Carreira

Ξ Deixe um comentário

Política, Cidadania e Internet

publicado por Renzo Colnago

Política, Cidadania e InternetNas mídias e redes sociais que acompanho sinto uma descrença generalizada com a política.

O papo sobre política, sobre proposta, projetos, ideias simplesmente não FLUI! As pessoas são uníssonas: “Político é tudo ladrão!”. Discute-se a tal da roubalheira, dos interesses escusos, dos benefícios questionáveis dos políticos mas pouco fala-se de propostas, de trabalhos, de ideias e ideais.

Não vou entrar no mérito de isso ser resultado ou não de estratégia de plano/projeto político mirabolante de partido X ou Y. O fato é que a situação está alarmante. Mas e aí? Como mudar? Abandonar o barco?

Well, sou dos que compartilham da visão de que o Brasil está passando por dificuldades mas que tem “jeito”.

O ideal seria se todos se mobilizassem em prol da mudança. Nem que pelo sofá, minerando informações, compreendendo notícias, transmitindo informações…

O objetivo desse post é apresentar algumas iniciativas bacanas que estão rolando na internet. Não adianta eleger o seu representante e não acompanhar o seu trabalho. Sabemos que é chato e difícil. Sabemos que temos N outras responsabilidades cotidianas mas…

O descontentamento é o primeiro passo na evolução de um homem ou de uma nação.

Oscar Wilde

Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles gostam.

Platão

VOTE NA WEB

Link: www.votenaweb.com.br

O Votenaweb é um site de engajamento cívico apartidário que apresenta, de forma simples e resumida, os projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. Por meio das redes sociais, qualquer pessoa pode votar contra ou a favor das propostas e dar a sua opinião.

O objetivo do Votenaweb é aumentar a politização da sociedade, oferecer uma maneira fácil de acompanhar, votar e debater sobre o trabalho dos políticos, e criar um ambiente favorável ao diálogo entre parlamentares e cidadãos.

Para participar do Votenaweb basta efetuar seu registro no site e começar a votar. Você pode votar e comentar em quantos projetos de lei quiser, além de visualizar os mapas de votação; ler a íntegra das propostas; enviar mensagens diretas aos parlamentares; e conferir o seu grau de afinidade com políticos e partidos.

POLÍTICOS

Link: www.politicos.org.br
O objetivo do Políticos é oferecer informação para ajudar o cidadão de a votar melhor. Como? Usando dados públicos de diversas fontes para dar ou tirar pontos dos políticos brasileiros. Ao clicar em um determinado político, aparecem todos os pontos ganhos e perdidos, ou seja como ele está em cada critério estabelecido pelo site.

POLÍTICOS BRASILEIROS

Link: www.politicosbrasileiros.com.br

O site se propõe a ser uma ferramenta de comunicação para cidadãos e políticos. Eleitor ou não poderá se dirigir e comunicar-se com qualquer político eleito Brasil afora, de Vereadores ao Presidente da República, visto que todos eles têm páginas individuais para interação com o povo.

Tanto quanto direito, é um dever seu cobrar o cumprimento de promessas, a inoperância identificada, falhas administrativas, ou sugira metas, planos e ações de quem, pelo voto, com efeito de procuração, tornou-se representado durante o mandato eletivo.

CAUSA BRASIL

Link: www.causabrasil.com.br
O Causa Brasil é uma plataforma que ajuda a entender quais são as reivindicações dos protestos no Brasil. A plataforma minera dados de redes sociais como Faceboo, Twitter, Instagram, Google Plus e Youtube.

As causas são identificadas a partir do conteúdo de postagens que contenham ao menos uma das principais hashtags ligadas às manifestações.

Uma lista de mais de 100 termos de busca é atualizada constantemente (confira lista abaixo), pela ferramenta de monitoramento Seekr, no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google.

EXCELÊNCIAS

Link: www.excelencias.org.br
O projeto Excelências traz informações sobre todos os parlamentares em exercício em cada momento na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Os dados são recolhidos das próprias Casas legislativas, dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais de Contas, de cadastros mantidos por ministérios e de outras fontes públicas. Informações eleitorais (financiamento, votações etc.) são extraídas do projeto , mantido pela Transparência Brasil.

O projeto disponibiliza espaço para que os políticos retratados apresentem argumentos referentes a informações divulgados no projeto. Para providenciar o registro de um comentário, solicita-se que o político entre em contacto, por escrito, com a Transparência Brasil.

 ÀS CLARAS

Link: www.asclaras.org.br
O às claras é um projeto que traz para o usuário uma rica interface de análise de montantes de doações de campanhas. Comparativo de total doado, por empresa, por partido, por candidato… “Custo do voto” e muitas outras óticas.

Os dados apresentados no Às Claras são obtidos no Tribunal Superior Eleitoral. O TSE os fornece na forma de arquivos exportados de seu banco de dados. A Corte realiza periodicamente atualizações dessas exportações. A presente versão do Às Claras emprega dados recolhidos do TSE em 29.out.2013, tendo sido atualizados por último pelo TSE em 25.fev.2013 (eleições de 2002 a 2008), 16.out.2013 (eleições de 2010) e 25.out.2013 (eleições de 2012).

[Crédito da Imagem: Política e Internet – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Renzo Colnago é Administrador de Empresas, Gerente de Projetos e Desenvolvedor de Produtos. Possui experiência em diferentes áreas da tecnologia e da internet: Telecom, webapps, aplicativos de mídia social e de comércio eletrônico. Particularmente interessado em desenvolvimento de negócios digitais. Site: blog.renzocolnago.com

Renzo Colnago

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes