Segurança da Informação

Ξ Deixe um comentário

Você sabe qual o destino do backup em nuvem da sua empresa?

publicado por Eduardo Damas

Vejo muito donos de empresas e gerentes de T.I preocupados com segurança da informação usando senhas complexas, politicas rigorosas de acesso a rede, investindo caro em softwares de segurança, mas quando verificamos onde é armazenado os dados de backup em nuvem da empresa, os mesmos se encontram em Datacenters espalhados por Estados Unidos, Rússia e demais países da Europa onde a Lei Brasileira de proteção de dados não vale de nada!

Se os dados do seu backup forem acessados ou compartilhados você não pode nem processar a empresa porque as nossas leis não têm efeito algum em países estrangeiros.

Para empresas como por exemplo Cartórios e Contabilidades esse assunto é ainda mais complicado porque geralmente essas empresas guardam dados de clientes, como imposto de renda, histórico financeiro de empresas, entre outros.

O governo Brasileiro inclusive passou a exigir que todos os seus dados em nuvem sejam armazenados dentro do Brasil devido a vazamento de informações para governos estrangeiros.

Para Cartórios essa regra também passou a valer com a CNJ Provimento n°74.

Fora a questão de segurança tem a questão de latência de rede, você já imaginou se um dia seu servidor parar e precisar retornar um backup de 500GB que está alocado em um Datacenter na Carolina do Norte-EUA, por exemplo? Por experiencia própria 3 dias em média com um link de internet de boa qualidade. Já acompanhei casos que para retornar um volume 200GB demorou 7 dias.

Por isso é muito importante optar por Datacenters alocados no Brasil e com a certificação Tier 3 que a certificação máxima para segurança e desempenho de Datacenters.

Fazendo isso você estará coberto pela lei de proteção de dados do Brasil e terá desempenho tanto nas rotinas de backup, quanto em uma possível restauração.

Não esqueça de usar soluções que tenham opção de backup local também, assim você tem seu backup redundante e pode ter a opção de fazer uma restauração do backup local sem precisar baixar pela internet o que diminui consideravelmente o tempo de restauração.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Profissional qualificado e certificado na área de infraestrutura em T.I com foco em projetos envolvendo virtualização e alta disponibilidade de serviços e servidores, plano de recuperação de desastres, redundância de dados, backup corporativo, Microsoft Windows Server e suas funções, Microsoft Azure, Office 365 e gerenciamento NOC. - Consultor em tecnologia. Damas Soluções Em Tecnologia

Eduardo Damas

Comentários

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.