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Como sua empresa pode usar a metodologia Kaizen na área de TI

publicado por Equipe da Redação

Usar a metodologia Kaizen na área de TI pode ter ótimos resultados, como em qualquer outra área. Saiba tudo que você precisa neste conteúdo!

A metodologia Kaizen é cada vez mais comum nas empresas, inclusive na área de TI. Então, se você tem um negócio desse tipo, ou mesmo se tem um setor inteiro de TI na sua empresa, o Kaizen pode ser uma solução para tornar os resultados mais atrativos.

Isso porque, por meio dele, todo o negócio passa a ser integrado e a trabalhar por uma meta em comum.

Claro que esse é o desejável mas, muitas vezes, as áreas das empresas não “conversam”, e os resultados ficam aquém do esperado. Mas isso pode mudar com o Kaizen, como explicamos logo abaixo.

O que é a metodologia Kaizen?

O método Kaizen é uma forma de alcançar diminuição de custos e aumento da produtividade. E como ele faz isso? Por meio da integração dos setores e da motivação dos colaboradores.

Essa metodologia entende que todo negócio pode ter uma melhoria contínua. Pode e deve, para que seus resultados não fiquem estagnados e a empresa seja deixada para trás no mercado.

Para isso, ela trabalha a ideia de que o trabalho coletivo é mais importante do que o individual. Se as pessoas trabalham juntas por um mesmo objetivo claro, os resultados tendem a ser melhores e mais eficazes.

Esse modo de trabalho dá mais confiança às pessoas, que entendem que podem melhorar continuamente. Logo, elas entendem que há sempre algo mais a fazer, e evitam ficar estagnadas e desmotivadas para o trabalho.

Uma coisa importante é que o método Kaizen usa o feedback dos próprios funcionários da empresa para criar melhorias no ambiente e formas de trabalhar. Assim, todos se sentem parte do processo e também têm maior abertura para adotar as mudanças.

Princípios para usar a metodologia Kaizen

O termo Kaizen significa “mudança para melhor”, em japonês. Portanto, seu objetivo é identificar processos que poderiam ser melhores e trabalhar mudanças que tornem os resultados mais eficientes.

Neste caso, não é preciso que alguém do topo da hierarquia sugira as mudanças. Em vez disso, cada colaborador e liderança tem a liberdade de propor soluções que vão favorecer os resultados do negócio.

Pode ser para melhorar as vendas de TI, por exemplo. Se os vendedores conhecem métodos ou perceberam gatilhos que convencem para a compra, podem compartilhar suas informações com os colegas. Assim, pode surgir uma nova forma de fazer, com melhores índices de vendas.

Para isso tudo, a metodologia Kaizen tem alguns princípios básicos. São eles:

  1. Capacitação das pessoas;
  2. Definição de metas claras;
  3. Extinção do desperdício;
  4. Envolvimento de todos os colaboradores;
  5. Motivação dos colaboradores;
  6. Transparência de procedimentos;
  7. Clareza nos Valores da empresa;
  8. Valorização do trabalho em equipe; e
  9. Autodisciplina.

Como aplicar o Kaizen na área de TI?

Sua empresa pode usar a metodologia Kaizen na área de TI como uma forma de incentivar os colaboradores a propor novas soluções, e também manter todos motivados para uma boa produtividade.

É possível, por exemplo, manter reuniões periódicas de brainstorming, para definir novas formas de aprimorar o trabalho.

Também vale a pena manter uma caixa ou um quadro de sugestões sempre aberto. Assim, todos terão espaço para expor suas ideias e sugerir o aprimoramento contínuo das atividades.

Mas vale dizer que um líder deve centralizar o andamento do processo. Assim, será mais simples organizar a metodologia e garantir que o que for definido seja cumprido.

Em geral, a transformação completa, autêntica, que a metodologia Kaizen pode proporcionar na área de TI leva cerca de três anos. Então, é importante começar o quanto antes, para que os resultados sejam vistos aos poucos, e atinjam seu máximo após este período.

Autor

Equipe da redação do TI Especialistas normalmente posta textos escrito por terceiros e enviados para o site com os devidos créditos.

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