Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

vSphere Data Protection Advanced a evolução do backup

publicado por Frederico Neves

Olá pessoal, a algum tempo atrás eu falei aqui mesmo no site sobre uma ferramenta de backup da VMware chamada vSphere Data Protection, quem quiser dar uma olhada nesta incrível ferramenta clique aqui e confira, hoje eu gostaria de falar sobre uma evolução da ferramenta o vSphere Data Protection Advanced.

vSphere Data Protection Advanced a evolução do backup

vSphere Data Protection Advanced a evolução do backup

Esta ferramenta lançada pela VMware ficou ainda melhor e gostaria de falar do que ela traz de benefícios para você que pretende adotar o VMware e ainda tem duvidas se vale a pena ou não o investimento, com certeza o VDP é um diferencial, segue a lista daquelas que jugo serem um ponto muito a favor do VDP:

Eficiente

  • Tamanho variável: os dados são divididos em segmentos de tamanhos variáveis, o que permite as maiores taxas de eliminação de duplicação: em média, 99% para sistemas de arquivos e 96% para bancos de dados.
  • Global: a eliminação de duplicação é comparada entre todas as VMs incluídas no backup realizado por um mesmo appliance virtual VDP Advanced, reduzindo o armazenamento de backup necessário em até 95%.
  • Cliente: para backups no nível do guest, os agentes executam a eliminação de duplicação no nível da VM, reduzindo o impacto diário sobre a rede virtual em até 99% em relação aos métodos tradicionais de backup completo.

Rastreamento de blocos alterados

Esta feature trabalha junto com a deduplicação de dados, ela varre o disco virtual realizando o backup somente dos blocos modificados, ou seja só é inserido no backup aquilo que foi realmente alterado.

Restauração dos blocos alterados

Quando falamos em restore o VDP também sai na frente, como ele faz o backup dos blocos alterados no restore também é restaurado somente os blocos comparado com o ultimo backup. Um exemplo pratico disso é que se você quer voltar o backup da terça na quarta feira ele só irá restaurar aquilo que foi modificado no ultimo dia e não a VM inteira, isso reduz o tempo de backup em até 30 vezes.

Simples

Integração com o vSphere

O VDP é totalmente integrado com o ambiente vSphere, facilitando assim o seu gerenciamento pois no cliente web só é adicionado mais um ícone, ou seja você administra o seu ambiente virtual e o seu backup de um mesmo lugar.

Fácil implantação

Implantar o VDP é muito simples, você precisa de apenas um DNS ativo e funcionando que em poucos cliques você tem um backup implementado.

Restauração a nível de arquivos

Além de restaurar a VM inteira o VDP também lhe da opção de restaurar de arquivos ou pastas, não sendo necessário o uso de mais alguma ferramenta de backup extra.

Backup de aplicativos

Agentes do Microsoft SQL e do Exchange: fornece agentes específicos de aplicativos para proteger esses aplicativos essenciais aos negócios. O agente leve instalado na VM executa a eliminação de duplicação dos dados, transferindo apenas os blocos modificados diferentes para o appliance VDP Advanced. O VDP Advanced possibilita o mais alto grau de eliminação de duplicação no nível do guest.

Consistência de aplicativos: o backup e a recuperação no nível do guest garantem a consistência dos estados dos aplicativos, o que é essencial para garantir a proteção confiável dos aplicativos essenciais aos negócios.

Recuperação de itens individuais

  • Agente do Microsoft Exchange Server: oferece recuperação de bancos de dados individuais com opções de restauração em bancos de dados especiais do Exchange a fim de realizar recuperação detalhada de caixas de correio e mensagens.
  • Agente do Microsoft SQL Server: permite a recuperação do aplicativo inteiro, de bancos de dados individuais ou somente de logs.

 

Autor

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup. Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware. Contato: (44) 8411-2684 email: contato@fredericoneves.com.br

Frederico Neves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes