Mobile

Ξ Deixe um comentário

GPS com TV Digital

publicado por Gilberto Sudré

A integração de várias funções em um só aparelho é uma prática muito comum para os novos eletrônicos. O melhor exemplo deste funcionamento são os celulares que fotografam, filmam, acessam a Internet, reproduzem músicas, são agenda de compromisso e contatos, servem como ferramenta de pagamento de cartão de crédito e em alguns permitem até fazer ligações telefônicas.

Pois esta integração chegou aos GPS, do português Sistema de Posicionamento Global. Estes localizadores digitais recebem e processam o sinal de 28 satélites que cobrem toda a superfície do globo. Através destes satélites estes dispositivos conseguem calcular a localização do equipamento e permitem a navegação através de mapas digitais.

Pois agora o GPS além da função de localização pode também funcionar como um receptor de TV Digital. Um bom exemplo deste tipo de equipamento é o Moov V505s da fabricante Mio.

A grande tela sensível ao toque de 4,7” tem espaço de sobra para a visualização dos mapas e a iluminação permite uma leitura sem problemas mesmo sob o sol. Os menus de navegação são simples, o que torna fácil para o usuário encontrar a função desejada.

O GPS também permite a conexão com o computador através de uma interface USB para a inclusão de novos recursos e mapas ao aparelho assim como carregar a bateria. O Moov já vem com 2GBytes de memória que pode ser expandida através de um cartão microSD instalado na parte inferior do aparelho. Durante os testes a bateria durou mais de 1:30hr.

Ao ser ligado pela primeira vez o Mio Moov demorou cerca de 2 minutos para detectar os satélites de GPS (um pouco mais do que outros modelos já testados). Depois dos satélites  encontrados a navegação foi precisa e sem problemas.

Os mapas instalados no equipamento são de excelente qualidade e permitem a navegação completa em 535 cidades brasileiras e consegue identificar 1.500 municípios. Além destas referências o Mio Moov possui mais de 1 milhão de pontos de interesse cadastrados, fornecidos pelo Guia Quatro Rodas e os serviços Apontador e iLocal.

A TV Digital integrada é compatível com o padrão 1Seg (o mesmo para dispositivos móveis) e exibe imagens de qualidade razoável. Quando ocupam a tela toda do dispositivo é possível notar uma pequena distorção;

O Mio Moov V505s se mostrou um bom GPS equipado com uma TV Digital que pode ajudar a passar o tempo na hora do engarrafamento. Só tome cuidado para não dirigir assistindo TV pois isto pode causar um acidente.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Professor, Consultor e Pesquisador nas áreas de Segurança da Informação e Computação Forense . Palestrante de Tecnologia. Coordenador do Laboratório de Segurança da Informação – LABSEG do Ifes - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ES. Integrante do Comitê de Tecnologia da OAB-ES. Membro do comitê técnico CB21/CE27 da ABNT sobre Segurança da Informação. Membro fundador da CSA - Cloud security Alliance. Comentarista de Tecnologia da Rádio CBN, TV Gazeta, Jornal A Gazeta, Revista ES Brasil, Revista Espírito Livre e Portal TIEspecialistas. Autor dos livros Antenado na Tecnologia, Redes de Computadores e Internet:O encontro de 2 Mundos. Fã de Tecnologia e apaixonado pela Fotografia. Mantem o blog http://gilberto.sudre.com.br com as suas publicações, seus programas de TV e de Rádio.

Gilberto Sudré

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes