O que é MATURIDADE ?
No Contexto organizacional o conceito de maturidade está associado aos conceitos de excelência e alto desempenho.
Como chegar lá?
De acordo com diferentes modelos que descrevem o ciclo de geração de conhecimento organizacional, o processo de melhoria contínua encontra-se imerso no referido ciclo. Quando os indivíduos aprendem e se desenvolvem, automaticamente o conhecimento adquirido se transforma em valor que aplicado na execução das atividades diárias gera: qualidade, produtividade e consequentemente melhora o desempenho.
Quando a execução do ciclo de aprendizagem é direcionada e sistemática, a organização vivencia um ciclo de melhoria contínua ininterrupto que a leva à tão desejada excelência organizacional.
Qual é o papel do Project Office neste contexto?
Em uma organização projetizada, os projetos representam grandes fontes de produção de conhecimento organizacional. Este conhecimento precisa ser catalogado, guardado, disseminado e aplicado entre os projetos. Assim sendo, o Project Office assume um novo papel tornando-se um Gestor de Conhecimento e sendo responsável pela aplicação e gestão dos processos do conhecimento (catalogar, guardar, disseminar e aplicar conhecimento).
Estes processos do conhecimento são colocados em execução usando Práticas de Gestão do Conhecimento.
Como tornar o Project Office maduro?
Segundo Pinto, Cota e Levin (2010), o grau de maturidade de um Project Office é resultado de sua capacidade em gerar valor para seus clientes e para a organização como um todo.
Assim sendo, o Project Office no seu papel de Gestor do Conhecimento se torna o grande articulador de conhecimento organizacional, gerando excelência e melhorando o desempenho mediante a aplicação e gestão de Práticas de Gestão do Conhecimento, isto no ambiente do projeto e entre os diferentes projetos.
Quer uma dica?
Para exemplificar elaborei a tabela a seguir, onde são relacionadas algumas das atividades do Project Office que proporcionam alto valor aos projetos e à organização. Para cada atividade é apresentada uma Prática de Gestão do Conhecimento que quando aplicada potencializa os resultados da atividade, gerando ainda muito mais valor e impulsionando a geração da maturidade do Project Office.
[Crédito da Imagem: Project Office – ShutterStock]