Nesta matéria vou explicar uma estratégia muito interessante para atrair pessoas interessadas em seu serviço. Essa estratégia funciona para qualquer tipo de serviço, demora um certo tempo para aplicar mas é muito eficiente.
Ela funciona em 4 etapas:
- Criar conteúdos relacionados ao seu serviço dentro do seu site
- Criar campanhas de tráfego no Facebook para os conteúdos relacionados.
- Criar dois públicos personalizados dentro do Facebook (visitantes do site + lookalike)
- Criar anúncios para a página de orçamento com os públicos personalizados acima.
Vamos lá, vou explicar agora todos os passos acima, eu uso essa estratégia com vários clientes e tenho obtido ótimos resultados. Antes de continuar deixa eu explicar a ideia da estratégia.
Basicamente você poderia criar um anúncio dentro do Facebook direto para a página de orçamento do seu serviço, no entanto, essa estratégia não é muito recomendada, pois você vai atrair um público frio e as chances dessas pessoas converterem em orçamento são baixas.
A ideia é criar um blog dentro do seu site e colocar conteúdos relevantes relacionados ao seu serviço e levar esse tráfego “frio” do facebook para conhecer um pouco mais sobre o seu serviço.
Etapa 1 – Criar conteúdos relacionados ao seu serviço
Imagine que você vende um serviço de limpeza de pele, a ideia é criar conteúdos sobre cuidados com a pele, como evitar ter manchas com produtos errados, como ter a pele mais saudável e entre outros assuntos relacionados.
Agora você deve estar perguntando, como encontrar tipos de conteúdos relacionados ao meu serviço? Muito simples, existe uma ferramenta online e gratuita onde você digita uma palavra-chave e ela retorna todas as perguntas que as pessoas pesquisam sobre ela.
O link da ferramenta é essa: https://answerthepublic.com/ , quando acessar ela seleciona o idioma português e digita a palavra-chave do seu serviço, exemplo “limpeza de pele”. A ferramenta tem uma inteligência que retorna todas as pesquisas no Google sobre o termo.
Essa ferramenta traz todos os resultados, agora o próximo passo é identificar as perguntas relacionadas e interessantes e criar conteúdos dentro do site.
Etapa 2 – Criar campanhas de tráfego no Facebook para os conteúdos relacionados.
Agora o próximo passo é criar anúncios de tráfego no Facebook para as matérias do seu site. Lá você precisa segmentar o público de acordo com a idade, gênero e local. Se o seu serviço é local, apenas em uma cidade, deixe apenas para anunciar na sua cidade
E quanto colocar de dinheiro? Eu recomendo colocar no mínimo R$ 5,00 por dia nessa campanha, pois estamos criando um laboratório, então nunca comece investindo alto valor no facebook. A estratégia é escalar conforme os resultados aparecerem.
Se você criou 5 conteúdos dentro do seu site, crie 5 anúncios, um para cada matéria. Lembre-se que esses 5 anúncios vão estar dentro de um conjunto de anúncio com investimento diário de R$ 5,00. Assim a inteligência do facebook vai distribuir os melhores para ter mais resultado.
Etapa 3 – Criar dois públicos personalizados dentro do Facebook
O Facebook tem um recurso muito interessante, a criação de públicos personalizados. Com ele é possível “guardar” todas as pessoas que visitam o seu site e criar anúncios apenas para esse grupo. Outro detalhe é que é possível criar públicos semelhantes através da inteligência do pixel do facebook, eu criei uma matéria explicando melhor como funciona ele caso você não conheça.
Para criar esses públicos acesse o gerenciador de anúncios, depois em públicos, depois clique em públicos personalizados.
Agora é só selecionar “site” e marcar a opção de visitantes do site e digitar o período de dias. Pronto agora você já tem guardado todos os visitantes que entraram no seu site nos últimos 30 ou 60 dias.
Agora eu recomendo você esperar ter pelo menos uns 1000 acessos dentro do seu site para depois criar um público de lookalike (semelhante). Por que esperar 1000 acessos, não posso criar já?
Não. O pixel do Facebook precisa registrar um volume de pessoas para compreender o perfil delas e criar um público semelhante a elas. Então quando você conseguir reunir uns 1000 acessos, é só entrar em públicos, semelhantes e criar um com a fonte de origem visitantes do site. É bem simples, não tem segredo.
Etapa 4 – Criar anúncios para a página de orçamento com os públicos personalizados acima.
Pronto agora você tem dois públicos para testar, um de visitantes que consumiram seus conteúdos e já conhece você e seu trabalho. E o outro um público novo mas com o perfil bem próximo ao seu cliente ideal. Agora é só criar anúncios para esses públicos e acompanhar os resultados.
Quando investir por dia nesses anúncios? Eu recomendo pelo menos uns R$ 15,00 por dia para cada público. Lembre-se que tudo isso é um laboratório, nunca comece com investimento alto, a ideia é atrair pessoas qualificadas com orçamento mínimo, depois que passar alguns dias você deve ter em mãos o custo por orçamento, ou seja, quanto custa para gerar um orçamento no Facebook.
Outro ponto importante é entender que o Facebook possui uma fase de aprendizado, basicamente durante 7 dias ele vai avaliar seu anúncio e classificar o desempenho dele de acordo com o segmento que você escolheu. Depois que passar essa fase, ele vai conseguir distribuir melhor o seu anúncio, eu criei uma matéria explicando melhor como funciona.
Qualquer dúvida só entrar em contato comigo por e-mail: contato@guilhermerafael.com ou pelo site www.guilhermerafael.com