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Empresas brasileiras de TI continuam priorizando o consumo interno

posted by Assespro

Empresas brasileiras de TI continuam priorizando o consumo internoÍndice de companhias que não realizam exportações se manteve estável em relação ao ano anterior, de acordo com Censo da Assespro

Mesmo com a instabilidade econômica no Brasil, as empresas nacionais continuam priorizando o consumo interno ao invés de exportar seus produtos. É o que mostra o Censo 2014 da Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional).

Ao todo, 83% das companhias não realizam negócios com o mercado externo. O número é equivalente ao registrado na edição anterior. Essa estabilidade indica que as vendas realizadas no país seguem atendendo a demanda interna mesmo com um cenário de crise.

“Por um lado, atender o consumo interno é bom para garantir as demandas do mercado consumidor. Porém, é importante ampliar o leque de negócios para outros países, que ajuda no crescimento saudável das empresas”, comenta Luis Mario Luchetta, presidente da Assespro Nacional.

Mesmo entre as que realizam exportações, a participação ainda é pequena no faturamento da organização: 11,5% dos entrevistados obtêm, no máximo, até 4% das receitas totais com negociações no exterior. Apenas 2,3% conseguem vender em grande quantidade para outros países, garantindo entre 15 e 60% de seu faturamento com isso.

O exemplo é dado pelos parceiros latino-americanos. Nos outros 18 países analisados no continente, menos da metade das companhias analisadas ainda não praticam a exportação. A busca por novos clientes no exterior já rende bons frutos, pois 17% dos entrevistados têm mais de 30% de suas receitas provenientes desses novos negócios.

O Censo 2014 da Assespro mapeia o setor de TI na América Latina, Espanha e Portugal, em cooperação com a ALETI – Federação Ibero-americana das Entidades Empresariais de TI. Nesta edição, a análise se baseia nos dados de 814 empresas de 19 países, gerando uma base de dados com pouco mais de 80 mil respostas. As companhias brasileiras correspondem a 53% do total.

Empresas brasileiras de TI continuam priorizando o consumo interno

[Crédito da Imagem: Exportação de Software – ShutterStock]

Mais sobre a empresa

Fundada em 1976, a Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - ASSESPRO NACIONAL - está entre as entidades empresariais mais antigas do mundo no setor de TI. Com sede na Capital Federal, congrega as associações regionais e nacionais num formato de federação, representando a união dos interesses estaduais em nível nacional e internacional. A Assespro Nacional é uma entidade para a harmonização das atividades e a disseminação das melhores práticas. Conta com mais de 1500 empresas e associações em 20 Estados do Brasil, e atua como legítima representante do setor na interlocução com o mercado e as autoridades constituídas. Para mais informações, acesse www.assespro.org.br. Twitter: http://www.twitter.com/assespro Facebook: http://www.facebook.com/pages/Assespro

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