Cloud Computing

Ξ Deixe um comentário

Conheça a fundo a Virtualização e VMware – Parte 3

publicado por Frederico Neves

Pessoal em primeiro lugar gostaria de pedir desculpas pela demora no post, estou prestes a me casar e a correria tem sido grande rsss.

Dando continuidade em nossa série de artigos, hoje gostaria de falar sobre a camada de virtualização.

A camada de virtualização consiste no ESXI, ele é responsável por abstrair do host físico o processamento, memória, vídeo, armazenamento e todos os recursos que uma máquina virtual necessita para funcionar.

A camada de virtualização também incorpora serviços de aplicativos, como tolerância a falhas que garantem a disponibilidade, segurança e escalabilidade.

Arquitetura de um Data Center Virtual

O vSphere virtualiza toda a sua infraestrutura de TI, incluindo servidores, storages e switchs de redes, agregando estes recursos a apresentando de forma uniforme para o ambiente virtual.

Com o ambiente vSphere é possível gerenciar todos os recurso de TI de um único software possibilitando o compartilhamento destes recursos com todo o negócio.

Figura 1-1 Elementos chaves na arquitetura de um Data Center virtual

1

Com vSphere é possível gerenciar todos os recursos de sua infra de TI como:

  • Provionar em resource pools processamento e memória
  • Criar datastores ou cluster de datastores com as luns físicas mapeadas pelo storage
  • Criar recursos de rede como vLan
  • Criar e editar maquinas virtuais

Os Hosts são a representação virtual dos recursos abstraídos através da virtualização é dele que é abstraído memória e processamento por exemplo.

Um conjunto de 2 ou mais hosts funcionando em conjunto forma-se um cluster, onde maquinas virtuais podem ser adicionadas ou removidas.
Um outro fator interessante é que podemos utilizar estes recursos do cluster para formar pools de recursos garantindo a determinadas maquinas um quantia exata de processamento e memória.

No vSphere os Datastores são representações virtuais do storage físico, estes recursos podem vir das seguintes fontes:

  • Discos locais Satas, SCSI ou SAS
  • SAN por fibra
  • SAN por ISCSI
  • NAS

Um cluster de datastore é uma junção de 2 ou mais datastores realizando um balanceamento de carga.

Uma rede virtual tem a finalidade de realizar a comunicação entre maquinas virtuais e de maquinas virtuais com o a rede física, as maquinas virtuais podem estar em um determinado host, cluster ou pool de recursos que não ira interferir na comunicação entre elas.

Host, Cluster e Pool de Recursos

Um host representa os recursos totais de um servidor x86, se o servidor possuir 4 CPUS dual core rodando a 4GHZ com 32 GB de memória RAM então o host possui 32 GHZ de processamento e 32 GB de RAM disponíveis para as maquinas virtuais, já um cluster é a junção de 2 ou mais hosts unindo a sua capacidade de processamento e memória em um so lugar. Por exemplo, se um grupo possui 8 servidores com quatro processadores dual core rodando cada a 4 GHZ de processamento e 32 GB de memória, o cluster ira possuir 256 GHZ de processamento e 256GB de memória disponível para executar maquinas virtuais.

Pool de Recursos é uma parcela de recursos do host ou cluster para uma determinada maquina ou conjunto de maquinas. Por exemplo, você pode falar que de todos os seus recursos 30GHZ  e 40GB de memória ficarão disponíveis para seus banco de dados.

Exemplo de utilização de Pool de Recursos

A Imagem a abaixo ilustra o uso do pool de recursos, um cluster possui 3 servidores x86 com 4GHZ de processamento cada e 16GB de RAM, o departamento financeiro possui reservado para ele 32GB de RAM e 8 GHZ de Processamento, ficando 4GHZ e 16GB de RAM para a outra maquina virtual, dos recurso do financeiro é criado um pool para o departamento de contabilidade com 4GHZ e 16GB de RAM, deixando 4GHZ e 16GB de RAM para o departamento de folha de pagamento.

2

Você pode alterar dinamicamente os recursos do pool. Por exemplo, no final do ano a carga de trabalho é maior na contabilidade então você pode alocar mais recursos para ela, já no inicio do ano o departamento de pagamento tem um fluxo maior então você pode alocar mais recursos para ele, tudo isso de forma simples e pratica. Os recursos que não estão sendo utilizados pelo pool podem ser compartilhados com outras maquinas virtuais. Por exemplo, se o a contabilidade não estiver utilizando todo os seus 4GHz de processamento, outras maquinas virtuais poderão utilizar caso precise.

Bom pessoal na próxima semana eu trarei a continuação falando dos serviços do vSphere ainda nesta camada de Data Center, fique ligado só estamos no começo de tudo

Autor

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup. Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware. Contato: (44) 8411-2684 email: contato@fredericoneves.com.br

Frederico Neves

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes