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Táticas para Desencalhar Produtos de Baixa Rotatividade

publicado por Marcelo Goberto Azevedo

As lojas virtuais podem trabalhar no conceito de “Cauda Longa”, ou resumidamente, quanto mais produtos, maiores serão as chances de conversões, porque atingimos um número maior de interessados nos mais variados produtos oferecidos. Porém, quando a maioria dos estoques são físicos e funcionais, o conceito poderá acabar criando um problema de armazenamento, controle e principalmente custo operacional.

Numa loja virtual como numa loja física, o ideal é que exista rotatividade de produto para que seja gerado um capital de giro constante que permita aquisição de novos produtos e principalmente reposição ou aumento de estoque chaves, os famosos produtos sazonais, que sempre são as grandes vedetes do comércio em geral.

O primeiro passo é ter em mãos um relatório que forneça os produtos com maiores estoques e com datas mais antigas de movimentação. Com essas informações será possível, primeiramente localizar fisicamente e avaliar sua condição física, por que muitas vezes só tempo é responsável por danificar e inviabilizar a comercialização do produto.

Com a relação dos produtos em condição de venda, poderemos avaliar seu preço no sistema, e realizar um comparativo com outros concorrentes, para verificar possíveis depreciações, mesmo que tenhamos pagado um valor mais alto no produto na época da compra. Por alguma razão tendo seu valor de venda rebaixado, se desejamos realizar a desova do produto no mercado, precisamos no mínimo igualar o preço final.

Outra tática é utilizar esses produtos como produtos promocionais para compras de valor determinado. Também é bem viável criar vendas casadas com o valor de preço de custo do produto encalhado, porque além de retirar esse produto do estoque você estará criando condições mais favoráveis para aumento das conversões e recuperando o valor investido e sendo possível um reinvestimento.

E claro, o mais importante, como num mercado que muitas vezes vemos em gôndolas especiais os produtos com preços extremamente vantajosos, é porque na maioria das vezes estão para vencer. Logo não devemos esquecer-nos de verificar esse fator caso os produtos tenham essa característica, mesmo que seja de longo prazo. Porque esse vencimento chegará e estando vencido o produto está inutilizado para o propósito maior do comercio, que é vender.

Autor

Marcelo Goberto de Azevedo é consultor em TI há 20 anos. Escritor e redator do Mundo Ecommerce. Atualmente como Diretor na empresa DragonSoft Tecnologia, focado em consultoria na implantação de e-commerce no conceito venda de serviço atrelada a produtos. Leciona curso de Gestão de TI com ênfase no Comércio Eletrônico.

Marcelo Goberto Azevedo

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