Carreira

Ξ 1 comentário

Carreira padrão FIFA

publicado por Alberto Parada

Figura - Carreira padrão FIFAHá quase dois anos, os noticiários mostravam diariamente comissões de delegados da FIFA vistoriando os estádios para a Copa e uma frase tornou-se famosa que virou referência de qualidade: “Padrão FIFA”.

Um bando de gente foi para as ruas protestar contra o dinheiro público gasto nos estádios, que o correto seria investir em escolas, hospitais, e no final tudo para variar acabou em festa, a copa foi um sucesso e já que não ganhamos pelo menos fizemos a Copa das Copas, afinal alguma coisa fora de série o Brasil sempre tem que fazer, seja para o bem seja para o mal.

O legado da Copa além da inesquecível ressaca dos 7 a 1 foram estádios não terminados e totalmente subutilizados, uma enxurrada de dinheiro gasto de maneira desnecessária e porque não dizer uma ajudinha na crise econômica que explodiu em 2015.

Não acredito que algum brasileiro tivesse dúvida sobre desvios de dinheiro em todo o processo da organização da Copa, talvez os mais inocentes não acreditavam que seria possível os gringos, aqueles homens altos loiros com olhos claros falando aquelas línguas estranhas pudessem ser tão ou mais corruptos do que nossos nanicos malfeitores.

Pois é, a casa caiu, até o presidente da FIFA pediu para sair, e o que parecia impossível está acontecendo, um monte de gente corrupta e inescrupulosa está indo para a cadeia, o bom que na Suíça não tem o jeitinho brasileiro e todos continuarão presos.

Da mesma maneira que os noticiários estampavam o padrão FIFA, assistimos diariamente uma enorme quantidade de instituições de ensino dizendo que são diferenciadas, que possuem “Padrão FIFA” e que um diploma deles abre portas para o sucesso profissional.

Semelhante ao que acontecia antes da Copa, o povo fica atônito com a propaganda e acredita que uma instituição que vê o aluno como cliente e que está muito mais preocupada em não perder dinheiro com a evasão do que passar conhecimento, possa fazer alguma diferença na carreira de alguém.

No futebol, o padrão FIFA além de levar fortunas para poucos, elitizou o futebol. A Champions League de longe é muito mais importante que o Campeonato Brasileiro, estamos conhecendo jogadores brasileiros que nunca jogaram por aqui e têm dificuldade até de falar o português, enquanto a base na formação de novos talentos deixou de ser os campos no Brasil para transferir-se para os grandes clubes Europeus.

Com a educação não é diferente, para os muitos que só têm oportunidade de estudar em instituições de terceira linha, restam os subempregos mal remunerados e sem futuro, nada muito diferente daqueles que não têm qualificação. Para os que tiveram a sorte de nascer em uma família em melhores condições financeiras, o caminho da carreira será outro totalmente diferente como, por exemplo, programa de trainee nas maiores empresas, intercâmbio e possibilidade de atuar em qualquer país do mundo.

O resultado dessa comparação é que iremos continuar durante muitas gerações a levar de 7X1 de qualquer nação minimamente preocupada com a educação.

[Crédito da Imagem: Carreira padrão FIFA – ShutterStock]

Autor

Fundador do : descomplicandocarreiras.com.br

Alberto Parada

Comentários

1 Comment

  • Texto Excelente!
    Descreve bem como são as oportunidades no Brasil para quem tá à margem do governo e seus pequeníssimos feitos na educação.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes