Carreira

Ξ Deixe um comentário

Carreira – Falando sobre Coaching

publicado por Carolina Souza

 

FIgura - Carreira - Falando sobre CoachingEsse processo de Coaching é um tema novo para um número considerável de pessoas que conheço no mercado. Profissionais com décadas de carreira nunca ouviram falar sobre isso. Portanto, nesse texto, quero ajudar a divulgar a importância dessa metodologia a todos.

Em linhas gerais, o Coaching é um processo para mudanças – utilizando técnicas, ferramentas e análises – conduzido por um profissional especializado, denominado coach, com o intuito de impulsionar o alcance de uma meta pelo cliente (o coachee).

Essa meta pode ser tanto no cunho pessoal (life coaching) ou profissional (executive coaching) – âmbito este no qual irei me ater hoje.

Realizei em dois momentos distintos da minha carreira esse processo, o primeiro onde precisava escolher um novo rumo a seguir e o segundo no meu período sabático com o objetivo de realizar um realinhamento pessoal e profissional.

No primeiro, fiz com um coach de formação técnica e especialista em carreira no ramo corporativo. O segundo, realizei com um coach formado em psicologia que também possuía uma ampla bagagem no mundo corporativo (com gestão de carreira). Senti uma diferença muito grande no que concerne à formação do coach. No meu caso, particularmente, achei muito mais proveitoso e profundo o profissional com formação em psicologia, pois, acredito que o olhar e o escutar é bem mais apurado e treinado para compreender algumas camadas ocultadas pelo nosso inconsciente (as chamadas crenças limitantes, que dificultam nossa evolução, por isso, para mim, foi determinante ter a orientação de um profissional capacitado para reconhecer tais camadas e saber como me conduzir a revela-las e extingui-las apropriadamente).Figura - Coaching

Nesse processo, o coach nos orienta a traçar basicamente três aspectos: onde estamos, para onde vamos e como chegar. Aparentemente, pode soar muito simplista descrever esses pontos, mas não é, porque passamos a considerar muitas informações irrelevantes e a ignorar outras essenciais por não termos a certeza daquilo que buscamos.

Para muitos dos meus leitores que me escrevem sobre suas questões de carreira já compartilhei essa minha dica de buscar à ajuda especializada e realizar o processo de Coaching. Eu os oriento porque esse trabalho foi fundamental para mim e conheço outros profissionais que também realizaram e conseguiram atingir suas metas de forma consistente e bem sucedida.

É claro que esse processo é mais indicado para situações onde não haja certeza sobre a meta a ser atingida e o meio para conquistá-la. Talvez, se você já possui um objetivo claro e tem segurança em como realizá-lo, esse processo poderá não lhe agregar nada inovador.

Entretanto, se você está vivendo um dilema para mudar de área, trocar de profissão, de país, de cargo, empreender, iniciar um MBA ou outro desejo que não se apresente de forma clara, segura e precisa, busque a ajuda de um profissional e faça um processo de Coaching. Existem diversos profissionais preparados, experientes e dispostos a lhe ajudar a traçar esse percurso com sucesso, diminuindo os riscos iminentes em um caminhar desconhecido.

Sucesso na trajetória!

[Crédito da Imagem: Coaching – ShutterStock]

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Compare preços de Uber, 99 e Taxi

Minimum Way

Autor

Especialista em Gerenciamento de Projetos e Engenharia de Requisitos. Com doze anos de experiência em TI, atuando na área de desenvolvimento de software nos setores público e privado, em projetos de médio e grande porte.

Carolina Souza

Comentários

You must be logged in to post a comment.

botão emergência ransomware (1)

Busca

Patrocínio

Publicidade




Siga-nos!

Newsletter: Inscreva-se

Para se inscrever em nossa newsletter preencha o formulário.