CarreiraDa série: Perfil profissional, que caminho seguir?

Da série: Perfil profissional, que caminho seguir?

-

Publicidade

Em determinado momento de nossas carreiras nos deparamos com o dilema de se especializar em Gestão, ou nos especializarmos profundamente e uma área técnica especifica. As opiniões de qual melhor caminho seguir são diversas, cada profissional tem um jeito muito particular de enxergar as coisas, para ter visão é preciso de referências e alguma bagagem além do nível acadêmico. Como seria possível então decidir se normalmente estes empasses, essas dúvidas são criadas ainda bem cedo na carreira, até porque na área de TI as coisa andam bem rápido não é mesmo ?

Não existem fórmulas mágicas, mas podemos verificar alguns pontos que podem auxiliar a nortear os caminhos.

  1. Procure decidir por especializações onde existam atividades que goste de realizar, para os analistas de plantão pode não soar muito lógico, mas é o primeiro passo e o mais importante a ser dado na sua escolha. Claro que em qualquer profissão existem tarefas não tão agradáveis, mas procure por um caminho que estas estejam em menor percentual. Conversando com colegas mais experientes e mesmo aqui no portal você encontrará muitos relatos de profissionais qualificados sobre diversas especializações.
  2. Identifique suas habilidades naturais e as cruze com as habilidades necessárias para a especialização em questão. (não vale perguntar à mãe).
  3. Pesquise a demanda de mercado da especialização em sua região e / ou nas regiões que pretende se basear, muitas de nossas especializações simplesmente não se adaptam a rotina de vida sempre em uma mesma cidade ou mesmo país.
  4. Pesquise a faixa salarial e projete pelo menos 4 anos com esta para suas necessidades, é o tempo que você vai precisar para executar a próxima e última etapa. Se o resultado financeiro de sua pesquisa não for condizente com este período, não estando dentro das suas expectativas, “try again…” tente escolher outra especialização, ou se tornará um aventureiro, não um profissional. Claro que não é uma regra e mesmo nas regras existem exceções, mas é uma boa referência a seguir na maioria das especializações.Para a mesma especialização, em nosso território nacional os salários e os custos de vida variam demais, assim como as demandas.
  5. Se pensa que terminou ou está terminando os estudos, esqueça, a roda de TI gira sobre o desenvolvimento humano, técnico, gerencial e comportamental. Após decidir invista pelo menos 4 anos sobre a especialização escolhida. Depois desta etapa concluída, continue se desenvolvendo, estudando, pesquisando, afinal foi uma escolha sua não uma imposição, faça esse favor a si mesmo e aproveite a oportunidade de fazer parte  do grupo de seletos profissionais de TI,  cada dia mais importantes nas organizações e fundamentais para as novas demandas de mercado. Afinal que outra profissão une no nome as palavras Informação e Tecnologia, palavrinhas que revolucionam o mundo.

Claro que existem dezenas de outras variáveis, mas estas são cinco dicas básicas para auxiliar na decisão.

Convido nossos especialistas a comentarem sobre a demanda de sua especialização em sua região, assim como as habilidades que julgam necessárias para exercê-las. Assim poderemos fazer um mapa atualizado bem real do cenário. Que acham ?

Forte abraço à todos.

** Leia também (Perfil Profissional, Que Caminho Seguir I) https://www.tiespecialistas.com.br/2011/05/perfil-profissional-que-caminho-seguir/

Alexander Pinheirohttps://aqlconsultoria.com
Prof. Alexander Pinheiro (CEO - AQL Consultoria) (Diretor Linx Stone - Rio do Sul)Fundador AQL Consultoria, Diretor de Franquia Linx, Consultor em Gestão de Tecnologia da Informação, Inovação e Transformação Digital; inteligência Competitiva; Gestão de Pessoas; Gestão Empresarial; Direito Trabalhista Foi Diretor dos grupos cariocas Insight Soluções e 3W Soluções, foi Executivo de TIC e Marketing na Riomed Distribuição em Santa Catarina e atualmente dedica-se à Consultoria Empresarial AQL e Gestão da Franquia Linx Stone de Rio do Sul - SC.https://aqlconsultoria.comContatos: @profalexanderpinheiro Linkedin: https://www.linkedin.com/in/azpinheiro/ Email: alexander@aqlconsultoria.com

Latest news

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Vazamento de dados do Google revela os segredos do algoritmo de buscas e mostra o que realmente funciona

O vazamento de informações desmistifica uma série de declarações feitas nos últimos anos de que o Google utiliza determinadas variáveis para ranquear os sites. Entre as milhares de páginas, que funcionam como um repositório de informações, é possível definir com mais clareza quais dados são realmente usados para classificar o conteúdo da pesquisa, e pode-se ter uma ideia de quais informações a comunidade de SEO já imaginava que eram reais — mas o Google dizia que não.

Os quatro desafios da implementação de IA generativa no atendimento ao cliente

Na indústria de telecomunicações, a IA generativa promete aumentar a produtividade e a lucratividade das empresas. E tornar ainda mais personalizada a experiência do cliente. Com acesso a uma base de conhecimento da empresa, o atendimento se tornará mais complexo, mais assertivo, respondendo às necessidades dos clientes com mais rapidez e de uma forma mais humanizada. Isso se torna extremamente importante quando pensamos no volume de atendimentos que grandes empresas B2C precisam realizar diariamente.

Transformação Digital nas Empresas Brasileiras: O Papel dos Líderes e dos Data Centers

A transformação digital no Brasil está avançando rapidamente, impulsionada pela necessidade de se adaptar às novas tecnologias e demandas do mercado. De acordo com a Pesquisa Global de Transformação Digital da Deloitte, 56% das empresas brasileiras já implementaram ou estão em processo de implementação de estratégias de transformação digital, particularmente nos setores de tecnologia e serviços financeiros.
Publicidade

3 passos para ampliar a experiência do paciente por meio da Inteligência Artificial

Segundo estudos da consultoria Gartner, 59% dos financiadores dos EUA estão priorizando tecnologias de interoperabilidade dos sistemas centrais, enquanto que 53% optam por recursos de experiência ao consumidor. A partir da análise desses dados, é possível observar que esse avanço tecnológico não só otimiza procedimentos médicos, mas também personaliza a experiência do paciente, tornando cada consulta mais focada e eficaz.

Como a tecnologia moderna está afetando o esporte cibernético

O nascimento do esporte cibernético ocorreu na década de 1990 e no início dos anos 2000, quando as LAN parties eram o auge da vida social dos jogadores. Naquela época, não havia sequer um conceito para o desenvolvimento de uma disciplina profissional.

Must read

5 Insights sobre Gestão da Experiência

Empresas de referência em Gestão da Experiência crescem 190% mais que a média do seu segmento. É o que aponta o Relatório do Boston Consulting Group (BCG). E os resultados positivos não param por aí: o retorno de investimento pode ser até 55% maior para acionistas das empresas em um prazo de cinco anos e o NPS chega a aumentar cerca de 70%.

Vazamento de dados do Google revela os segredos do algoritmo de buscas e mostra o que realmente funciona

O vazamento de informações desmistifica uma série de declarações feitas nos últimos anos de que o Google utiliza determinadas variáveis para ranquear os sites. Entre as milhares de páginas, que funcionam como um repositório de informações, é possível definir com mais clareza quais dados são realmente usados para classificar o conteúdo da pesquisa, e pode-se ter uma ideia de quais informações a comunidade de SEO já imaginava que eram reais — mas o Google dizia que não.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you