Mobile

Ξ 2 comentários

O Futuro da Tecnologia 3G no Brasil

publicado por Alex Silva

O Brasil tem demonstrado um forte crescimento na tecnologia 3g e isto é muito bom para todos que dependem de acesso à internet com qualidade. Acredito que estamos saindo de uma situação de plena estagnação que predominou por muitos anos em nosso Brasil.

Mas não são apenas críticas, temos também que ressaltar o esforço que tem sido feito para levar nosso país a um patamar mais elevado o que demonstra uma melhora na qualidade dos serviços prestados e por consequência uma maior inclusão digital.

O Brasil deve ter 35 milhões de assinantes de serviços 3G em 2011 e 107 milhões em 2014. Pelo menos esta é a previsão da Qualcomm para este mercado nos próximos anos no país. Segundo a Anatel, o número dos acessos 3G cresceu 116% de janeiro a outubro deste ano, somando 18,7 milhões.

Veja alguns planos de investimentos esperados para o próximo ano:

A Vivo estenderá a cobertura de Internet móvel a municípios pequenos, alguns isolados, acreditando que a essência dos seus serviços cria desenvolvimento social e econômico nessas localidades. A empresa vê forte potencial de crescimento no setor de Internet móvel, apontando que o número de modens móveis e celulares já supera a oferta no segmento fixo.

A TIM Brasil vai manter em 2011 o mesmo volume de investimentos deste ano, R$ 3 bilhões, e espera como retorno acelerar o desenvolvimento de dados e aumentar o MOU (minutos por uso) de seus usuários que atualmente é baixo.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) conclui o leilão da banda H, última faixa de frequência do espectro disponível para a terceira geração (3G) da telefonia móvel e com isso arrecadou pouco mais de R$ 2,2 bilhões o que permitiu a entrada de novas empresas que passarão a oferecer serviços.

Novas Possibilidades:

As primeiras redes de quarta geração de telefonia celular (4G) baseadas no padrão Long Term Evolution (LTE) precisam entrar em operação no Brasil até 2013. A necessidade de as operadoras terem de investir na nova tecnologia para lançar esse serviço dentro de aproximadamente três anos é para atender ao cronograma da Copa do Mundo que será sediada no País em 2014, além dos Jogos Olímpicos no RJ em 2016. Estes megaeventos atrairão visitantes de diversas partes do planeta, desejosos por acessar grandes volumes de dados o que exigirá banda larga móvel com velocidade superior ao permitido na 3G.

Os grandes atrativos do 4G são a convergência de uma grande variedade de serviços até então somente acessíveis na banda larga fixa, bem como a redução de custos e investimentos para a ampliação do uso de banda larga na sociedade, trazendo benefícios culturais, melhoria na qualidade de vida e acesso a serviços básicos tais como comunicação e serviços públicos antes indisponíveis ou precários.

A 4G tem a previsão de oferecer serviços baseados em banda larga móvel tais como Multimedia Messaging Service (MMS), video chat, mobile TV, conteúdo HDTV, Digital Video Broadcasting (DVB), serviços básicos como voz e dados, sempre no conceito de uso em qualquer local e a qualquer momento. Todos os serviços deverão ser prestados tendo como premissas a otimização do uso de espectro, troca de pacotes em ambiente IP, grande capacidade de usuários simultâneos, banda mínima de 100 Mbit/s para usuários móveis e 1 Gbit/s para estações fixas, interoperabilidade entre os diversos padrões de redes sem fio.

Enfim, parece que investimentos não faltarão, agora só resta esperar para então desfrutarmos de serviços cada vez melhores.

(Fontes de pesquisa – Tecnologia 3g e UOL Tecnologia).

Autor

Certificado Microsoft e com experiência de mais de 14 anos na área de TI como Consultor de Infraestrutura, atuando em Projetos que envolvem Tecnologia Microsoft (Windows Server NT, 2000, 2003, 2008 e 2012, Exchange e Hyper-v). Meu Perfil no Linkedin: Linkedin , Meu Perfil no Microsoft TechNet: Microsoft TechNet e Siga-me no Twitter @alexsilva2012

Alex Silva

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes