O Brasil deverá ter em breve um International Data Center HUB. O país está sendo considerado por um empresa Americana líder mundial em Data Centers e pelo Governo Americano para sediar o NEXT GENERATION DATA CENTER COMPLEX – que visa inicialmente construir um complexo de Data Centers, transformando-se em um INTERNATIONAL DATA CENTER HUB.
Alguns estudos revelam que o Governo Americano, após as denúncias de espionagem na Internet feitas por Edward Snowden em junho de 2013, já considera a possibilidade de descentralizar o fluxo da Internet mundial, que hoje concentra-se todo em território Americano.
O Brasil vem sendo considerado por oferecer vantagens competitivas para a indústria de Data Centers, e deverá se tornar um centro de excelência em Data Centers.
Alguns dos principais motivos que levaram o Brasil a ser considerado para este projeto é o fato de não ter catástrofes naturais, guerras, etc., por ter capacidade de produzir profissionais altamente capacitados, e pela proximidade cultural em relação a cultura Americana.
Segundo estudos do Governo Americano, o Brasil possuí cerca de 30 Data Centers comerciais, contra os 1.432 Data Centers dos Estados Unidos. Portanto, tem um grande potencial de crescimento em número de Data Centers.
O país precisa se aproximar dos líderes mundiais. Quando comparado as nações líderes, o Brasil está bem atrás no que tange ao número de Data Centers, que é o backbone, e o motor de qualquer economia desenvolvida.
As instalações a serem implementadas no Brasil deverão servir de modelo para os demais HUBs a serem implementadas em outros continentes.
Hoje só existe 01 International Data Centers HUB que concentra 70% do fluxo da Internet mundial. Ele fica em Loudoun County, VA, USA, a 30 milhas de Washington, DC. Loudoun County é a cidade mais rica dos EUA, segundo recente publicação da Forbes, justamente em função da indústria de Data Centers, já que possuí a maior concentração de Data Centers dos Estados Unidos.
Os demais 30% do fluxo de Internet mundial estão distribuídos em outras cidades, também em território Americano. Porém, este cenário deve mudar. Este é o motivo pelo qual o Brasil está sendo considerado para sediar o primeiro HUB fora do território Americano.
Inicialmente o International HUB do Brasil estará conectado a outros 04 HUBs a serem construídos na Europa, Ásia e Oceania. Assim, o fluxo da Internet mundial deverá ser dividido entre:
- Loudoun County – USA – já existente
- Brasil – a ser construído
- Rússia – possivelmente em Moscou
- Ásia – País a ser definido
- Oceania – País a ser definido
Mas o que é um International Data Center HUB
Um International HUB é um empreendimento tratado como um centro de excelência, e que reúna as características de uma comunidade de excelência, um polo de inovação, de vanguarda, desenho e concepção urbana, aliando conceitos de Vida + Lazer + Trabalho, que traduza-se num uso Misto e densidade, que seja uma referência urbana e tenha identidade própria, com toda a infraestrutura básica necessária para atender as instalações de Data Centers que atendam as mais exigentes normas internacionais, tais como:
- Geradoras de Energia Elétrica redundantes – mais do que uma geradora de energia
- Fontes de Energia Renovável
- Operadoras de Telecom – Linhas Fixas e Celular, com um NOC (Network Operations Center) dedicado
- Água e Esgoto composto pelo Sistema Municipal de Água, água de reuso e poço artesiano e Sistema de Esgoto Municipal mais Sistema de Tratamento de Esgoto
- Instituições de Ensino
- Rede Hoteleira e Restaurantes
- Aeroporto Internacional
- Rodovias que conectem a cidade com o restante do país
O International HUB Brasileiro receberá empresas de tecnologia e todo mundo e, neste caso, Data Centers de grandes players internacionais. Por isto, o nome International Data Center HUB.
Os típicos desafios dos CEOs, CIOs, Gerentes e proprietários de Data Centers nos dias de hoje visam atender as exigências de:
- Disponibilidade
- Atualização
- Segurança
- Confiabilidade
- Modularidade
- Rápida Distribuição
- Flexibilidade
- Baixo custo
Apenas para ilustrar este cenário, no ano de 2014 grandes empresas do mundo da tecnologia perderam juntas cerca de US $ 1.7 trilhão, devido ao tempo de inatividade de seus Data Centers e perda de “dados”. Isto afeta drasticamente o negócio destas empresas, pois, manter a integridade dos dados e de seus Data Centers é fundamental.
Assim, principal função deste International Data Center HUB é prover todos as exigências anteriormente descritas e, ainda, ser totalmente “Green”.
Este International Data Center HUB visa também ter a capacidade de dividir o fluxo da Internet mundial. Estará conectado com todos os demais HUBs já mencionados e poderá, ainda, ser utilizado como contingência para grandes players mundiais, que instalarão neste HUB o seu “Disaster Recovery Site”.
Desta forma, a cidade eleita para recebe-lo irá figurar no cenário mundial de TI, “catapultando” o Brasil para o topo do mundo da Tecnologia da Informação.
No Brasil há três cidades concorrendo para sediarem tal empreendimento, são elas: Campinas-SP, Sorocaba-SP e Recife-PE. Uma destas três cidades deverá receber o projeto. A Decisão deverá ser tomada no final de janeiro ou início de fevereiro de 2016, após a visita de uma comitiva Americana às três cidades em questão.
Alguns Pré-requisitos a Serem Avaliados nas Cidades Candidatas
- Parques Tecnológicos com áreas disponíveis para crescimento do HUB
- Pujança Econômica
- Vocação para Tecnologia
- Polos de Ciência e Tecnologia
- Referência em Educação – Várias Universidades
- Que produza profissionais altamente qualificados
- Centros de Pesquisa
- Tenha um conjunto de Políticas e Incentivos específicos para empresas de base tecnológica
- Que atenda aos pré-requisitos de infraestrutura acima descritos
- Geradoras de Energia diferentes
- Aeroporto
- Rodovias conectam a cidade com o restante do país
- Acesso a Mercados Globais
- Posição Geográfica Estratégica
- Boa Qualidade de Vida
Características do projeto:
- Criar o Next Generation Complex
- Criar um International Data Center HUB
- Primeiro HUB Digital Futurístico
- Campus/Cidade Data Center Digital
- Complexos de Data Centers de Próxima Geração no Brasil
- Em localidades diferentes em função da dificuldade em encontrar área contígua disponível
- Centro de P&D
- Centro de Treinamento em DC
- Treinamento Prático
- 500 a 1.500 Empregos Diretos – Profissionais altamente capacitados
- 10.000 a 15.000 Empregos Indiretos
- Investimento inicial de U$ 200 Milhões
- Receita de U$ 4 Bilhões/Ano
- Pode gerar de U$ 20 a U$ 50 Bilhões/Ano de receita para a economia nacional
Em se concretizando, este será um marco histórico tanto na área de TI, quanto na economia Brasileira como um todo e atrairá muitos outros investimentos para o nosso país.
Fonte:
http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRKCN0UQ2P520160112
http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=41488&sid=97#.Vqtt__orLIU
http://computerworld.com.br/techxact-investe-r-128-bi-para-tornar-campinas-e-sorocaba-em-hubs-de-ti
http://m.baguete.com.br/news/readnews/4/90947
http://correiopopular.fivepress.com.br/
[Crédito da Imagem: Brazilian International Data Center HUB – ShutterStock]