Segurança da Informação

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Como é possível garantir uma boa política anti spam

publicado por Luís Montanari

A segurança da informação é um tema com cada vez mais destaque na atualidade. É preciso adequar os modelos de negócio aos dinamismos e demandas da transformação digital.

O e-mail ainda é uma ferramenta de comunicação poderosa para as empresas, mas é necessário cuidado ao receber, filtrar e ler mensagens enviadas para as caixas de entrada das equipes. Diante disso, uma política anti spam pode evitar muitos problemas futuros.

O advento das comunicações via e-mail trouxe muitos desafios para os gestores de negócios. É fato que usuários mal intencionados utilizam os e-mails para enviar spam, hoaxes e phishings. O cybercrime pode ser bem prejudicial para a reputação da sua marca. Por isso, é preciso adaptar os processos da sua empresa para que suas operações não sejam comprometidas com práticas duvidosas.

Ficou interessado no assunto? Então, confira agora como garantir uma política anti spam.

O que é uma política anti spam?

Os spams são e-mails enviados sem a autorização dos destinatários. Trata-se de uma comunicação invasiva que pode prejudicar a imagem da sua empresa. Vale lembrar que muitos ataques ransomware ocorrem por meio de mensagens suspeitas disparadas para diversos usuários. A ideia da política anti spam é otimizar a performance dos processos internos, garantir a produtividade das equipes e evitar a contaminação dos sistemas informatizados.

As políticas anti spam são diretrizes para combater os e-mails spams com eficiência e sem perda de informações relevantes. Manter uma lista com os cadastros de fontes maliciosas é uma ação interessante, pois evita o recebimento de conteúdos maliciosos e a contaminação da sua rede interna. Todo esse esforço garante uma segurança em camadas para o seu negócio.

O que fazer para combater esse mal na empresa?

Conheça agora mesmo 5 dicas para uma boa política anti spam na sua empresa.

1. Faça varreduras e análises de todos e-mails, links e anexos

As ferramentas de varredura automática facilitam o trabalho de filtrar as mensagens de e-mails na rede corporativa. Trata-se de um volume de informações crescente. Por isso, é relevante contar com esses sistemas automatizados que varrem e analisam várias mensagens, os links nos textos e os conteúdos anexos. Com isso, consegue-se um suporte de TI mais efetivo e menos reativo.

2. Identifique as razões do spam

Essa é uma ação para que você entenda as causas de um e-mail ser spam. Assim, pode-se atuar mais preventivamente e evitar a disseminação de conteúdos maliciosas na intranet da sua empresa.

As razões mais frequentes para classificar uma mensagem como spam são: anexos com a extensão exe, e-mails enviados para mais de 2 mil destinatários e links para endereços duvidosos. Logo, explorar um pouco mais o tema segurança de dados pode evitar vários problemas.

3. Utilize um software especializado

Os sistemas especialistas conseguem resolver problemas mais complexos e alavancar os resultados do seu negócio. Essa lógica também se aplica ao contexto das políticas anti spam. Trata-se de uma automação de TI para facilitar as rotinas mais operacionais das equipes de apoio. Com isso, ganha-se mais tempo livre para as demandas críticas da sua empresa.

4. Implemente a sincronização

A sincronização de dados é essencial para os modelos de negócios que processam volumes massivos de informações. Essa técnica também funciona nos sistemas de anti spam e facilitam a resolução de eventuais problemas técnicos e configurações mais avançadas. Assim, consegue-se uma gestão de TI mais otimizada.

5. Controle o fluxo de e-mail

Os negócios estão cada vez mais dependentes de informações. Com isso, é preciso lidar com essa enxurrada de dados para não onerar a sua infraestrutura de TI. A política anti spam é um facilitador desse processo. Assim, consegue-se controlar o fluxo de e-mails na sua organização sem deixar de lado aqueles conhecimentos mais relevantes.

Enfim, essas são as principais informações para uma boa política anti spam na sua empresa. Diante disso, é relevante contar com sistemas especialistas como o da ADDEE SolarWinds MSP. Trata-se de ferramentas automatizadas para o monitoramento e gerenciamento remoto de redes e computadores.

Muito bem, agora você já sabe como garantir uma boa política anti spam para o seu negócio. Gostou do artigo? Então, visite o site da ADDEE SolarWinds MSP e conheça o SolarWinds® Mail Assure™ para proteção contra spam e ameaças.

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Autor

Especialista em Marketing e Vendas para Empresas de TI e MSPs. Sou pai da Helenna e da Cecília, Comunicólogo, Marketeiro e Vendedor. Além de um profundo apaixonado por tecnologias e boas cervejas. Tenho mais de 10 anos de experiencia em vendas e gestão de pessoas, sendo os últimos 8 dedicados ao mercado de Tecnologia e Serviços de TI. Ao longo dos últimos anos, me especializei no mercado MSP e ajudei dezenas de empresas à redesenharem seus serviços e suas ofertas. Atuo como líder dos times de Marketing, Pré-vendas e Vendas da ADDEE SolarWinds MSP, trabalhando para transformar Empresas de Suporte em verdadeiros MSPs! #SaaS #InsideSales #Inbound #Sales #Marketing #RMM #Backup #Gestão #SPIN #BANT #B2B #MSPsummit #souMSP #TransformacaoDigital

Luís Montanari

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