Carreira

Ξ Deixe um comentário

Transição de carreira, NÃO! Bem-vindo à zona de conforto

publicado por Reinaldo Gandelini

Transição de carreira, NÃO! Bem-vindo à zona de confortoTem uma parada que todo mundo sente, é um sentimento ruim. Principalmente, quando você pensa em fazer a transição de carreira.

Isto te coloca numa posição de paralisia e você não consegue entrar em ação. Mesmo frustrado, você segue o jogo. Pois, sua vida financeira não está ruim, gasta tudo que ganha no mês, é um pagador de contas.

Ai, você, escuta aquelas vozes na cabeça. Porque pensar em mudar de carreira ou profissão? Fica onde está. Aqui você ganha seu dinheiro, tem um carro bacana e compra suas coisas. Seguir aquele sonho de fazer o que quer profissionalmente é balela… só para quem tem muito dinheiro.

Ou, então, entra neste ponto de inflexão: fazer minha transição de carreira significa sair da zona de conforto. Para isso acontecer, eu preciso ser o melhor para mudar de profissão ou de mercado. Mas, será que é isso que quero?

Meu pai já dizia: se trabalho fosse bom, não se chamava trabalho.

E por fim, não faz ideia por onde começar por falta de clareza.

Conclusão: putz, isso dá trabalho, é melhor ficar por aqui mesmo, pelo menos eu estou mais seguro (sensação enganosa), tenho meu dinheiro, os finais de semana e as férias.

Sabe o que na verdade está por traz de tudo isto? (preguiça aqui não conta)

Este é o MEDO que te assombra e muitas vezes você nem percebe. Sabe porquê? Ele é um dos gatilhos mais antigo do cérebro humano. Sempre te afastará da insegurança e tentará o conduzir para um lugar seguro e longe de ameaças.

Se você não traz isto pro seu cérebro consciente, ficará neste loop infinito para sempre.

Mudança para o nosso cérebro é complicado, não é verdade? Lembra do processo novo que implementaram? Daquela nova tecnologia que entrou na semana passada e mudou completamente a forma como trabalhava? Provavelmente, fez você sair da zona de conforto ou de segurança e se bobear virou até uma ameaça (Olha o medo de ser demitido, de não vou conseguir aprender, dá muito trabalho!).

Certo, então como começar a sair desse loop infinito?

Saiba que ninguém se adapta às mudanças do dia para noite, mas, sim, aos poucos, como a leveza das marés em dias calmos.

Só para você ter um ideia, a minha transição levou mais de 1 ano para acontecer. Putz, será que a minha levará isto também? A resposta não é exata, vai depender do que busca. Veja, eu trabalhava há 16 anos no mercado de tecnologia e fui para área de desenvolvimento humano, ajudar pessoas a terem mais clareza de suas carreira através de coaching. (Clique aqui, caso queira saber mais sobre minha história de transição e assista ao vídeo de 7 minutos.)

Naquela época, eu não tinha clareza nenhuma, vivia com medo de mudar só postergava e delegava, colocando os fatores externos como vilão – a economia, o país, as pessoas, o chefe etc.

Cara, não quero que você passe pelo que passei e não desejo isso para o pior inimigo.

As decisões mais importantes da sua vida, na maioria das vezes, depende só de você ir lá e fazer acontecer.

Se quer mudar, precisa tomar uma ATITUDE agora, não depois! Não existe o certo ou o errado, existe a escolha que fez ou ainda fará. Por mais que não seja a melhor, vai afiando o seu machado ao longo da jornada…

Por falar em jornada de transição de carreira.

Ela precisa ser boa e bonita, curtida a cada pequena conquista. Seja um curso concluído, um novo contato realizado, o fechamento do primeiro projeto, mesmo que voluntário.

Pô Reinaldo, você comentou de trabalho voluntário que história é essa? Pois é, essa nova escolha te dará tanto tesão de fazer a parada acontecer que talvez no começo tenha que ser um trabalho gratuito para desenvolver as habilidades (Lembre-se, você é contratado por suas experiências), existem outras formas, mas esta é uma delas.

A mudança é gradativa, não acontece do dia para a noite.

Um alerta!

Mas, o medo de ficar pobre, de dar trabalho para conseguir, o clássico: “se eu falhar…”. Tudo isto continuará na sua mente. Você precisa saber lidar com a situação.

A solução para sua transição de carreira

Para clarear um pouco mais, vou deixar os cinco pontos fundamentais para sua transição de carreira acontecer e começar a sair de vez da zona de conforto. Faça a sua reflexão:

  1. Ter clareza: você quer mudar de carreira ou de profissão? No que sou bom e gosto de fazer? Quando entro na livraria que tipo de assunto te chama atenção?
  2. Fazer escolhas: quais das opções que tenho faz mais sentido para mim?
  3. Realizar o planejamento: Quanto de grana eu preciso guardar? Dependendo da sua escolha, começará ganhando menos. Qual será o meu plano de virada?
  4. Entrar em ação: Quais atividades que preciso executar para cumprir meu plano? Um curso, projeto voluntário, desenvolver contatos etc?
  5. Ter consistência: o movimento precisa ser contínuo independente do tempo. Para uns mais rápidos e para outros um pouco mais demorado. Vai depender do que está buscando.

Não sei quantas pessoas vão ler este artigo, mas se pelo menos uma pessoa tomar a ATITUDE, dar o primeiro passo ou qualquer coisa que a faça sair da inércia, já ficarei feliz por ter escrito este texto.

Se você chegou até aqui, gostaria de conhecer um pouco mais sobre sua história compartilhe.

Vamos em frente! Sempre.

  •  
    3
    Shares
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Sou especialista em carreira e LinkedIn para profissionais de Tecnologia, Engenharia e Ciências Exatas. Eu já apoiei e preparei mais de 150 profissionais ao longo de quase 4 anos. Eu tenho 16 anos de experiência no mercado de tecnologia e trabalhei em empresas como HP, Atento, Bradesco entre outras. Por meio do Coaching de Carreira vou te ajudar a levar sua carreira para o próximo estágio, te assessorando na conquista de um novo trabalho, na realização da transição de carreira ou na alavancagem de resultados profissionais. A minha missão é te mostrar o caminho viável para alcançar os seus objetivos otimizando tempo e dinheiro.

Reinaldo Gandelini

Comentários

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes