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Growth Driven Design + Inbound Marketing

publicado por Carol Merten
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Sou uma pessoa inquieta e estou sempre pensando em como melhorar os processos das empresas na melhoria continua para o seu crescimento, e quando eu olho para Growth Driven Design atrelado ao Inbound Marketing, eu vejo grandes chances e oportunidades das empresas de crescerem de forma rápida e acelerada, mas o que é crescer de forma rápida e acelerada? É gerar mais vendas, e vendas que permitam que o seu cliente seja recorrente.

Vou tentar explicar em dados e de forma simples o que é o Growth Driven Design e porque faz todo sentindo trabalhado junto com Inbound Marketing.

Qual o foco do Inbound? Gerar atração dos seus leads para o seu site, nutri-los com materiais ricos até ele entrar na tomada de decisão de fazer a aquisição de um compra, mas o processo não para aí, você continua nutrindo ele para que ele tenha uma percepção e valor sobre o seu serviço ou produto. No setor de tecnologia é muito comum as empresas venderem softwares e em diversos casos as equipes não recebem uma capacitação técnica param de adotar tal ferramenta e colocam a mesma como problemática e isso traz custos enormes para empresas, porque muitas tecnologias são caras e as pessoas acabam não usando. Se você implanta um serviço de tecnologia, talvez no modelo SaaS que te permite escalonamento, você começa a educar o seu cliente a usar o seu serviço de fato, e ele será um grande promotor do seu produto, então por isso é importante ter em mente que a metodologia Inbound tem que ser pensada de forma estratégica com a criação de uma persona, na jornada de compra e como nutri-la até virar um lead, como educar um cliente e monitorar tudo isso o tempo todo, porque ao monitorar você consegue identificar as falhas no processo e assim ir adequando da melhor maneira a experiência do seu cliente, e é aqui que entra o Growth Driven Design: o seu site! Não adianta, seu site é o seu território é a sua marca é onde você dita as regras de como ele funciona e a partir de experimentos realizados com a experiência do mesmo em seu ambiente, você depender de outros métodos de atração como redes sociais, para propagar a sua marca, mas é preciso ficar claro, o foco é sempre levar o seu usuário para o seu site.

Para explicar um pouco mais, segundo a Hubspot, Growth Driven Design (ou GDD) é uma nova metodologia para abordar este tópico. Ele se baseia em desenvolvimento gradual do website, focando em resultados, novos recursos com funcionalidades para o público. Isso mantém sua página atualizada, limpa, moderna e correspondente às tendências do mercado e objetivos da sua empresa.

Ou seja, estamos saindo do modelo tradicional de sites que exigem orçamentos altos para reformulação, com conteúdos que não interessam ao usuário, sobrecarregado, trazendo uma experiência extremamente negativa para sua empresa.

Os princípios do GDD são 3:

  1. Reduzir riscos
    Reformulações completas de site são caras, e levam um tempo, chegam a levar de três meses ou mais o desenvolvimento e enquanto isso você está perdendo a oportunidade de captar leads. Fora que ele é construído em etapas e ciclos bem menores de verba e tempo, os riscos são muito menores para o seu negócio.
  2. Aprender e aprimorar
    Com o desenvolvimento focado nas técnicas de Grwoth Driven Design, o seu site está em constante evolução, e a famosa transformação digital está aí para comprovar isso, tudo muda o tempo todo. Mas a coleta de dados sobre seu público e como ele está navegando pelo seu site são coletados o tempo todo, principalmente quando você usa uma ferramenta de automação de marketing e o Google Analytics, acreditem, já peguei muitos sites sem Google Analytics, como vou conhecer seu cliente, se eu não monitorar seus passos? Como saberei o que dá certo ou errado? Com esses dados eu consigo entregar de maneira mais fácil direcionamentos para a equipe de desenvolvimento quais implementações precisam ser feitas e ajustes realizados.
  3. Informações para marketing e vendas
    Para mim aqui é uma das partes mais importantes do GDD, de que adianta eu ter um site bem estruturado, uma ferramenta de automação bem configurado seu eu não contribuir com o time de vendas e marketing? Com os dados coletados sobre as pessoas e sobre a sua jornada dentro do site, eu consigo passar informações mais claras, e concisas para a minha equipe de vendas e assim ela também otimizar o processo dela de atendimento, porque seria como entregar um mapa para ele e dizer: este cliente consumiu x material, leu y post do blog, buscou informações sobre a empresa, assistiu depoimentos de clientes e agendou uma visita, desta forma a equipe de vendas chega mais preparada para conversar com seu prospect e talvez já de cara fechar a venda, pois com esses dados, você já percebe que o cliente já saiu da fase de consideração e esta na fase de aquisição, faltando só o contato para fechar a venda. Já para o marketing conseguimos entregar estratégias e táticas mais claras para impulsionar crescimento da empresa na direção correta.

O ciclo do Growth Driven Design possui duas fases importantes que estão dividas em 3 etapas e deve durar entre 30 e 40 dias.

  1. Planejar a Estratégia: aqui é a fase onde se deve definir os objetivos e as metas do projeto do novo site baseando-se nas personas desenvolvidas lá no seu planejamento de Inbound Marketing, realizar pesquisas quantitativas e qualitativas e pode incluir suposições, mas que estejam embasadas através de dados.
  2. Lista de desejos: É muito importante fazer um brainstorm com seu time para definir quais paginas de conteúdos são interessantes e serão mantidas ou excluídas, funcionalidade e ferramentas, e isso inclui, landing page, pop-up formulários e etc. aqui a premissa menos é mais, seja objetivo, direto e claro com seu cliente.
  3. Launchpad: Com as etapas acimas concluídas é hora de colocar a mão na massa e lançar uma versão simples do site imediatamente, robusta e limpa, capaz, de receber melhorias contínuas, pois como já falamos o mercado de tecnologia muda tudo o tempo todo e o seu site, que hoje é o seu principal cartão de visita, não pode esperar meses ou anos para que passe por atualizações.

Já a segunda fase, é totalmente cíclica e nunca para ela está dividia em 4 etapas e tem como principal foco a sua persona definida lá no seu planejamento de Inbound Marketing, aqui o período é um pouco mais longo e deve durar de 8 a 11 meses.

  1. Planeje: Não adianta planejamento é tudo e minimiza os riscos o tempo todo, é como aquele velho ditado, “se você não sabe para onde vai qualquer lugar serve”. Você já implementou uma primeira fase do seu site, agora revise a performance do mesmo, compare com as metas originais, pesquisa adicional e inclusão de novos itens à lista de desejos.
  2. Desenvolva: Desenvolva, aplique e divulgue as ações definidas na etapa de planejamento. Verifique sua efetividade e impacto criados.
  3. Aprenda: importante, aprenda sempre, com base nos resultados e dados, você pode alterar sua lista de desejo e descobrir que tais itens não interessam ao seu cliente, e somente realizavam os desejos do seu CEO, se for necessário remova itens desnecessários ou adicione elementos que podem contribuir com a jornada de compra do seu cliente
  4. Compartilhe: Ter uma base de lições aprendidas é sempre importante, pois compartilhar novos conhecimentos adquiridos com os demais setores da sua empesa é importante para que todos estejam na mesma sintonia para a melhoria continua do sucesso do cliente.

Acima já te mostrei porque Growth Driven Design trabalha com base na metodologia Inbound Marketing e, juntos, são a receita para um crescimento acelerado no crescimento da sua empresa na geração de leads e de vendas convertidas. Veja alguns pontos que eles se assemelham:

  • Foco em resultados – Aqui não há feeling ou suposições, as ações são totalmente tomadas baseadas em dados a partir do comportamento do cliente
  • Adaptável às tendências – sempre mudando e caminhando junto mercado e à indústria
  • Maior envolvimento – Seu publico fica mais engajado com seus conteúdos relevantes e com menos distrações com tantos formulários de cadastros, pop ups, CTA, e etc, além de poder se tornar um grande promotor da sua marca, porque se o conteúdo for relevante para ele, muito provavelmente ele irá compartilhar nas redes sociais dele.
  • Personas – construir a persona certa é operar em função dela, no objetivo comum de toda a empresa
  • Equipe mais integrada e Colaborativa – o Growth Drive Design é um ciclo mensal incorporado no dia a dia da sua empresa. Todos fazem parte do processo e todos precisam participar, seja a área de TI, de Vendas, Atendimento ao Cliente, Customer Sucess, Produtos e Marketing, quando todos trabalham integrados o foco, no crescimento da empresa e desta forma ele torna-se maior e mais acelerado, porque de fato o que todos nós queremos é gerar mais vendas e obter clientes mais felizes.

Mas muito importante, e volto a reforçar, hoje, e pode ser que amanhã não seja mais assim, não tem mais como você não pensar numa metodologia de Inbound Marketing, atrelado a uma estratégia de Growth Drive Design sem uma ferramenta de automação de marketing, porque senão será apenas gastar esforços e não medir resultados, não qualificar seus leads e muito menos entender em que nível no funil de vendas ele se encontra para receber uma abordagem da sua equipe de venda mais assertiva para o fechamento de um produto ou serviço, e por favor, preocupe-se com a sua retenção, um cliente feliz é muito mais valioso do que ficar se esforçando para adquirir novos clientes, porque pode acreditar, um cliente feliz é um promotor da sua marca e ele fará isso com amor e com vontade, você não precisará pedir isso a ele.


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Autor

Sou uma profissional orientada para resultados, com visão sistêmica e foco em planejamento estratégico. Atuo como consultora de negócios digitais e ofereço aos meus clientes todo conhecimento e know-how adquirido em 17 anos de mercado, provendo serviços e soluções para web com estratégia direcionada em marketing digital. Proporciono as pequenas e médias empresas posicionamento mercadológico no ambiente digital, sempre com foco em resultados, para que o cliente consiga atingir seus objetivos e sua presença online resulte em mais negócios.

Carol Merten

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