Proposição de atividades e procedimentos como sendo as melhores práticas podem ser controversos, como sempre haverá exceções a uma regra, e sempre haverá sites e empresas que necessitam para realizar backups de forma diferente ao que é aqui proposto. O que permanece verdadeiro, porém, é que seguindo essas diretrizes é um bom ponto de partida para alcançar um ambiente de backup ideal.
Não há realmente uma única razão que realizamos backup – para se recuperar. Todas as outras razões potenciais para backup são secundárias quando se trata de necessidade de realizar uma recuperação.
Como tal, isto significa que os sistemas de backup devem ser concebidos com a performance de recuperação em mente ao invés de simplesmente focando a quantidade de tempo que o backup vai demorar. Em ambientes com acordos de nível de serviço (SLAs), o projeto de um ambiente de backup deve realmente começar com a determinação que os SLAs de recuperação são, e então trabalhar para trás para um sistema de backup que pode proporcionar um desempenho tal, ao invés de assumir que o sistema de backup desenhado vai ser capaz de satisfazer as exigências de recuperação.
Como backups são feitos para se recuperar, por implicação isso também significa que deve haver testes adequados, monitoramento e proteção dos backups realizados.
Sempre documentar o máximo possível em um sistema, e lembre-se sempre que os backups não negam a necessidade de documentação do sistema de recuperação (ou qualquer outra forma de documentação do sistema ou aplicativo).
Backup disponíveis e os procedimentos de recuperação para cada sistema protegido pelo ambiente de backup. Isto deve incluir procedimentos de recuperação de desastres que cobrem atividades para além das etapas de informática para uma recuperação, como qualquer outro procedimentos corporativos ou referências a documentação externa e sistemas de apoio podem ser potencialmente necessárias durante a recuperação. A documentação para cada sistema deverá ainda incluir detalhes de contato para os proprietários, os usuários-chave, e os administradores do sistema. Isto é útil não só em situações de recuperação, mas também para as ações administrativas em geral, tais como:
Backups não devem representar um ponto único de falha dentro de uma organização e, portanto, eles também exigem proteção – normalmente através de duplicação, de modo que se houver uma peça de mídia de backup falhar, os backups podem ser recuperados a partir de outra peça de mídia. Isso cria óbvias implicações na forma como um sistema de backup deve ser projetado – não só o sistema precisa ser projetado de tal forma que as recuperações e backups podem ser concluídas em tempo hábil, mas a duplicação de backups também deve ser concluído dentro de um tempo hábil também.
Normalmente há muito mais para proteger backups, no entanto, que apenas duplicar.
Questões como a seguir também devem ser considerados:
Sempre projetar um sistema com uma meta de zero falhas durante operações normais. Dessa forma, verdadeiros fracassos são facilmente detectados sem precisar peneirar através de falso-positivos em uma base diária. Isso auxilia no dia-a-dia das operações para o ambiente de backup, mas também garante que os novos funcionários podem facilmente se adaptar ao sistema e não precisam ser treinados no que é e não é um erro aceitável.
Se os resultados de backup não estão sendo verificados, assume falha 100 por cento. Como este não é obviamente um resultado desejado, ele deve destacar a necessidade de verificar os resultados de backup. Backups não são feitos para ser capaz de assinalar algumas caixas em um relatório diário dos deveres assumidos, mas têm um lugar sério para garantir a continuidade da empresa. Como tal, eles precisam ser tratados com seriedade e monitorados adequadamente, assim como qualquer outro sistema de chave em um ambiente.
Particularmente quando se planeja um sistema de backup a partir do zero, sempre buscando atender as seguintes práticas de projeto do núcleo:
Esta lista de monitoramento deve pelo menos ser capaz de ser classificadas por:
Cada sistema terá vários papéis e responsabilidades e, como discutido no início do livro, um sistema de backup irá envolver um grande número de pessoas diferentes em uma empresa de uma forma ou de outra.
Duas das questões mais incapacitante pessoal que pode ocorrer com os sistemas de backup são disputas de domínio (onde diferentes pessoas acreditam que o seu “território” está a ser invadido) e atividade desconecta. Uma disputa de domínio, como foi discutido, é o lugar onde duas equipes discordam sobre quem é responsável por uma determinada atividade e, como resultado de atrito ocorre sempre que a atividade é executada. Uma atividade de desconexão é o lugar onde todo mundo achou que uma determinada tarefa era de responsabilidade de outra pessoa ou outro grupo e, portanto, não foi realizada.
A forma mais adequada para evitar estes cenários, e assim aumentar a eficácia do sistema de backup, é assegurar que toda a gente está formalmente ciente de suas funções e responsabilidades em relação ao sistema de backup. (Se isso significa ter um documento delegações formal, que assim seja.)
A importância de uma rede em pleno funcionamento em um ambiente de backup corporativo nunca pode ser mais enfatizado, e, portanto, este assunto merece uma consideração especial em melhores práticas. Pelo “pleno funcionamento”, estamos nos referindo a:
(Muitas vezes a implantação de sistemas de backup centralizado tem um benefício inesperado da fixação finalmente todos aqueles irritantes problemas de rede que foram pouco afetam os negócios por um longo período de tempo, mas em si nunca foram suficientes para justificar o tempo gasto para rastrear.)
É quase garantido que não importa quem a empresa emprega, eles não terão uma resposta para cada problema. Além disso, nem todo problema vai ser resolvido por um exercício de depuração – alguns problemas acabam por ser bugs no software ou falhas no hardware. Quando estes tipos de problemas surgem, ou problemas regulares se tornam muito difíceis de diagnosticar, é importante referir o problema para outra pessoa. Lembre-se que um sistema de backup é em muitos aspectos, a chave para o meio ambiente. Não ter contratos de suporte e manutenção no local para um servidor de backup pode resultar em qualquer, todos, ou até mais do que os seguintes cenários:
Um servidor de backup, seu sistema operacional, hardware, software, e respectivos dispositivos de backup remoto devem ser considerados
Até a próxima!
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