Entendendo fundamentos, técnicas e praticas para implantar coaching de maneira estruturada na sua equipe.
Fui convocado para uma reunião com meu DBA, o mesmo fez a convocação com a pauta da reunião: planejamento de carreira. Esse profissional está no time cerca de oito anos, com vasto conhecimento, experiência e segurança, tem o salario compatível com o mercado, mais os benefícios de uma grande corporação.
Começou a reunião ele sem rodeios, foi direto ao assunto:
Gostaria de saber de você o que tem planejado para mim, estou contente com meu salario, com benefícios, mas não estou contente com o que tenho aprendido, estou oito anos trabalhando com Oracle e gostaria de conhecer novas ferramentas, gostaria de conhecer outros bancos. Fiquei surpreso com a indagação, porém contente, que não tenho um profissional acomodado na equipe, respondi para ele:
Sabe que a padronização do banco de dados facilita para a corporação, a manutenção, negociar as taxas e principalmente a manutenção, mas conheço sua preocupação e no seu lugar faria o mesmo questionamento.
Isso que acabou de aconteceu foi à falta de um coaching mais estruturado, ou seja, atualmente em vários relatos, destacam que o profissional de TI acaba mudando muito de empresas, não somente devido ao salário, estabilidade e tamanho da corporação, mas sim devido à direção da sua carreira, em termos de conhecimentos, desafios e cargo.
Um estudo da Public Personel Management Journal destacou que os colaboradores que participaram e que tiveram coaching, a produtividade aumentou em 88%.
Coaching é o planejamento focado em ações, para aprimorar o colaborador a progredir em direção às suas metas estabelecidas de carreira.
Os benefícios do coaching para corporação são:
Benefícios para o colaborador:
Algumas técnicas são confundidas com o coaching, entre elas: andragogia, mentoring, couselling, guiding e teaching. Mas essas ferramentas utilizo no coaching conforme o caso que estamos aplicando, ou seja, utilizo essas ferramentas como processos. Nota que em um paragrafo, chamei de técnicas, ferramentas e processos, como isso? Conforme a aplicação existe a variação, vamos conhecer cada um:
Andragogia ‐ orienta o colaborador conforme a experiência, com a experiência o conhecimento foi adquirido e será propagado com a andragogia.
Mentoring ‐ indica os caminhos para evolução através do ensino de um para um, em resumo, do mestre para o discípulo.
Couselling ‐ o aconselhamento aborda no colaborador, seus problemas e aconselha com suas orientações, ou seja, orienta o colaborador através de sugestões. O foco do couselling seria procurar uma solução para uma dificuldade do colaborador.
Guiding ‐ tem como finalidade ajudar o colaborador ou equipe o caminho que leve da condição atual (como se encontra o profissional) até a condição final (o objetivo).
Teaching ‐ foca em ajudar o colaborador ou equipe a desenvolver as habilidades e assim promover a capacidade para alcançar o objetivo.
Aplicação:
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