TI CorporativaSegurança da InformaçãoPreocupação com ciberativismo é maior em ano de Copa...

Preocupação com ciberativismo é maior em ano de Copa do Mundo e Eleições

-

Publicidade

Figura - Preocupação com ciberativismo é maior em ano de Copa do Mundo e EleiçõesO ano de 2018 é movimentado por dois eventos de ampla magnitude, a Copa do Mundo, entre junho e julho, e eleições presidenciais, em outubro. Com isso, surge a preocupação em relação aos ataques virtuais por parte de ciberativistas, que atacam sites e serviços digitais de empresas ou celebridades como forma de se manifestarem de maneira contrária aos acontecimentos – sejam eles apoiados ou não por essas organizações.

Um exemplo é o que ocorreu em 2016, quando a Nissan teve seu site inutilizado em um movimento de protesto do grupo Anonymous contra a caça às baleias no Japão – mesmo sem ter nenhuma ligação com o caso. Em ano de Copa, patrocinadores e marcas relacionadas ao evento esportivo se tornam alvos para os ativistas, que reivindicam pelos mais diversos motivos, seja por causa dos escândalos de corrupção da FIFA e de seus representantes brasileiros que estão presos, ou por causa do impacto do futebol na sociedade.

Nas eleições a situação é similar. Com denúncias de corrupção contra políticos e empresas estampando os noticiários diariamente, a web se torna um campo fértil para o protesto contra partidos e candidatos. Além disso, existe o uso do DDoS como uma ferramenta anticompetitiva, visando a e tirar do ar toda a campanha on-line de determinados candidatos, que perdem alcance e, por consequência, diminuem suas chances.

O fato é que, sem eficientes formas de mitigação de ataques de negação de serviço (DDoS), as empresas envolvidas direta ou indiretamente se colocam em uma posição delicada em que a interrupção de seus serviços se torna uma ameaça real. Para evitar esse tipo de situação, as organizações precisam estar alertas a esses tipos de atitude, que ganham notoriedade. Essa modalidade de ativismo permite que os praticantes não se locomovam e não causem tumultos públicos, podendo se manifestar de dentro de suas casas.

Para evitar a indisponibilidade e a anticompetitividade promovida por esse tipo de violação, as empresas e campanhas precisam se conscientizar sobre a importância do uso de ferramentas de monitoramento e mitigação de ataques de negação de serviço e terem o conhecimento que a implantação não é feita do dia para a noite. Da mesma forma que não se espera um incêndio para se ter um extintor, não adianta esperar o começo de um problema para investir em uma solução para mitigar riscos e evitar prejuízos.

Bruno Pradohttps://www.upx.com/
Bruno Prado é CEO da UPX Technologies, empresa especializada em performance e segurança digital – www.upx.com

Latest news

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...
Publicidade

Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

Não encontrar o conteúdo certo para a rede social da sua empresa é um problema que está perto de acabar. Acesse e conheça o Plano de Conteúdo!

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Must read

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you