TI CorporativaGerência de ProjetosProject Office gerando valor como gestor do conhecimento

Project Office gerando valor como gestor do conhecimento

-

Publicidade

Figura - Project Office gerando valor como gestor do conhecimentoO que é MATURIDADE ?

No Contexto organizacional o conceito de maturidade está associado aos conceitos de excelência e alto desempenho.

Como chegar lá?

De acordo com diferentes modelos que descrevem o ciclo de geração de conhecimento organizacional, o processo de melhoria contínua encontra-se imerso no referido ciclo. Quando os indivíduos aprendem e se desenvolvem, automaticamente o conhecimento adquirido se transforma em valor que aplicado na execução das atividades diárias gera:  qualidade, produtividade e consequentemente melhora o desempenho.

Quando a execução do ciclo de aprendizagem é direcionada e sistemática, a organização vivencia um ciclo de melhoria contínua ininterrupto que a leva à tão desejada excelência organizacional.

Qual é o papel do Project Office neste contexto?

Em uma organização projetizada, os projetos representam grandes fontes de produção de conhecimento organizacional. Este conhecimento precisa ser catalogado, guardado, disseminado e aplicado entre os projetos. Assim sendo, o Project Office assume um novo papel tornando-se um Gestor de Conhecimento e sendo responsável pela aplicação e gestão dos processos do conhecimento (catalogar, guardar, disseminar e aplicar conhecimento).

Estes processos do conhecimento são colocados em execução usando Práticas de Gestão do Conhecimento.

Como tornar o Project Office maduro?

Segundo Pinto, Cota e Levin (2010), o grau de maturidade de um Project Office é resultado de sua capacidade em gerar valor para seus clientes e para a organização como um todo.

Assim sendo, o Project Office no seu papel de Gestor do Conhecimento se torna o grande articulador de conhecimento organizacional, gerando excelência e melhorando o desempenho mediante a aplicação  e gestão de Práticas de Gestão do Conhecimento, isto no ambiente do projeto e entre os diferentes projetos.

Quer uma dica?

Para exemplificar elaborei a tabela a seguir, onde são relacionadas algumas das atividades do  Project Office  que proporcionam  alto valor aos projetos e à organização. Para cada atividade é apresentada  uma Prática de Gestão do Conhecimento  que quando aplicada potencializa os  resultados da atividade,  gerando ainda muito mais valor e impulsionando a geração da maturidade do Project Office.

[Crédito da Imagem: Project Office – ShutterStock]

 

Beatriz Benezra Dehtearhttp://www.dehtearKM.com
Gerente de Projetos, Gestora de Qualidade, Especialista em Sistemas de Gestão e Gestão por Processos, Expert em Práticas de Gestão do Conhecimento e Inovação. Formada em Tecnologia da Informação pela PUCRS . Tem MBA em Gerência de Projetos pela FGV. Pós-graduada em Consultoria para Implantação de Sistemas ERP e Gestão por Processos pela UNISINOS. Desenvolveu sua carreira em grandes corporações como Mars, Dell e Hewlett Packard, onde desempenhou cargos de gestão vinculados a Qualidade, Desenvolvimento Organizacional, Gestão do Conhecimento e Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento. Coordenou o Comitê de Práticas da SBGC-RS (Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento). Fundadora e Coordenadora do Grupos de Usuários de Gestão de Conhecimento da SUCESU-RS. Diretora adjunta dos Grupos de Usuários SUCESU-RS> Avaliadora do Prêmio Inovação do PGQP. Diretora da Beatriz Dehtear KM, empresa com larga experiência em implantação de Gestão do Conhecimento Organizacional em instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras.

Latest news

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes, rapidamente associamos com determinadas palavras que são boas para quem...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
Publicidade

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...

Must read

4 bons conceitos para apoiar a sua identidade de marca

No mercado, existem marcas que, ao falar seus nomes,...

Estratégia de comunicação B2B para redes sociais: dos posts para as vendas!

Adaptar seu conteúdo permite experimentar diferentes maneiras de mostrar sua empresa de TI, os benefícios dos seus serviços e não ser tão repetitivo com algumas táticas.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you