TI CorporativaMarketing & TecnologiaComo os fan tokens estão trazendo esperança para os...

Como os fan tokens estão trazendo esperança para os clubes brasileiros

-

Publicidade

As criptomoedas e os NFTs são os assuntos do momento quando se trata de inovações cheias de potencial, investimentos enormes e oportunidades que podem ser exploradas pelos mais diversos atores. Os clubes de futebol, inclusive os brasileiros, não estão ignorando as tendências.

Plataformas como o esportebet possibilitam que torcedores palpitem nos jogos de futebol e outros muitos esportes usando criptomoedas. A empresa recentemente fechou o maior patrocínio máster da história do São Paulo Futebol Clube.

Falando especificamente dos fan tokens, essas moedas virtuais estão no centro das estratégias de vários clubes brasileiros como Corinthians, Atlético-MG, Santos e vários outros. A ideia do fan token é conectar o torcedor ao clube em uma relação mais moderna, fazendo com que o apaixonado ajude o seu time do coração de uma forma direta.

Por exemplo, o Corinthians lançou o seu fan token $CCP, e vendeu mais de 8 milhões de reais dessas moedas virtuais em pouco tempo. Os valores não foram abertos, mas é provável que o Corinthians tenha ficado com metade desse valor.

Já o Santos, assim como o Vasco, foi por outro caminho. Em vez de um token que só rende quando é negociado, os dois clubes atrelaram esse dinheiro ao mecanismo de solidariedade que eles receberão quando jogadores de suas bases forem negociados.

O mecanismo de solidariedade é algo criado para “premiar” os clubes formadores, que agora ganham dinheiro não só com a primeira transferência de um jogador – por exemplo, o Santos quando vendeu Neymar para o Barcelona – mas também em posteriores transferências. Ou seja, o clube da Baixada ganhou uma pequena porcentagem do valor pago pelo PSG ao Barcelona.

O torcedor/investidor pode escolher que jogador ele quer comprar um token para receber uma parte dessa valorização no futuro. O torcedor santista também pode escolher Gabriel Barbosa (o Gabigol, hoje no Flamengo), Rodrygo Goes (no Real Madrid), Lucas Veríssimo (vendido para o Benfica em 2020) e outros.

As mesmas plataformas onde é possível comprar esses tokens também negociam bitcoins, gerando uma sincronicidade que no futuro permite muitas outras ideias lucrativas. Quem sabe um jogador seja comprado por um clube e pago em bitcoins?

Novas fontes de renda e a paixão

Por décadas os clubes brasileiros não conseguiram usar a paixão do torcedor para oferecer produtos interessantes e experiências marcantes. O torcedor comprava um ingresso, ia no estádio e era basicamente isso.

Aos poucos um mercado multimilionário foi surgindo para aproveitar um potencial que era gasto. A venda de camisetas e produtos licenciados explodiu. Os programas de sócio-torcedor finalmente foram alavancados, possibilitando bons negócios para os torcedores que gostam de ir aos estádios, mas também para aqueles que só querem ajudar seu time. O sócio-torcedor é vital porque gera uma renda constante que a bilheteria, as premiações por conquistas e as vendas de jogadores não podem prometer.

A última fronteira são os fan tokens, usando a tecnologia do bitcoin chamada blockchain para criar uma moeda virtual cujas transações são registradas nessa “corrente” 100% digital. Ainda há muitas pessoas que desconfiam da segurança e têm medo da especulação e dos ataques hackers. Entretanto, os clubes se aliaram a empresas que oferecem proteção, expertise e um know-how para agir como intermediário e mitigar esses riscos.

Tanto o potencial é enorme que clubes como PSG e Manchester City também lançaram seus fan tokens, pouco tempo antes ou até ao mesmo tempo que os clubes brasileiros, o que indica que apesar de tudo nossos tradicionais times estão começando a aprender e prestando atenção ao que há de mais moderno no futebol mundial.

Equipe da Redaçãohttps://wordpress-1301991-4735944.cloudwaysapps.com/
Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

Latest news

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.
Publicidade

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Must read

Software para MSPs: indo além do preço ao procurar pelas ferramentas certas

Confira 5 dicas essenciais para escolher as melhores plataformas para compor o monitoramento e segurança da infraestrutura de TI dos seus clientes

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you