mais abertos e voláteis que favorecem a criação de spin-offs, como formas de expandir o portfolio ou de abraçar oportunidades de mercado.
Por várias vezes, empresários me procuram para fazer a seguinte pergunta: “Como eu faço para que minha ideia seja uma startup do meu negócio?”. Muitas vezes, empreendedores enxergam oportunidades em seu mercado que não fazem muito sentido dentro de seu modelo de negócios e precisam criar uma nova empresa, para não misturar os processos. O fato é que fazer dela uma nova startup pode reduzir muito o custo e o esforço da organização em conquistar mercado.
A dificuldade que percebo é que alguns percebem essa vantagem só ao final do desenvolvimento do projeto, quando falta pouco para o produto ficar pronto e o orçamento já está bem alto. O desafio é já iniciar o projeto pensando como um novo negócio. Uma nova startup como foco no cliente desde antes à primeira linha de código programada, é nessa fase onde pensar diferente faz toda a diferença na linha de base e no orçamento do projeto.
Quando converso com empresários que desejam lançar novos projetos com foco em se tornar uma startup, dou sempre algumas dicas que considero valiosas:
Ainda recomendo que quem está envolvido com novos projetos leia alguns livros sobre Startups, Design Thinking e Business Model Canvas, para entender realmente como essas dicas são aplicadas na prática. Embora elas sejam rápidas e um tanto objetivas, há muita metodologia aplicada por trás que precisam passar um tempo na cabeceira da cama de quem está envolvido com algum tipo de projeto inovador. É importante também que o gestor tenha consciência que não é só um novo método, mas que acaba por alterar todo um modelo de gestão de novos projetos.
[Créditos da Imagem: Startups – ShutterStock]
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