Tecnologia

Ξ Deixe um comentário

Celulares: como se proteger da radiação eletromagnética

publicado por Gilberto Sudré

A OMS – Organização Mundial da Saúde divulgou um relatório (http://www.iarc.fr/en/media-centre/pr/2011/pdfs/pr208_E.pdf) que afirma terem sido encontrados indícios da relação entre a radiação emitida pelos celulares e o surgimento de câncer em humanos.

Como acredito que, para a maioria de nós, deixar de usar o celular é algo impensável atualmente pelo menos podemos reduzir a quantidade de radiação recebida com algumas dicas simples.

A primeira preocupação é manter o celular afastado do seu corpo. Por este motivo evite o uso de pochetes ou capas que ficam presas nos cintos preferindo manter o celular na bolsa. Pode parecer pouco mas a intensidade do sinal cai na relação do quadrado da distância. Isto quer dizer que quando dobramos a distância entre o celular e o nosso corpo a radiação fica quatro vezes mais fraca. O que é muito bom.

Outra opção é utilizar headphones durante a conversação. Existem vários modelos com fio ou aqueles sem fio via Bluetooth. Você deve estar se perguntando mas o Bluetooth também não é uma comunicação sem fio? É verdade mas a intensidade da irradiação emitida por esta tecnologia é uma centena de vezes menor do que a emitida pelo celular.

Quando possível utilize o viva voz para manter o telefone longe do seu corpo e principalmente da sua cabeça. Claro que isto vai depender do local onde você se encontra e se é possível utilizar este recurso.

Evite utilizar o celular em locais onde o sinal é ruim. A intensidade do sinal emitido pelos telefones não é constante. Se você está em um local afastado da torre da operadora o aparelho emite sinais de intensidade mais forte para poder alcançar a antena. Este aumento pode chegar a até 3 vezes a intensidade em comparação a um local de melhor recepção.

O que muitas pessoas se esquecem é que, mesmo sem estar falando ao telefone, o aparelho  envia constantemente sinais para a torre para indicar que ele está ligado e disponível.

A boa notícia é que o envio de SMS ou navegação na Internet é mais seguro do que conversar pelo celular pelo simples fato do telefone estar afastado da sua cabeça.

Por último evite ficar “horas” ao telefone. Isto vai limitar a exposição as radiações emitidas pelo aparelho. Para alguns uma sugestão difícil de cumprir !!

Autor

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense . Palestrante de Tecnologia. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet:O encontro de 2 Mundos. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Gilberto Sudré

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes