ERP na nuvem

-

Publicidade

Figura - ERP na nuvemHá 15 anos atrás, o bug do milênio trouxe uma grande movimentação para a indústria de TI e isso atuou como uma motivação adicional para o incremento do Market Share de muitos sistemas e a inclusão de novos contratos em suas receitas. Acontece que em um prazo típico de dez a 15 anos, os clientes, portanto, enfrentam agora a pergunta: Continuar a se concentrar em on-premise, ou melhor recorrer a um ERP SaaS na nuvem?

O problema reside que as ofertas on-premise possuem o jeito da empresa e quando falamos em nuvem há uma certa padronização das soluções sob demanda. ERP´ da nuvem ainda são the-shelf software. On-premise é como um terno bem cortado, tem seu caimento justo e o preço também.

Muitas empresas esperam que a sua solução de ERP possua um elevado grau de personalização, permitindo-lhes mapear seus processos de negócio individualmente.

Em comparação com o software padrão as empresas ainda são bem céticas.

Entretanto muitas das pequenas e médias empresas tendem a possuir o modelo flexível e de baixo custo, aonde paga-se pelo consumo no provedor da nuvem, acabam com isso aceitando as limitações no grau de individualização da solução.  Isso também atrai um curto “time to market”.

Do lado da oferta, o mercado de ERP divide-se em alguns especialistas menores da indústria, que muitas das vezes destacam-se com muito sucesso através do know-how da indústria específica de sua clientela.

Estes especialistas da indústria para pequenas e médias empresas as tratam muito bem, conhecendo em detalhes o negócio aonde estão vendendo.

Acontece que muitas vezes é melhor compensar a desvantagem do alto nível de padronização, através de uma modularização da sua oferta e um ambiente de desenvolvimento (PaaS). As industrias menores de ERP para alguns nichos já perceberam isso e podem ofertar algo que deixem seus clientes satisfeitos.

Fornecedores de soluções de ERP a partir da nuvem (SaaS) precisam conduzir alguns critérios de avaliação, como ergonomia, funcionalidade, modularidade, a integração de tendências (como a mídia social, Big Data, Mobile), o nível de preços e por último, os caminhos da migração sem interrupção, da solução on-premise para a nuvem. Algo bem complexo a medida que o ERP cresce junto com a empresa que o desenvolve.

Sabidamente o ERP da SAP é líder mundial desse mercado o que não ocorre ainda No Brasil, quando falamos Paas. No entanto a SAP tem se posicionado com sua nuvem ERP Business ByDesign (BYD) com muita na Europa.

O ponto atrativo da BYD modular é justamente oferecer uma solução atrativa em termos de aprovisionamento de recursos.

A SAP estava lutando duro com o Business ByDesign durante algum tempo e teve de lidar com problemas de desempenho. BYD era demasiado volumoso para o modelo de cloud-sourcing. Mas agora é de fato uma solução.

Finalizando decidir por um ERP on-premise ou Paas é algo bem desafiador. Mas por mais surreal que possa parecer, o caminho das PME´s para a tomada dessa decisão é mais simples em função do seu budget.

O que temos de novo é que o modelo na nuvem estava sendo trabalho por especialistas menores de cada nicho que as empresas atuavam (jurídico, médico, investimentos,, etc.) e esses tinham total conhecimento dos processos de negócio de seus clientes. Agora os T-Rex chegaram com força e preço nessa seara, resta saber se o conhecimento do segmento de atuação está legado.

[Crédito da Imagem: ERP na Nuvem – ShutterStock]

 

Abian Laginestra
Profissional com 20 anos de experiência nas áreas de tecnologia, compliance e administrativa de empresas, com forte preocupação em segurança da informação e aderência regulatória. Possui larga experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. MBA em Gestão da Segurança da Informação pelo INFNET, e graduado pela EBAPE - Fundação Getúlio Vargas.

Latest news

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial na transformação dos Prestadores de Serviços Gerenciados (MSPs). Mais do...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.

Cibersegurança como pilar da resiliência empresarial: a abordagem estratégica dos MSPs

Na última década, a segurança cibernética deixou de ser um tema restrito às áreas de TI para se tornar...

ADDEE traz HaloPSA ao Brasil, apostando na eficiência para MSPs

Plataforma de atendimento e automação promete otimizar a gestão de serviços com funcionalidades integradas para todo o ciclo de vida...
Publicidade

Plano de conteúdo para redes sociais: o que divulgar sendo uma empresa de TI?

Não encontrar o conteúdo certo para a rede social da sua empresa é um problema que está perto de acabar. Acesse e conheça o Plano de Conteúdo!

Estratégia de comunicação para TI: 5 erros para NÃO cometer

Existem 5 erros comuns que você não pode cometer mais na comunicação da sua empresa. Se você é um MSP que busca o sucesso, acesse e confira!

Must read

IA para MSPs: como a inteligência artificial está transformando o mercado de serviços gerenciados

A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel crucial...

O que é integração de sistemas de RH e como ela facilita o trabalho?

A integração de sistemas de RH traz muitos benefícios, principalmente em termos de otimização do tempo e de recursos. Sem ela, diferentes plataformas podem gerar dados desconexos e difíceis de consolidar, o que pode levar a erros e à sobrecarga de trabalho manual.
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you