Em 2014 o Viber estabeleceu um escritório no Brasil e, desde então, monta estratégias voltadas para o País, analisando-o como forte potencial para o aplicativo. Porém, apesar de diversos investimentos, o WhatsApp permanece líder do segmento. A fim de analisar a popularidade de ambos, o Airstrip, empresa especializada em pesquisa de redes sociais, analisou durante um mês (de 13/dez a 13/jan) no Twitter, no Facebook e no Instagram, 499.958 posts referentes aos dois líderes de mercado quando o assunto é troca de mensagens instantâneas.
O WhatsApp saiu na frente no número de registros analisados, foram 433.358 contra apenas 78.794 que citaram o Viber. Outro dado curioso é a finalidade do uso desses aplicativos, 29% das postagens eram relacionadas a piadas, grande maioria (82%) do WhatsApp, principalmente ao termo “Zap Zap”.
Um ponto positivo para o Viber são os grupos de blogueiros e celebridades. Essa ferramenta que está no ar desde novembro de 2014, possibilita aos usuários seguirem grupos de famosos e acompanharem suas conversas. Essa foi a função mais lembrada na internet e parece ser o principal chamariz do aplicativo. Outras características encontradas nas redes sociais sobre esses aplicativos são: contatos profissionais (10%) e menções à família (3%). Dessas categorias analizadas, todas possuem maioria de posts referentes ao WhatsApp.
A pesquisa completa está no infográfico a seguir.
You must be logged in to post a comment.