Carreira

Ξ Deixe um comentário

Da série: Perfil profissional, que caminho seguir?

publicado por Alexander Pinheiro

Em determinado momento de nossas carreiras nos deparamos com o dilema de se especializar em Gestão, ou nos especializarmos profundamente e uma área técnica especifica. As opiniões de qual melhor caminho seguir são diversas, cada profissional tem um jeito muito particular de enxergar as coisas, para ter visão é preciso de referências e alguma bagagem além do nível acadêmico. Como seria possível então decidir se normalmente estes empasses, essas dúvidas são criadas ainda bem cedo na carreira, até porque na área de TI as coisa andam bem rápido não é mesmo ?

Não existem fórmulas mágicas, mas podemos verificar alguns pontos que podem auxiliar a nortear os caminhos.

  1. Procure decidir por especializações onde existam atividades que goste de realizar, para os analistas de plantão pode não soar muito lógico, mas é o primeiro passo e o mais importante a ser dado na sua escolha. Claro que em qualquer profissão existem tarefas não tão agradáveis, mas procure por um caminho que estas estejam em menor percentual. Conversando com colegas mais experientes e mesmo aqui no portal você encontrará muitos relatos de profissionais qualificados sobre diversas especializações.
  2. Identifique suas habilidades naturais e as cruze com as habilidades necessárias para a especialização em questão. (não vale perguntar à mãe).
  3. Pesquise a demanda de mercado da especialização em sua região e / ou nas regiões que pretende se basear, muitas de nossas especializações simplesmente não se adaptam a rotina de vida sempre em uma mesma cidade ou mesmo país.
  4. Pesquise a faixa salarial e projete pelo menos 4 anos com esta para suas necessidades, é o tempo que você vai precisar para executar a próxima e última etapa. Se o resultado financeiro de sua pesquisa não for condizente com este período, não estando dentro das suas expectativas, “try again…” tente escolher outra especialização, ou se tornará um aventureiro, não um profissional. Claro que não é uma regra e mesmo nas regras existem exceções, mas é uma boa referência a seguir na maioria das especializações.Para a mesma especialização, em nosso território nacional os salários e os custos de vida variam demais, assim como as demandas.
  5. Se pensa que terminou ou está terminando os estudos, esqueça, a roda de TI gira sobre o desenvolvimento humano, técnico, gerencial e comportamental. Após decidir invista pelo menos 4 anos sobre a especialização escolhida. Depois desta etapa concluída, continue se desenvolvendo, estudando, pesquisando, afinal foi uma escolha sua não uma imposição, faça esse favor a si mesmo e aproveite a oportunidade de fazer parte  do grupo de seletos profissionais de TI,  cada dia mais importantes nas organizações e fundamentais para as novas demandas de mercado. Afinal que outra profissão une no nome as palavras Informação e Tecnologia, palavrinhas que revolucionam o mundo.

Claro que existem dezenas de outras variáveis, mas estas são cinco dicas básicas para auxiliar na decisão.

Convido nossos especialistas a comentarem sobre a demanda de sua especialização em sua região, assim como as habilidades que julgam necessárias para exercê-las. Assim poderemos fazer um mapa atualizado bem real do cenário. Que acham ?

Forte abraço à todos.

** Leia também (Perfil Profissional, Que Caminho Seguir I) http://www.tiespecialistas.com.br/2011/05/perfil-profissional-que-caminho-seguir/

Artigos Relacionados




Autor

Mais de 20 anos de experiência em TIC e 10 em Marketing, Graduado e Pós Graduado nos segmentos, além de MBA em Governança de TI. Especialista em Segurança da Informação, Consultoria de Software, Perfil Profissional e Carreiras, ERP, CRM, WMS, FV , B2B, B2C e Gestão de Infraestrutura de TI. Professor de Graduação e Pós Graduação. Diretor da Consultoria em TIC - Aquila / http://aquilaconsultoria.com.br Gerente de TIC e Marketing na Distribuidora Riomed / SC Skill em ITIL, COBIT, PMI, SCRUM, CMMI, SARBANES OXLEY, PESI, AIM - IFS, ISO Série 2700, 9000 entre outras. Atuou em empresas como: Embratel, Xerox, Telemig e Amazonia Celular, Petrobras, Módulo Security, Victor Hugo, RM Sistemas, Datasul, IFS, Athos Farma, Vale Sul, Casa & Vídeo, Sesef, Delba Marítima, Eschola.com, Stefanini IT Solution, Glaxo, Secretaria da Fazenda da Bahia entre outras. Foi Diretor dos grupos cariocas Insight Soluções e 3W Soluções, atualmente é Executivo de TIC e Marketing na Riomed Distribuição em Santa Catarina e Diretor da Consultoria Empresarial Áquila com sede no Alto Vale do Itajaí. http://www.aquilaconsultoria.com.br Skype: alexander.pinheiro Linkedin: http://www.linkedin.com/pub/alexander-pinheiro/6/310/441 Email: azpinheiro@gmail.com

Alexander Pinheiro

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Siga-nos!

Patrocínio

Facebook

Facebook By Weblizar Powered By Weblizar

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes