Carreira

Ξ Deixe um comentário

Competências que o mercado espera dos profissionais de Segurança da Informação

publicado por Cristiano Pimenta

Figura - Competências que o mercado espera dos profissionais de Segurança da InformaçãoO mundo está mudando cada vez mais rápido, o que exige muita agilidade, atualização e competência. Para lidar com a escassez de talentos em tecnologia, em especial na área de segurança da informação, algumas empresas do setor investem no financiamento de ações que visam aprimorar o conhecimento dos profissionais da área, complementando as habilidades adquiridas nas Universidades.

De acordo com levantamento realizado pela Arcon, empresa especializada em cibersegurança, apesar dos conhecimentos e capacitação técnica necessária para assumir as posições, que exigem altos níveis de especialização, algumas competências não estão ligadas à tecnologia em si e se tornam um entrave no processo seletivo.

O processo seletivo, que consta de temas específicos de tecnologia de segurança, também requer bons níveis de conhecimento em português, raciocínio lógico e inglês. Além disso, o levantamento da companhia, ainda traz um alerta: Dentre outras provas aplicadas durante o processo realizado neste ano, se considerarmos somente as de português e raciocínio lógico em um universo de 18 candidatos, apenas dois candidatos foram aprovados nas últimas etapas do processo seletivo. Os demais obtiveram em uma escala de zero a dez, um grau inferior a quatro.

A verdade é que o perfil do profissional de segurança vem mudando ao longo do tempo, exigindo pessoas com visão mais globalizada dos negócios e das tecnologias. No entanto, habilidades de leitura, interpretação de texto, escrita e raciocínio lógico, também são base e têm se mantido com um peso maior.

Com o intuito de auxiliar os profissionais do mercado de segurança, listei sete dicas:

  1. Seja ético
    Premissa de qualquer profissão, a ética deve estar ainda mais presente entre aqueles que querem seguir a carreira em segurança da informação, isso também vale para aqueles que já atuam na área. Muitas vezes os profissionais que trabalham no segmento acabam firmando um compromisso com a proteção das informações relevantes para os negócios, que geralmente são restritas e sensíveis.
  2. Demonstre proatividade para atuar na causa raiz de um problema
    Para ser considerado um bom profissional na área, não basta apenas encontrar falhas. Tratar o problema e demonstrar proatividade para resolvê-lo é imprescindível, já que encontrar a falha não significa que a questão esteja resolvida. Além disso, é importante tentar agir no menor tempo possível.
  3. Esteja aberto a troca de conhecimento
    Entre as habilidades comportamentais que favorecem os profissionais da área, a facilidade de trabalhar em equipe é uma das mais valorizadas. O mercado de tecnologia como um todo é muito dinâmico e com a segurança da informação não é diferente. A troca de conhecimento enriquece muito o trabalho prático destes profissionais que lidam diariamente com a sofisticação das táticas e tecnologias utilizadas pelos cibercriminosos.
  4. Mantenha-se antenado às normas e procedimentos de determinadas áreas
    Muitas vezes, dependendo do mercado no qual o profissional de segurança vai atuar, a empresa precisa atender a determinados padrões de segurança orientados por normas e/ou regulamentações. Se o profissional se mantém antenado sobre as melhores práticas de segurança que regulam o segmento Financeiro, Telecomunicações, etc – já está um passo à frente da concorrência.
  5. Aprenda a ter uma visão global dos negócios
    Se o profissional demonstra preparo para discutir um planejamento de Segurança da Informação com viés de negócios, além do “tecniquês”, com certeza também estará à frente dos seus concorrentes.
  6. Seja um eterno insatisfeito
    Buscar continuamente a atualização e o conhecimento são elementos essenciais para aqueles que vão ingressar na profissão. As Universidades ajudam a organizar o tema,   mas isso não é o suficiente. O conhecimento mais profundo e produtivo, é adquirido na prática e na busca constante pela atualização das informações.
  7. Desenvolva o seu relacionamento interpessoal
    O profissional que demonstra preparo ou interesse em se relacionar com o negócio e com toda a comunidade da empresa também já está um passo a frente e pode vir a se tornar um líder na área. Para encantar em uma entrevista ou no decorrer da carreira, não basta se fechar nas competências técnicas.

De acordo com o Global Information Security Workforce Study (GISWS) 2017, que na sua 8ª edição, entrevistou quase vinte mil profissionais de segurança e alcançou 170 países, o fato relevante revela um gap de profissionais na área na ordem de 1,8 milhão até 2022. Além disso, o déficit mundial de profissionais de segurança qualificados gera impactos na capacidade das empresas de monitorar e garantir a segurança das redes. Em contrapartida, as vulnerabilidades e ameaças são crescentes e indicam que precisamos de empresas públicas e privadas, profissionais do setor e comunidades acadêmicas se organizando em prol de potencializar o desenvolvimento de conhecimento e habilidades para suprir a demanda de proteção tão necessária aos negócios e sociedade.

  •  
    15
    Shares
  • 13
  • 2
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Cristiano Pimenta é diretor de Serviços da ARCON, empresa especializada em Serviços Gerenciados de Segurança de Tecnologia da Informação. Sua trajetória profissional ao longo de 20 anos de experiência em segurança da informação, tecnologia da informação e recursos humanos, inclui atuações de liderança na Módulo Security, Telemig Celular, Amazônia Celular e Vivo | Telefônica.

Cristiano Pimenta

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.