TI Corporativa

Ξ Deixe um comentário

Por quê alocar um recurso?

publicado por Luis Silva

Nos últimos anos uma modalidade de trabalho cresceu no meio do mercado de tecnologia o Body Shop, ou alocação de profissional, mais conhecido como Alocação de Recurso.

Neste artigo pretendo mostrar alguns exemplos e explicar melhor esta nova modalidade e a tendência deste “novo” mercado.

De acordo com a gramática, a palavra “alocar” é um verbo transitivo indireto, ou seja, ele precisa de um complemento (neste caso um complemento verbal): Então quem aloca, aloca a alguma coisa (pessoas ou objetos).

A moda agora que provavelmente irá crescer é a alocação de empregadas domésticas, com os novos encargos aplicados pelo Governo, muitos chefes de família irão entrar nesta modalidade de Alocação de Recurso, procurando empresas especializadas neste ramo.

Mas estamos em um site de TI então vamos focar em nosso mundo.

Muitas empresas prestadoras de serviços, que antigamente, digo no máximo 1 ou 2 anos atrás, ofereciam apenas serviços de consultoria, agora colocaram em seu catálogo de oportunidades a  modalidade de “Alocação de Recursos”, criando também uma área e cargo apenas para cuidar desta nova modalidade, com um nome muito atraente “Gerente de Recursos”, profissional com conhecimentos de TI e ênfase em RH.

Falando do lado de quem contrata o serviço de alocação de recursos, algumas destas empresas tentam usar esta modalidade como uma forma de “baratear” um determinado projeto.

Realmente o foco seria redução de custos! Mas não para projetos, desta forma a empresa apenas está “tapando o sol com a peneira”, pois o gerenciamento desse alocado ficará por sua responsabilidade. Podendo causar problemas.

Podemos utilizar a “Alocação de Recursos” em vários cenários, mas irei citar dois.

Em meu ponto de vista a aplicação correta de uma alocação é utilizar a expertise da empresa contratada.

Você deve estar se perguntando! O que isso significa?

Para melhor visão desses cenários. Vou exemplificar.

Caso o seguimento de sua empresa seja contabilidade, então por quê você deveria manter um time de TI completo? Você deve se preocupar, com quem traz dinheiro para sua empresa no seu caso os contadores, correto?

Neste cenário você pode possuir alguns profissionais internos de TI, e alocar os demais.

Outra utilização de Alocação de Recursos seria.

Sua empresa tem um time completo de TI, Gerente de TI, analistas, arquitetos, desenvolvedores e gerente de projetos. Então surge uma nova demanda de projeto, exemplo do RH, e essa demanda, como estimado pelo seu time vai durar 3 meses, e o Gerente de TI avisa que vai precisar de mais pessoal. Uma contratação CLT seria improvável, como contratar e ter que mandar embora em 3 meses? Isso mesmo. Podemos utilizar a modalidade de alocação de recursos.

Você deve estar se perguntando: Esse cara esta caindo em contradição, no sétimo parágrafo fala que não deve usar para um projeto e agora usa? Eu lhe respondo caro leitor, no sétimo parágrafo, os clientes não possuem uma estrutura de gerenciamento de projetos interno, por isso não é viável.

A empresa que oferece esses profissionais, focada no serviço de tecnologia, possuem um time de “BackOffice” auxiliando os alocados, e caso ocorra algum problema, o mesmo será resolvido rapidamente, e também é oferecido e utilizado as tecnologias mais recentes do mercado TI.

Caso ocorra algum problema a substituição do profissional é muito fácil, visto que as empresas que oferecem esses serviços possuem um vasto banco de dados de currículos.

Como no primeiro exemplo, sai muito caro para o escritório de contabilidade manter um profissional, especialista na ferramenta ou na tecnologia. Imagine quando seria para este escritório manter um especialista em SharePoint, por exemplo.

Outro atrativo é não possuir ENCARGOS TRABALISTAS: INSS, FGTS, multas rescisórias todo o tramite do regime CLT, porque eu cliente iria querer estes custosou problemas?

Com isso repondo a pergunta do enunciado. Porque Alocar um Recurso?

Bom. Espero que tenha gostado da matéria

Autor

Carreira desenvolvida na área de Tecnologia da Informação, com ampla experiência na implantação e manutenção de redes e servidores e gerenciamento de Projetos, desenvolvida em empresas de grande e médio porte. Bacharel em Ciências da Computação e Tecnólogo em Redes de Computadores Atualmente Gerente de Recursos na Brasoftware Informática. E-mail: laps.tecnologia@outlook.com

Luis Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes