TI CorporativaMarketing & TecnologiaVocê (realmente) sabe o que é performance?

Você (realmente) sabe o que é performance?

-

Figura - Você (realmente) sabe o que é performance?Em tempos de crise e, principalmente de mercados tão competitivos, muito se fala de resultado e performance. Agências de publicidade tradicionais e principalmente digitais de pequeno, médio e grande portes já absorveram o uso frequente destas palavras e as aplicam em todo e qualquer tipo de debate empresarial. Defendem com unhas e dentes, diante de seus clientes e do mercado, a importância de agir e reagir com performance e resultado.

Desta forma, o famoso ROI virou o “REI”. E, como a história conta, o Rei é quem manda e, para ele, o que importa são os fins e não os meios, afinal, o momento que vivemos exige isso, certo? Errado! Em um cenário onde a informação, como matéria-prima, está cada vez mais abundante, o primeiro erro que se comete é confundir performance com resultado.

Na arte, a performance seria atuar com perfeição transmitindo sentimentos e emoções e seus resultados seriam aplausos e bilheterias cheias. Já no esporte, a performance seria a união da execução de movimentos e técnicas perfeitas com a força física e os resultados seriam medalhas e recordes. Desta forma, performance se torna indiscutivelmente a representação dos meios e os resultados seguem como os fins. A melhor representação de performance, no entanto, quando nos referimos a empresas e negócios é a de máquinas e motores, onde a performance representa, através do funcionamento de cada um de seus componentes em conjunto, a capacidade de alcançar o resultado ou objetivo desejado da forma mais eficiente e menos desgastante possível.

Embora existam no mercado publicitário muitos conceitos, teorias e técnicas circulando, a sensação que se tem é a de que as agências e seus clientes estão atribuindo valor às estratégias digitais através da procura por representações mirabolantes para uma questão extremamente básica, como se para alcançar resultados grandiosos ou desafiadores fosse necessário reinventar a roda ou criar soluções super complexas.

Performance é muito mais simples do que isso, é uma prática diária, uma metodologia que prevê a realização minuciosa de atividades estratégicas definidas a partir de informação e gerando muito mais informação. Nesse sentido, as estratégias digitais têm se destacado através dos 3 V’s do Big DataVolume, Variedade e Velocidade. No entanto, performance não se resume a execução perfeita das atividades – o nome disso é processo. Performance é a forma como se enxerga a atividade, os impactos dela no ambiente no qual ela foi aplicada e principalmente de que forma estes impactos realimentarão a estratégia.

A performance na condução da estratégia exige uma mudança na forma de olhar as ações e precisa estar inserida na filosofia de trabalho, não é uma simples receita a ser executada. É como no futebol: um zagueiro, por melhor que ele seja, jamais irá olhar a bola da mesma forma que um atacante. A visão por trás daquele objeto é completamente distinta. Um zagueiro possui fundamentos bem definidos, cada ação gera uma reação intimamente ligada ao objetivo maior. No mesmo campo, o atacante simplesmente joga, faz a parte dele, não foi ensinado nem programado, ele apenas reage aos estímulos considerando cada jogada como um evento isolado e, a partir do histórico acumulado por ele, tomará sua decisão sobre como agir.

Respeitando as devidas posições, somente o zagueiro pode garantir o empate, mas também somente o atacante pode conquistar a vitória. Isso não quer dizer que uma empresa que não possui a abordagem de performance não possa assumir essa posição. Quer dizer apenas que ela deve deixar de olhar o jogo como zagueiro e passar a olhar como atacante, mudando assim sua postura e posição no campo.

Portanto, performance apesar de sua simplicidade, vai muito além da obtenção de resultados objetivamente. Está profundamente ligada à forma de ver e conduzir os processos e atividades. Sendo assim, performance não torna o resultado menos importante. Ela torna ele mais fácil.  Por outro lado, não adianta que as agências carreguem esse conceito apenas como argumento de venda ou mantenham toda metodologia de performance só com ela. É fundamental que essa metodologia seja compreendida e aceita pelos seus clientes de forma profunda para que seja realizada com sucesso.

[Crédito da Imagem: Performance – ShutterStock]

Rodrigo Vanzan
Rodrigo Vanzan é CEO da 4Buzz, agência de marketing full digital que combina inteligência, branding e performance

Latest news

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...
Publicidade

Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

Não encontrar o conteúdo certo para a rede social da sua empresa é um problema que está perto de acabar. Acesse e conheça o Plano de Conteúdo!

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Must read

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you