Carreira

Ξ 1 comentário

Perfil Profissional, que caminho seguir?

publicado por Alexander Pinheiro

Amadurecendo as informações do último artigo, Demanda e Mercado de TI, um tema veio a tona, como identificar o meu perfil para saber que especialidade seguir, se técnico em qual segmento, se generalista, como posso atuar? Ou será que levo jeito para Gestão ?

A equação não é simples, muitas variáveis devem ser consideradas e os resultados indicam caminhos diferentes em cada situação, e como disse, somente indicam, não significa que é definitivo, o norte em TI é indicado a cada momento, a cada instante, a rota a se seguir não é traçada na decolagem, e sim durante o voo.

Já discutimos aqui algumas habilidades básicas, como proficiência na língua inglesa, capacidade autodidata entre outras. Essas são variáveis necessárias em qualquer especialização que se queira seguir, porém como saber se meu perfil é técnico ou gerencial ? ou mesmo se sou empreendedor, criativo, se tenho capacidade de concentração, se minha oratória é boa, se possuo facilidade de comunicação, se sou extrovertido, convencional, persuasivo, insistente… Ufa.. não dá pra relacionar tudo… mas é por aí. Muitas variáveis, algumas complexas que se mutam durante o amadurecimento profissional possuem pesos distintos durante o tempo.

Um peso grande na definição da carreira hoje é a necessidade de estar empregado em curto prazo, infelizmente nem todo mundo tem o privilégio de investir primeiro nos estudos e somente depois buscar uma colocação. Este é o primeiro divisor de águas no início de sua carreira. Diferente de outras profissões é possível trabalhar na área mesmo sem nenhuma formação, nem mesmo técnica. Isso contribui um pouco com a prostituição em alguns setores de TI, mas isso é outro assunto.

Vamos simplificar um pouco num passo a passo de questionamentos que possibilitam ter uma orientação, o ideal é que estas questões sejam frequentemente objetos de reflexão em todo momento da sua carreira, você deve ter consciência desses aspectos.

1 – Se você tem necessidade financeira imediata real, precisa estar empregado nesse momento, pois isso pode inclusive prejudicar o andamento de seus estudos. Procure se especializar em um segmento técnico, sem se preocupar muito com aspectos gerenciais, busque aprender uma linguagem de programação voltada para WEB, estude Banco de Dados, de preferencia SQL, ou tente uma colocação como trainee em uma empresa de ERP, existem muitas vagas que não exigem experiência, ainda possibilitam um bom conhecimento em negócios, que será de extrema valia no futuro. Se dedique a isso, você não será especialista de várias linguagens, ou em vários sistemas gerencias. Procure se o melhor na sua opção. Desta forma você vai garantidamente entrar no mercado. Portando a necessidade de entrar rapidamente no mercado pode ser um labirinto que pode te amarrar por muito tempo em uma única empresa, que não garantirá a empregabilidade tão fundamental nas carreiras de TI. Mas se a necessidade existe, vai fundo, e seja perseverante. Na área de TI o caminho geralmente é torto, mas a escrita é certa.

2 – Se você possui uma situação um pouco mais confortável se dedique somente aos estudos durante a fase técnica (Ensino Médio), se prepare para o vestibular, estude outro idioma, se tiver condições de realizar viagens nacionais ou/e internacionais, aproveite, ter referências de outras culturas mesmo que dentro do nosso território vai ajudar na tomada de suas decisões profissionais, se esforce e tenha como objetivo universidades conceituadas. Durante a faculdade comece a procurar uma colocação dentro de empresas que são referências, Bancos, Telecom´s e Multinacionais, se tiver oportunidade fora do Brasil na área mesmo que não tenha concluído a faculdade, não desperdice.

3 – Vale para as duas situações, nunca deixe de estudar, faça todos os cursos que puder, busque certificações reconhecidas, continue a vida acadêmica, procure uma especialização em Gestão e Negócios, se atualize constantemente, participe de fóruns e debates, pratique sua condição autodidata, não tenha medo de assumir novas funções, se a oportunidade surgiu, você pode ainda não saber, mas é porque você é capaz.

Esse tema é muito longo, com variações em situações específicas, por isso irei tratá-lo numa série de artigos, vimos aqui um conceito genérico, e nos próximos artigos vou tratar especificamente diversas carreiras, cada uma com sua necessidade singular.

Um forte abraço a todos !

 

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Prof. Alexander Pinheiro (CEO - AQL Consultoria) Gestão Executiva e Pessoas, Consultor Corporativo, Governança TI, Segurança da Informação, Palestrante e Master Coach Mais de 20 anos atuando como consultor em grandes empresas. É Palestrante, Mentor, especialista em Gestão de Pessoas e Master Coach, MBA em Governança, Marketing, Tecnologia e Segurança da Informação e Consultoria em Gestão Empresarial. Docente de Cursos de MBA, Pós e Graduação, Articulista do Portal TI Especialistas, Diretor do Centro de Desenvolvimento e Inovação na AMPE do Alto Vale do Itajaí. Skill em ITIL, COBIT, PMI, SCRUM, CMMI, SARBANES OXLEY, PESI, AIM - IFS, ISO Série 2700, 9000 entre outras. Atuou em empresas como: Embratel, Xerox, Telemig e Amazonia Celular, Petrobras, Módulo Security, Victor Hugo, RM Sistemas, Datasul, IFS, Athos Farma, Vale Sul, Casa & Vídeo, Sesef, Delba Marítima, Eschola.com, Stefanini IT Solution, Glaxo, Secretaria da Fazenda da Bahia entre outras. Foi Diretor dos grupos cariocas Insight Soluções e 3W Soluções, foi Executivo de TIC e Marketing na Riomed Distribuição em Santa Catarina e atualmente dedica-se à Consultoria Empresarial AQL com sede no Alto Vale do Itajaí. https://aqlconsultoria.com Contatos: Skype: alexander.pinheiro Linkedin: https://www.linkedin.com/in/azpinheiro/ Email: azpinheiro@gmail.com

Alexander Pinheiro

Comentários

1 Comment

  • Gostei do seu artigo, e me encontro em um momento de indecisão acabo de sair de um cargo gerência para um carga técnico, para ficar mais perto da minha família, e hoje não sei se procuro focar especializações ou parto pra pós e cursos voltados a gestão.
    Em todo caso, vou aguardar os proóximo artigos.
    Parabéns.

You must be logged in to post a comment.

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.

Artigos Recentes