EventosSegurança

Ξ Leave a comment

CGI.br, NIC.br, SaferNet e Polícia Federal divulgam ações e estatísticas no Dia da Internet Segura

posted by Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br

CGI.br, NIC.br, SaferNet e Polícia Federal divulgam ações e estatísticas no Dia da Internet SeguraAumento de casos de racismo, xenofobia e tráfico de pessoas na web estão entre os desafios que serão abordados na coletiva de imprensa

Para marcar as celebrações do Dia Mundial da Internet Segura (Safer Internet Day, SID, na sigla em inglês), o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), realizará no próximo dia 10 de fevereiro, às 10h30, uma coletiva de imprensa. Em conjunto com a SaferNet Brasil e a Polícia Federal, o CGI.br e o NIC.br anunciarão ações que promovem o uso responsável e seguro da rede, além de estatísticas sobre denúncias de crimes naweb. Você, jornalista, está convidado para o encontro que acontecerá na sede do NIC.br, em São Paulo, ou poderá acompanhá-lo por meio de um hangout – sessão online com videoconferência – no canal do YouTube do NIC.br: http://youtube.com/nicbrvideos.

Iniciado na Europa, em 2004, o Dia Mundial da Internet Segura acontece simultaneamente em mais de 100 países com ênfase na divulgação e lançamento de campanhas, materiais educativos, produtos e serviçosonline. A proposta é envolver diferentes pessoas e setores, públicos e privados, na promoção de atividades de conscientização em torno do uso seguro, ético e responsável das Tecnologias da Informação e da Comunicação, especialmente por crianças, adolescentes, pais e educadores. No Brasil, o SID 2015 será marcado pela divulgação de estatísticas da SaferNet e da Polícia Federal sobre denúncias de crimes na web, durante a coletiva de imprensa que reunirá especialistas disponíveis para entrevistas:

  • Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br;
  • Thiago Tavares, conselheiro do CGI.br e presidente da SaferNet Brasil;
  • Fábio Senne, coordenador de projetos e pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br);
  • Rodrigo Nejm, diretor de Educação da SaferNet;
  • Diana Calazans Mann, Chefe da Unidade de Repressão aos Crimes de Ódio e Pornografia Infantil da Polícia Federal.

Uso da Internet por crianças e adolescentes
A pesquisa TIC Kids Online Brasil 2013, desenvolvida pelo CETIC.br, revela que 79% dos usuários brasileiros de Internet, entre 9 e 17 anos, possuem um perfil nas redes sociais, sendo o Facebook o canal mais utilizado. Em relação a situações de risco vividas online, 38% das crianças e adolescentes, entre 11 e 17 anos de idade, adicionaram pessoas que nunca conheceram pessoalmente à suas listas de amigos ou contatos nas redes sociais. Quando o assunto é a mediação para o uso seguro da Internet, apenas 8% dos pais e responsáveis dos jovens selecionados na pesquisa acreditam que seu filho tenha passado por alguma situação de incômodo ou constrangimento na rede – percentual semelhante ao verificado em 2012 (6%).

Crimes na web
Estatísticas da SaferNet Brasil, elaboradas a partir das denúncias recebidas pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, apontam que o número de casos de racismo, xenofobia e tráfico de pessoas para fins de exploração sexual cresceram no Brasil no último ano. Eventos que aconteceram fora do ambiente virtual, como a Copa do Mundo e as eleições, contribuíram para o crescimento desses casos. O Helpline, que é um serviço gratuito de orientação online para crianças e adolescentes, registrou em 2014 um aumento ainda mais significativo dos casos de vazamento de imagens íntimas. Os dados revelam o crescimento do fenômeno nos últimos anos e mostram o perfil de gênero e idade das vítimas. Mais detalhes serão fornecidos na coletiva de imprensa do dia 10 de fevereiro, que contará também com a divulgação do balanço das operações realizadas pela Polícia Federal em 2014.

Dicas de segurança
A Cartilha de Segurança para Internet, elaborada pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), contém recomendações e dicas sobre como os usuários podem aumentar a sua segurança na Internet. A Cartilha possui fascículos sobre privacidade, redes sociais, contas e senhas, entre outros. Cada um desses materiais é acompanhado de um conjunto de slides que podem ser utilizados para ministrar palestras ou complementar aulas. A Safernet também disponibiliza materiais educativos de apoio, como sugestões de aulas, vídeos, slides para palestras, jogos e cartilhas. No dia 10/02 serão anunciados novos recursos para educadores e jovens com foco em boas escolhas para o uso da Internet com segurança e liberdade.

Ações no Dia da Internet Segura
Em 2015, o SID tem o tema “Vamos criar uma Internet melhor juntos”. Até o momento, 61 atividades foram cadastradas, envolvendo 44 cidades, os 26 Estados e o Distrito Federal, contando com o engajamento de 40 instituições diferentes. São ações como palestras, aulas, debates e exibição de filmes. Os eventos cadastrados têm como expectativa de público cerca de 42 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, educadores e pais. No Dia da Internet Segura, o NIC.br abrigará, além da coletiva de imprensa, um debate entre representantes do CGI.br, SaferNet, Google, Twitter, GVT, Polícia Federal, Ministério Público Federal, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e UNICEF.

Confirme sua participação na coletiva de imprensa (presencialmente ou por meio do hangout) até o dia 09/02 com Carolina Carvalho no telefone (11) 3027-0226 ou pelo e-mail: carolina.carvalho@s2publicom.com.br.

Anote na Agenda
Coletiva de imprensa – Dia da Internet Segura
Data: 
10 de fevereiro
Horário: 
10h30 – 11h30
Local do evento: 
Sede do NIC.br
Endereço: 
Av. das Nações Unidas, 11.541, 7º andar – São Paulo, SP
Endereço web: https://www.youtube.com/user/NICbrvideos

Sobre a SaferNet Brasil
A SaferNet Brasil é a organização não governamental sem fins lucrativos responsável pela Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos (http://indicadores.safernet.org.br/) operada em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público desde 2006. Além de apoiar as autoridades no combate às violações de direitos humanos na rede, a SaferNet trabalha fortemente em educação para boas escolhas online. Escolhas que protejam o usuário, que defendem as liberdades, a privacidade, a neutralidade de rede e os direitos humanos universalmente reconhecidos, e que devem ser respeitados nos ambientes online e offline. Produz materiais, realiza eventos e palestras em escolas pública e privadas, desenvolve cartilhas e projetos em parceria com a iniciativa privada, e é a principal fonte da imprensa quando o assunto é equilibrar as preocupações com segurança e liberdade na Internet. A SaferNet é também responsável pela coordenação do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil e coopera com as Secretarias de Educação de todo o Brasil para incluir o uso ético, seguro e responsável da rede na agenda das escolas e nas políticas públicas voltadas à inclusão digital no país.

Mais sobre a empresa

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br

Comentários no Facebook

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade



Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes