DesenvolvimentoComeçando com o pé direito com Python

Começando com o pé direito com Python

-

Publicidade

Figura - Começando com o pé direito com PythonSeguindo o artigo anterior, onde eu contei um pouco da história do Python, instalações etc. Vamos começar a olhar código a partir de agora! Como eu havia falado, seguiremos uma sequencia que vai do básico ao avançado da linguagem. Minha intenção é fazer você conhecer, se apaixonar e se divertir com essa linguagem. Vamos nessa?

Todo código apresentado nos tutoriais estarão disponíveis no meu GitHub, mas precisamente nesse link: http://bit.ly/1nLmkNY

Brincando com shell interativo

Vamos começar a brincadeira de adicionar comandos simples no terminal e receber um retorno para nossa alegria. Vamos abrir o terminal e iniciar nossa virtualenv, criada no artigo anterior. Eu mostrei no último artigo como instalar, criar uma virtualenv e o motivo de se ter uma mas, propositalmente, não mostrei como inicia-la e utiliza-la. Mostrarei agora como fazer isso, mas recomendo que você de uma breve lida na documentação oficial (http://bit.ly/1nLnQ2S).

Ativando a virtualenv no Mac Os ou no Linux:

$ source env/bin/activate

Ativando a virtualenv no Windows:

$ \path\to\env\Scripts\activate

Eu estou usando o Mac Os com o iTerm 2 (somente para Mac) instalado, junto com o Oh My ZSH (que pode ser usado também no Linux). Se você estiver em um desses dois sistemas operacionais, recomendo, ajuda bastante.

Após iniciar a virtualenv, o terminal indicará que ela está ativa, mostrando o nome da virtualenv que você criou. Se você criou da mesma forma que mostrei no último tutorial, ficará algo parecido com isso:

terminal
Com a virtualenv ativa, vamos escrever python e dar enter, e agora você verá o seu terminal daseguinte forma:

Terminal interativo

Agora estamos prontos para dar os primeiros passos com Python. Vamos inserir então nossa primeira expressão (expressões são constituídas de valores e operadores):

Operação simples com Python
Simples assim, essa é a nossa primeira expressão, onde o 2 é um valor e o sinal + é um operador. O mesmo acontece se usarmos o * (para multiplicação), / (para divisão) e – (para subtração)(clique aqui para ver a tabela completa de operadores). Até ai nada de novo para quem está acostumado com alguma linguagem de programação, certo? Pois bem, o terminal será seu aliado para sempre! Seja para tirar uma dúvida ou para testar imediatamente um código antes de roda-lo efetivamente.

As ordem das operações em Python são semelhantes a da matemática, vejamos alguns exemplos:

2 + 2 * 4
10
(2 + 2) * 4
16
2 ** 8
256
21 / 3
7.0
21 // 3
7
23 % 7
2

Strings

Sem mistério e sem novidade alguma, as strings são bem parecidas com outras linguagens. Uma string pode ser escrita utilizando aspas simples ou duplas, não havendo diferença alguma em usar uma ou outra. A única coisa que você precisa saber é que, se você começa com aspas duplas você termina com aspas duplas, o mesmo se aplica para aspas simples:

"Fernando"
'Valente'

Variáveis

A utilização de variável é bem simples, você não precisa informar se é um string ou um número, basta atribuir a variável o valor desejado:

Screen Shot 2016-01-25 at 22.56.43

No terminal interativo, não precisamos “printar” o que queremos ver, isso é feito automaticamente, vou apresentar o print() um pouco mais para frente.

Mesmo sem precisar informar se o que será atribuído a variável será uma string ou um número, o Python não tenta adivinhar o que você quer (diferente de algumas linguagens existentes) como isso:

Somando número com string. Erro

É possível somar 2 números e duas strings, mas nunca somar uma string e um número, a não ser que você converta um dos 2, veja alguns exemplos:

Conversão de tipos

Existe uma outra forma elegante de juntar duas variáveis:

Python Format

E a brincadeira segue quase sem limite.

Funções

A definição de função em Python é diferente das demais linguagens apenas em seu início, no lugar de funcion, escrevemos def:

função soma em python

Simples e direto! Esse foi o segundo tutorial de muitos sobre Python. No próximo, vamos conhecer as listas, tuplas e dicionários e tudo mais que podemos fazer com cada uma delas.

Curta, comente e compartilhe! Se tiver alguma dúvida, mande um comentário que prometo responder o mais rápido possível!

Fernando A. Valentehttp://www.fernandovalente.com.br
Atuante na área de desenvolvimento web desde 2007 prestando serviços para corporações da área da saúde, educação, tecnologia e pesquisa, jornalismo e entretenimento. Além de apaixonado pelo que faz, é aficionado por Python e tecnologia.Membro da Python Software Foundation, Python Brasil e Doador do Django Project.

Latest news

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.

Evoluindo de modelos LLM para modelos LAM

Os modelos LAMs marcam um avanço fundamental na inteligência artificial, transcendendo as capacidades convencionais de geração de texto dos LLMs. Ao contrário dos LLMs que respondem com texto, os LAMs captam a intenção por trás da linguagem humana, decifrando objetivos complexos. Eles então traduzem esses objetivos em ações do mundo real, como por exemplo, filtrar e-mails com base em suas tarefas agendadas.

O impacto da IA generativa nas memórias RAM e SSDs: Um olhar sobre o futuro do hardware

Algoritmos de IA otimizados podem reduzir o uso de RAM ao aplicar técnicas como computação distribuída e processamento eficiente de dados, garantindo uma melhor utilização da memória disponível. Da mesma forma, um uso eficiente dos SSDs pode minimizar o impacto das operações de entrada/saída (I/O) no desempenho.
Publicidade

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Vazamento de dados do Google revela os segredos do algoritmo de buscas e mostra o que realmente funciona

O vazamento de informações desmistifica uma série de declarações feitas nos últimos anos de que o Google utiliza determinadas variáveis para ranquear os sites. Entre as milhares de páginas, que funcionam como um repositório de informações, é possível definir com mais clareza quais dados são realmente usados para classificar o conteúdo da pesquisa, e pode-se ter uma ideia de quais informações a comunidade de SEO já imaginava que eram reais — mas o Google dizia que não.

Must read

Rápido, seguro e nativo: Chrome chega ao Windows no Snapdragon

"Projetamos o navegador Chrome para ser rápido, seguro e fácil de usar em desktops e dispositivos móveis, e estamos sempre procurando maneiras de levar essa experiência a mais pessoas", disse Hiroshi Lockheimer, Senior Vice President, Google.

Convergir segurança física e TI garante maior proteção para instalações, redes e negócios

Hoje, com o aumento das violações de dados em todo o mundo e as regulamentações de privacidade evoluindo rapidamente, é mais importante do que nunca que segurança física e TI trabalhem juntas para proteger instalações e infraestrutura de rede.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you