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6 motivos para investir no marketing 360°

publicado por Aline Sampaio

Figura - 6 motivos para investir no marketing 360°O marketing tem mudado com o passar dos anos, e as ferramentas dele também, mas ele continua essencial para uma empresa!

Hoje em dia, a tendência é “Inbound Marketing”, que significa trabalhar as diversas ferramentas de marketing de formas conjuntas para melhorar o relacionamento da empresa junto aos consumidores. Ou seja, não basta deixar apenas as redes sociais funcionando muito bem, se o site da empresa não anda tão legal.

Por isso, separamos 6 motivos para se investir em “Inbound marketing”. Confira:

1.Consumidores nômades

Os novos consumidores não ficam mais em apenas uma rede social ou um meio de comunicação. Elas andam por diferentes meios e lugares. Um bom exemplo de como isso acontece é por este vídeo:

2. Ferramentas diferentes, consumidores diferentes

Você pode ter um único público alvo, mas eles agem de forma diferente em diversos meios de comunicação. Por exemplo, no WhatsApp, o consumidor esperar receber respostas rápidas, conversar rapidamente, já no Instagram, esta mesma pessoa quer receber fotos bonitas e inspiradoras para se apaixonar por uma marca. Aliás, é aí que fica o conteúdo o relevante que todos falam, é criar material focado para o nicho correto.

Hoje, a geração Y é o maior exemplo disso, ela não é mais uma tribo, ela se adapta a cada grupo que encontra e conversa com ele, pois busca seus interesses. Apesar de ter algumas características únicas, ela entende muito bem as outras, mesmo não contendo atributos das demais, tenta se encaixar.

3. Converse, não venda

No Inbound Marketing, você conversa com o consumidor onde ele estiver e da forma que ele deseja. Você se adapta ao consumidor e não o contrário. Ou seja, você faz parte da vida dele. Para isso, é preciso estar em diversos lugares para conversar com o cliente.

A ideia é que a marca seja humana, troque experiências com o cliente, e não seja uma empresa comercial e egoísta que só visa o lucro.

No antigo marketing (Outbound marketing), a ideia era vender de qualquer forma. Agora a ideia é entender realmente a necessidade do cliente e abraçá-lo.

4. Criatividade em alta

Para se comunicar com o cliente neste novo estilo de marketing é preciso criatividade. Criatividade para entender, para falar e para trafegar nos mais diversos estilos de personalidades e conquistar clientes.

5. Nicho mais do que tudo

Apesar de todas as mudanças do processo de marketing, os nichos ainda existem. Afinal, uma mulher de 50 anos possui muito mais experiência do que uma menina de 20 anos. Apesar disso, elas podem assistir ou frequentar os mesmos lugares, mas lidam de forma diferente nesses ambientes. Por isso, é mais do que necessário ter bem fixado ao público que você deseja atingir e saber como ele age, para lidar da melhor forma com ele. Um bom exemplo do antigo marketing é a forma que a TV faz comunicação. Um comercial televisivo de moda envia uma mensagem para pessoas de diferentes idades e perfis durante a novela das 20h, mas será que neste horário está assistindo a jovem com 23 anos que adora moda? Não é possível prever!

Outro exemplo é outdoor, todos os dias diferentes pessoas passam por ele, será que é público que deseja? É um tiro no escuro.

Mais do que nunca o Inbound Marketing se resume em números, estudos e compreensão do consumidor, que pode estar em diferentes nichos ao mesmo tempo, mas se destaca mais em uma dessas divisões.

6. É importante sentir!

Neste novo marketing é importante fazer o cliente sentir, estar perto do que deseja. Por isso, bons vídeos e imagens fazem tanto sucesso. Afinal, o consumidor se coloca diretamente com a situação e com que almeja. É possível criar em sensações e mexer com os sentidos por meio desse novo estilo.

Pensar na melhor experiência do cliente é pensar em todos os detalhes, desde melhorar a forma como são feito as vendas até a imagem que a empresa passa.

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Autor

Aline Sampaio - Especialista em marketing digital, Aline Sampaio é diretora estratégica da agência Nitus desde janeiro de 2011. Formada em Comunicação Social Jornalismo, pela faculdade de São Marcos, Aline trabalhou no Groupon Brasil, SPFW, revista Capricho, Revista Uma, revista Zero, Revista Dome, Revista Farmais, Guia da Vila, Revista Bella Cabelo. Além de prestar assessoria às marcas Laces and Hair, Studio Lorena, Anna Pegova, Puket, Belcorp Brasil, Pampili, Sumirê Fashion Show, entre outros. Também foi redatora de blog do Makro, MSC, Casa Grande Hotel, Kyocera, FGV-EASP, Chubb, Mimo Restaurante, entre outros.

Aline Sampaio

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