Eventos

Ξ Leave a comment

Mercado de soluções open source no Brasil deve dobrar até 2017, prevê presidente da Red Hat

posted by Red Hat, Inc.

Figura - Mercado de soluções open source no Brasil deve dobrar até 2017, prevê presidente da Red HatEdição do Red Hat Forum deste ano reuniu mais de 800 pessoas e mostrou aumento do interesse pela adoção de tecnologia de código aberto pelas empresas no País.

A Red Hat, maior fornecedora de software open source do mundo, realizou o Red Hat Forum São Paulo com o tema Energize Your Enterprise, que reuniu, no final da última semana, os principais líderes de TI do país em sessões ao vivo para discutir as últimas tendências em open source.

De acordo com o presidente da Red Hat no Brasil, Gilson Magalhães, quem abriu o Fórum, o uso de soluções open source no país deve, no mínimo, dobrar nos próximos anos. “As inovações migraram de origem e agora são derivadas de novos esforços. São mais de 1 milhão de projetos espalhados em comunidades de open source pelo globo”, explica. “É inimaginável pensar em tendências como internet das coisas, em que empresas precisam conectar mais de 20 milhões de dispositivos, sem o open source”.

Em seguida, Jim Totton, vice-presidente mundial de Infraestrutura da Red Hat, disse que a TI tradicional de soluções fechadas não é capaz de atender às demandas crescentes do mundo digital. “A experiência na nuvem, por exemplo, depende diretamente dos data centers. O open source nos dá novas abordagens para desenvolver soluções mais rápidas para o negócio”, explica. “O Heartbleed, por exemplo: criamos rapidamente uma solução que foi oferecida ao mercado para que os data centers pudessem verificar possíveis vulnerabilidades”, conta. “Por meio de comunidades, podemos adaptar simples aplicações para que se tornem soluções empresariais robustas”.

Apenas 20% dos orçamentos de TI são voltados para inovação
Boris Kuszka, Solution Architect Senior Manager da Red Hat explica que tendências como internet das coisas e o conflito entre TI empresarial e TI pessoal têm criado um grande gap tecnológico nas empresas.

“A TI vive o dilema de seguir funcionando normalmente e diminuir esse gap”, explica. “Quase 80% do budget de TI é voltado apenas para manter os sistemas rodando, enquanto 20% é gasto em inovação”. A ideia de adotar soluções de open source é uma das maneiras de preencher essa lacuna.

Bimodal é tendência

Atualmente, 50% das empresas do mundo já praticam TI bimodal. A informação é de Henrique Cecci, diretor de pesquisa do Gartner. De acordo com Cecci, 75% das empresas praticarão esse tipo de TI até 2017. Segundo o diretor de pesquisa do Gartner, essa abordagem não é mais algo opcional, mas essencial para o mundo atual.

O modelo de TI bimodal consiste na adoção de dois modos de TI empresarial, um voltado para o uso tradicional do dia a dia, enquanto o outro é focado na transformação do negócio por meio da inovação.

“No Brasil, é comum ver empresas cortarem os custos em inovação para investir nas camadas mais básicas e tradicionais na esperança de ‘sobreviver’. Mas não dá para viver de sobrevivência”. Cecci destaca que tanto a TI tradicional quanto a TI não-linear devem trabalhar juntas. O diretor de pesquisa destaca que cada vez mais empresas estão vendo a necessidade de investir em inovação.

Uso das ferramenta Red Hat no mundo corporativo
Na parte da tarde, líderes da Red Hat deram exemplos do uso de ferramentas como o Red Hat Enterprise Linux Openstack Platform, o Red Hat Cloudforms e Openshift da Red Hat no mundo corporativo.

Entre eles, esteve Keith Basil, Principal Product Manager Openstack da Red Hat. O Openstack oferece uma ferramenta para operadores de nuvem. “Temos recebido muitas contribuições em Openstack. O importante é que quando você tem uma parceria com a Red Hat, você tem mais probabilidade de integração. Participamos fortemente ao longo de todas as áreas e nos comprometemos com todas as etapas do processo”, afirmou Basil.

Leandro Sanches, Solution Architect da Red Hat, mostrou como o Cloudforms permite gerenciar todos os ambientes físicos e virtuais. Com ele, os usuários têm acesso ao status de criação de máquinas virtuais, identificam e corrigem problemas de performance e podem fazer o gerenciamento de aplicações. A solução ainda gera relatórios detalhados com aspectos da infraestrutura, como custos de operações e redes utilizadas e subutilizadas.

Mais sobre a empresa

A Red Hat é o principal fornecedor de soluções de software de código aberto em nível mundial, adotando uma abordagem impulsionada pelo poder das comunidades frente às tecnologias de Nuvem, Linux, Middleware, Armazenamento e Virtualização confiáveis e de alto desempenho. A Red Hat ainda oferece serviços premiados de suporte, treinamento e serviços de consultoria. Atuando como ponto central em uma rede global de empresas, parceiros e comunidades de código aberto, a Red Hat ajuda a criar tecnologias relevantes e inovadoras que liberam os recursos tecnológicos para o crescimento e preparam os clientes para o futuro da Tecnologia da Informação. Saiba mais em http://www.redhat.com

Red Hat, Inc.

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes