Esse processo é visto geralmente como uma etapa tediosa e muito teórica, sendo assim, é muitas vezes ignorado ou colocado em segundo plano. Concordamos que a etapa operacional é bem mais instigante e desafiadora, mas sem um planejamento estratégico em marketing digital, estaremos navegando as escuras.
Para ter sucesso no seu planejamento, primeiro é preciso organizar o processo de obtenção de dados fazendo as perguntas certas e posteriormente transformando-as em informações e conhecimento. É preciso entender que é o cliente o motivo da empresa existir e não o produto.
Conrado Adolpho, renomado profissional de marketing, define em um fluxo lógico que auxilia nesse processo. Esse fluxo gerou um livro chamado os 8 Ps do Marketing Digital, que trazem consigo o seguinte ciclo em loop: Pesquisa, Planejamento, Produção, Publicação, Promoção, Propagação, Personalização e Precisão.
Defina muito bem seus objetivos: Ao traçar um objetivo, você deve especificar claramente o que deseja com as suas ações de marketing digital para que seu planejamento seja bem focado.
Pesquise e conheça o público alvo: Entenda em que negócio você está. Pesquise os consumidores desse mercado. Atualmente temos diversas ferramentas na Internet para saber com exatidão qual é perfil de visitantes de um determinado site. Com base nesta análise podemos traçar o perfil de um determinado público e assim adequar a linguagem e o conteúdo a ser produzido. Depois disso crie uma Persona, ou seja, um consumidor em potencial imaginário que possui todas as características do grupo que você deseja impactar. Segmente o mercado em grupos de consumidores que tenham afinidade entre si.
Defina os canais: Logo no início, defina quais são os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em função do público alvo que pretendemos atingir. Precisamos priorizar as táticas para que o canal não seja utilizado de maneira superficial e traga prejuízos a marca.
Inbound Marketing: Desenvolva um conteúdo que crie um ponto de contato entre a empresa e o público que queremos impactar. O conteúdo é tão importante que existem profissionais focados apenas em marketing de conteúdo.
Colocarei algumas estratégias para auxílio e direcionamento em publicações e aumento de engajamento no Facebook:
Estabeleça um cronograma: O monitoramento da duração de cada ação, os resultados e os recursos necessários que foram utilizados devem ser colocados no papel. Coloque o fator tempo em seu plano para evitar que ele caia em uma gaveta e nunca saia do papel. Defina quando será feito e até quando para cada etapa.
Mensure, analise, ajuste e Monitore: Uma das vantagens do marketing digital é a disponibilidade de mecanismos de avaliação, controle e mensuração de campanhas. Ferramentas como o Google Analytics possibilitam o monitoramento das ações, fornecendo métricas e indicadores de desempenho das campanhas. A partir destes dados é possível definir estratégias de maior sucesso e rentabilidade, assim como identificar novas possibilidades de atuação, testando variações das ações em diferentes escalas ou ainda em públicos segmentados. Defina quais serão os KPIs e métricas trabalhadas em cada um dos canais e, posteriormente, acompanhe o desempenho do funil de vendas.
Em paralelo ao plano de ação é necessário que se constitua um orçamento de apoio, ou seja, uma projeção da receita, do custo total e lucro resultante, que consiste em um confronto entre receita, vendas e/ou serviços, despesas, custo de produção, distribuição e marketing. Tudo isso com a finalidade de um prévio conhecimento do resultado final. Em outras palavras, é o lucro esperado em harmonia com a satisfação do consumidor final.
Uma vez o confronto analisado, a empresa fará os ajustes necessários, de modo que o projeto seja o mais lucrativo possível sem alterar a qualidade inicialmente discriminada.
É de suma importância que os dados usados na projeção sejam em fiel valor de mercado, de modo que o orçamento projetado esteja compatível com a realidade e dessa forma obtenha-se o resultado final satisfatório e anteriormente definido.
Tendo todo o embasamento da pesquisa e traçados os planos de ação, é só seguir o cronograma e acompanhar as ações bem de perto. Se algo não estiver no caminho certo para o alcance do objetivo, reveja e atualize.
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11:21:49 am
Gostei do texto. A fase de planejamento realmente é uma das mais chatas (para a maioria das pessoas – eu, por exemplo, adoro 🙂 ), mas é a mais importante. Se os fatores que influenciam uma campanha de marketing são incertos, um pouco de planejamento ajuda a mitigar essa incerteza.
12:18:05 pm
Olá Wilame. Obrigado pelo comentário.
Eu também vejo em muitos empresários a dificuldade de entender e principalmente aceitar que o planejamento é FUNDAMENTAL para o sucesso do negócio.
A maioria acredita que basta ter talento operacional que pode fazer tudo e arrebentar, principalmente quando se trata de marketing digital, pois acham que basta pagar por uma campanha de Adwords e pronto.
Infelizmente, poucos conseguem sobreviver tempo o suficiente para compreender a importância desta etapa e a partir disso praticarem a mesma.
9:12:39 pm
Muito bom o material sobre os 8p’s do marketing digital.
Achei muito interessante a abordagem simples do tema!
Excelente trabalho!
Abraço,
Nelson Moura
Eng. de Telecomunicações
71 8463-4740
12:12:50 pm
Olá Nelson. Obrigado pelo comentário.
O material do Conrado,de quem tenho profunda admiração, é realmente incrível.
Sempre que me perguntam sobre literatura de marketing eu recomendo 2 autores que nunca decepcionam: Phillip Kotler e Conrado Adopho.
Comprei este livro, que é gigante, e tenho devorado o conteúdo desde então. Vale muito!
12:31:07 pm
O Thiago só comprova neste texto o talento que já exerce como Designer. Leitura obrigatória.
Att,
Fabricio Barbirato