Carreira

Ξ 1 comentário

Aonde ir, aonde não ir, com a criatividade

publicado por Jorge Eiti Okazaki

Aonde ir, aonde não ir, com a criatividadeSomos dotados de algo bastante diferente dos animais irracionais, a criatividade, porém, o uso desta habilidade poderá atingir a irracionalidade, embora sejamos racionais, inteligentes e dotados de discernimento.

Durante a minha estadia na China, algum chinês me disse que existem neste mundo três tipos de pessoas, as que constroem, as que destroem e as que falam.

Entendo que construir nada mais é do que concretizar o que se teve como idéia criativa, ou seja, tornar realidade a criatividade humana.

Aí é que está à questão, infelizmente, acho que o ser humano andou criando coisas que não vão além do bom senso pela ótica racional humana.

Perfume originário de glândulas sexuais, Please Rob Me (por favor, me roube) Software mostra casas vazias para serem roubadas; Carpideiros-Pessoas contratadas para chorar em velórios e Snuff-movies filmes em que os atores são assassinados de verdade diante das câmeras; são alguns dos temas em que o ser humano pôde ir com a criatividade.

Snuff-movies

Trata-se de uma “lenda urbana” nunca comprovada, mas freqüentemente investigada pelas policias de todo o mundo. Um filme snuff é um gênero do cinema que mostra a morte ou assassinato real de uma pessoa ou pessoas, sem a ajuda de efeitos especiais, para o propósito de distribuição e entretenimento ou exploração financeira.

Fonte: revistaav.unisinos

Perfumes exóticos e famosos

É o caso do almíscar, uma secreção das glândulas sexuais das cabras do Tibete, na Ásia. A palavra almíscar, por sinal, vem do persa mushk, que quer dizer “testículo”. Igualmente desagradável é o âmbar cinzento produzido pelos cachalotes (cetáceos como as baleias), que flutua no mar como uma grande massa compacta. Almíscar e âmbar possuem propriedades fixadoras importantes na alquimia dos perfumes.
Obter essência natural de jasmim é trabalhoso e caro. Para cada quilo são necessários 600 quilos de flores, colhidas ao amanhecer. A partir de solventes voláteis, extrai-se das flores o concreto, um produto cremoso de textura semelhante à cera. Depois, mistura-se com o álcool e filtra-se. Quando o álcool evapora, fica o absoluto, a essência pura.

Fonte: superabril

Geolocalizador

O Foursquare é um serviço de geolocalização. Basicamente ele permite que você indique onde está através de um aplicativo no seu celular. Você abre o aplicativo e aparece uma lista de lugares; inclusive a Foursquare mostra casas vazias para serem roubadas. Mas levando a sério, mostra para os donos que deverão tomar uma ação para que os imóveis não fiquem abandonados daquele jeito. E chama a atenção das pessoas que colocavam seu endereço completo ao criar sua casa como local no Foursquare. Algumas aplicações interessantes do Foursquare:

  • CheckoutCheckins – Mostra os lugares que você freqüenta no mapa da cidade.
  • FourWhere – Você clica no mapa e ele mostra todos os estabelecimentos (venues) e dicas próximas daquele local.
  • Social Great – Mostra os lugares mais populares em diversas cidades, infelizmente não tem cidades brasileiras ainda.

Fonte: interney.net

Carpideira

É uma profissional feminina cuja função consiste em chorar para um defunto alheio. É feito um acordo monetário entre a carpideira e os familiares do defunto, a carpideira chorava e mostrava seus prantos sem nenhum sentimento, grau de parentesco ou amizade.
A profissão existe há mais de dois mil anos. No Brasil, as carpideiras chegaram junto com a colonização portuguesa. Inicialmente o pagamento não era feito em dinheiro, mas com bens da família do defunto.
Itha Rocha é a carpideira mais conhecida no Brasil. Já chorou em velórios de pessoas como Lady Diana e Clodovil Hernandes e chega a ganhar até 300 reais por trabalho.

Fonte: wikipedia

Dar idéias, criar, opinar, contribuir, ou simplesmente alertar, a princípio, um começo humilde sem muito envolvimento e conseqüências, mas que poderá resultar em um grande desastre.

Veja o grande arrependimento do gênio Einstein

É conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Recebeu o Nobel de Física de 1921, pela correta explicação do efeito fotoeléctrico; no entanto, o prémio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade. Devido à formulação da teoria da relatividade, Einstein tornou-se mundialmente famoso.

Einstein e Szilárd resolveram escrever uma carta e enviar ao presidente Franklin Delano Roosevelt em agosto de 1939, no conteúdo alertava o que a Alemanha Nazista poderia estar conduzindo pesquisas para o uso da fissão nuclear (assunto conhecido de Einstein) para a criação de bombas atômicas, e sugeria que os Estados Unidos deveria iniciar pesquisas próprias sobre o tema.

A carta afirmava que:
“No curso dos últimos quatro meses foi-se provado — pelo trabalho de Joliot na França assim como o de Fermi e Szilard na América — que pode ser possível provocar uma cadeia de reações nucleares numa grande massa de urânio, no qual grandes quantidades de poder e um novo tipo de radioatividade seriam gerados. Agora parece quase certo que isso poderá ser atingido num futuro próximo.

Esse novo fenômeno poderia ser usado na construção de bombas, e é concebível — apesar de haver muita pouca certeza — que bombas extremamente poderosas poderiam assim ser construídas. Uma única bomba desse tipo, levada por um barco e detonada num porto poderia muito bem destruir todo o porto e alguma parte da sua área adjacente. Contudo, tais bombas podem muito bem acabar por serem muito pesadas para o transporte aéreo.”

Esta carta foi assinada por Einstein em dois de agosto. Contudo, ela só chegou em 11 de outubro devido à preocupação do presidente com a invasão germânica da Polônia, que viria a iniciar a Segunda Guerra Mundial. Após entender melhor a carta Roosevelt autorizou a criação do Comitê Consultivo do Urânio (Advisory Committee on Uranium, no original). A carta é freqüentemente vista como uma das origens do Projeto Manhattan, o bem sucedido projeto nuclear que viria a produzir as bombas lançadas em Hiroshima e Nagasaki em 1945.

Apesar de não ter trabalhado no projeto atômico, de acordo com Linus Pauling, Einstein mais tarde teria se amargurado profundamente e arrependido de ter elaborado e assinado aquela carta.

Fonte: Wikipédia

O mais importante a se dizer é ter consciência do que está se criando e ter consciência no que acontecerá com a sua criatividade, pois precisamos ter discernimento e pensar AONDE IR, AONDE NÃO IR COM A CRIATIVIDADE.

[Crédito da Imagem: Criatividade – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Administrador por formação acadêmica, iniciou a carreira profissional em 1973 como desenhista técnico na indústria, após algumas Multinacionais, e residencias em 4 países (Alemanha, Inglaterra, Espanha e China) permaneceu na Volkswagen do Brasil até 2003, por 25 anos. A decisão por seguir uma carreira solo como Consultor em planejamento, desenvolvimento e gestor de negócios na área de produtos, trouxe lhe grandes experiências de mercado. De posse deste conhecimento consolidado milita junto às Empresas assessorando na gestão e atuando na área de produtos, bem como dissemina este Knowledge em palestras e artigos sobre o tema Criatividade no Produto. - Site: criatividadecrachacores.blogspot.com.br/

Jorge Eiti Okazaki

Comentários

1 Comment

  • Excelente artigo!
    Toda ação gera uma reação, mesmo que esta “reação” algumas das vezes não reflita diretamente em nós é importante lembrar que sempre devemos refletir sobre as possíveis consequências de uma ideia antes de implementá-la.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes