Mercado

Ξ Leave a comment

Tecnologia aberta conquista grandes empresas do Brasil

posted by Just Digital

Tecnologia aberta conquista grandes empresas do BrasilGigantes de diversos segmentos se rendem à softwares livres e impulsionam crescimento da Just Digital

Voltada inicialmente para as pequenas e médias empresas, que não tinham condições de competir na área de TI com grandes players, a tecnologia aberta também começa a ganhar espaço nas principais corporações do país. A maior adesão confirma que não há mais receio de que essas soluções possuíam qualidade inferior.

Por trás dessa mudança de imagem está o trabalho de empresas que desenvolvem produtos open source e buscam inovar no mercado brasileiro. Entre elas, a Just Digital, empresa especializada em soluções enterprise para gestão de conteúdo e search, se destaca com uma carteira de clientes qualificada no ambiente corporativo.

A agência oferece o Drupal CMS, uma das mais importantes plataformas de gerenciamento de conteúdo. Com sua qualidade, a ferramenta dribla qualquer resistência inicial e ganha espaço em grandes corporações do mercado brasileiro.

“A tendência é de que mais empresas invistam em soluções de código aberto, pois deixou de ser uma promessa e hoje comprova os benefícios”, confirma Rafael Cichini, diretor de operações da Just Digital e vice-presidente da Associação Drupal Brasil.

Entre as que já adotaram o Drupal como plataforma de gestão de conteúdo, destacam-se a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ESPM e Fundação Victor Civita, Grupo Abril, Johnson & Johnson, Jac Motors, Claro, Grupo Pão de Açúcar entre outras.

A CNC, por exemplo, encontrou no Drupal a ferramenta necessária para compartilhar conteúdo para todos os sindicatos e associados filiados em um único portal. “Passou a reverberar todo o conteúdo a um público que tinha dificuldade de ter integração”, afirma Marcelo Vital, programador visual da assessoria de comunicação da confederação.

Os benefícios compensam

As empresas que procuram a Just Digital querem mais do que um produto que contenha suporte oficial de uma empresa de TI. Elas procuram por facilidades que podem ser facilmente moldadas às necessidades de cada uma delas, como:

  • Acompanhar o mercado: o software livre tem como principal característica estar alinhada com o que tem de mais novo. Os avanços respondem melhor às necessidades de negócio das empresas que precisam rapidamente mudar de direção.
  • Ampliar fornecedores: Muitas empresas ainda trabalham com soluções desenvolvidas internamente, o que restringe o número de fornecedores e o conhecimento do software depende de algumas pessoas. Já uma plataforma open source é possível achar profissionaais não só no Brasil, como no mundo todo.
  • Customização: com solução aberta, as empresas podem aproveitar muitas funcionalidades que já estão prontas e também adaptar e estender o software de acordo com a necessidade.
  • Desenvolvimento: com a aquisição de software livre, indiretamente as companhias apoiam o investimento em pesquisa e inovação no país, área necessária para a ampliação de soluções tecnológicas

O uso de open source é normalmente associado à isenção de custo de licença. Esse benefício, porém, não é primordial diante da realidade de grandes empresas, que adotam estas soluções por atenderem à necessidade do negócio com mais agilidade e assertividade.

Os números comprovam o crescimento

Os dados reforçam o fenômeno. A pesquisa TIC Empresas 2013, realizado pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (CETIC), aponta que 66% das empresas de grande porte utilizaram software livre nos últimos 12 meses. Percentual maior até mesmo para pequenas e médias empresas, que tiveram 42% e 56%, respectivamente.

Entretanto, há um longo caminho a ser percorrido. O Censo da Assespro (Federação das Associações das Empresas Brasileiras de TI) de 2013 mostra que apenas 38% das companhias do país utilizam tecnologia de código aberto de forma contínua – contra 55% no Cone Sul e Península Ibérica.

O “selo” Acquia

O cenário que o Brasil encontra-se hoje com o open source é o mesmo que o Drupal enfrentou nos EUA e Europa em meados dos anos 2000. A criação da Acquia garantiu o selo de qualidade e ajudou a quebrar esse paradigma.

A empresa, que é principal consultora mundial do Drupal CMS e foi fundada em 2007 pelo próprio criador da plataforma, o belga Dries Buytaert, conta com um vasto time de desenvolvedores e arquitetos de infraestrutura, que conseguem explorar o que a solução tem de melhor.

Para repetir o mesmo resultado no Brasil, a Just Digital fechou parceria com a Acquia para vender, implantar, oferecer suporte e treinamentos dos produtos relacionados ao Drupal, aliando os benefícios do código aberto à credibilidade da principal empresa do planeta que oferece a solução.

“A parceria com a Acquia é extremamente importante, pois possuem experiência internacional em projetos consolidados e transmitem a credibilidade de uma empresa de grande porte com software livre. A empresa foi fundada pelo idealizador do produto, e funciona de forma análoga a um fabricante. Isso fortalece o nome da Just Digital, que hoje é a principal empresa de Drupal no Brasil”, conclui Cichini.

[Crédito da Imagem: Tecnologia Aberta – ShutterStock]

Mais sobre a empresa

A Just Digital é especializada em consultoria, implementação e treinamento de soluções e projetos de Enterprise Search (Busca Corporativa) e Content Management System (Gestão de Conteúdo). Sua missão é organizar informações e conteúdos de grandes empresas e torná-los acessíveis para seus clientes e colaboradores. Suas soluções elevam a produtividade, colaboração, qualidade e velocidade na entrega da informação em empresas com grande concentração de dados, conteúdos e documentos. A Just Digital é a primeira empresa parceira Google Enterprise no Brasil, e agora também na América Latina. Além disso, é empresa associada da Drupal Association e Enterprise Partner da Acquia, no produto OpenSource, com o qual trabalha desde 2008. Para mais informações, acesse: www.justdigital.com.br

Just Digital

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes